O que é eo que não é filosofia?

Perguntado por: dalmada . Última atualização: 28 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

PENSAMENTOS, FRASES, PROVÉRBIOS: O que entendemos, popularmente, com isso, não é filosofia. Toda aquela parafernália de frases, pensamentos, provérbios; tudo isso é usado para produzir um efeito especial, mas não se constitui filosofia.

Para que serve a Filosofia? Por meio de argumentos que utilizam a razão e a lógica, a filosofia busca compreender o pensamento humano e os conhecimentos desenvolvidos pelas sociedades. A filosofia foi essencial para o surgimento de uma atitude crítica sobre o mundo e os homens.

O QUÊ É FILOSOFIA? A palavra Filosofia é de origem grega, e significa “amor à sabedoria”. Filosofar quer dizer refletir sobre questões fundamentais da vida humana porque quem o faz sente que precisa de uma resposta a essas questões para viver melhor.

Contudo, a expressão não tem de quê é frequentemente utilizada, sendo aceitável em linguagem informal. Não há de quê e não tem de quê são formas corteses de responder a um agradecimento, indicando que não há motivo para o agradecimento. Exemplo com não há de quê: — Obrigado!

Ser "do contra" na filosofia não significa rejeitar todas as crenças e normas, mas sim questioná-las com base na razão, na lógica e na busca pela verdade. É uma atitude que estimula o pensamento crítico, a análise profunda e a busca por uma compreensão mais completa e fundamentada do mundo e da existência humana.

"Ser ou não ser, eis a questão" (em inglês, To be or not to be, that is the question) é a famosa frase dita por Hamlet durante o monólogo da primeira cena do terceiro ato na peça homônima de William Shakespeare.

Significa para Leibniz apenas que algo existe e, se existe, tem de existir a razão pela qual ele existe necessariamente, em virtude do grand principe, o supremo axioma representado pelo “princípio de razão suficiente” que afirma: nada existe sem que exista e possa, portanto, ser esta- belecida uma razão suficiente para ...

..que é e que não é possível que não seja,/ é a vereda da Persuasão (porque acompanha a Verdade); o outro diz que não é e que é preciso que não seja,/ eu te digo que esta é uma vereda em que nada se pode aprender. De fato, não poderias conhecer o que não é, porque tal não é fatível./ nem poderia expressá-lo.

A Filosofia não serve para essa modificação concreta do mundo porque ela não serve a ninguém. A Filosofia, ao menos uma Filosofia autêntica, é autônoma e crítica, emancipada das amarras de qualquer norma que determine o que deve ou não ser feito, o que pode ou não ser dito.

É possível afirmar que a filosofia NÃO pode ser definida como: (1) Uma visão de mundo de um povo, de uma civilização ou de uma cultura, nas quais ela corresponderia ao conjunto de ideias, valores e práticas pelos quais uma sociedade apreende e compreende o mundo e a si mesmo.

A Filosofia é a arte do pensamento. A filosofia trabalha com os fundamentos do pensamento humano, a lógica, a matemática e o método científico são filhos diretos desta ciência do pensar.

A Filosofia é um ramo do saber que procura entender os conceitos ou as essências de tudo o que existe no mundo, criando, assim, as definições conceituais. Os conceitos, que nascem daquelas definições, são, por sua vez, significados complexos que movimentam problemáticas.

Por que é possível dizer que não existe "a" filosofia, mas "as" filosofias? Resposta: O filosofar não é propriamente um saber, mas uma atividade que busca dar sentido à experiência, apoiada em uma problematização inicial. Para tanto, contraria o senso comum ao questionar — e duvidar — das verdades estabelecidas.

A filosofia nasceu com o objetivo de desenvolver uma consciência crítica sobre o mundo, encontrando respostas não mais baseadas na crença e na autoridade.

Significado de Pesadão
adjetivo Muito pesado. [Figurado] Molenga; que tem movimentos lentos e pesados.

Quem me tem não sabe que tem. E quem sabe não me quer ter de jeito nenhum. Quem sou eu? Resposta: dinheiro falso.

QUE A FORMIGA TEM MAIOR QUE O BOI? TEM COROA, MAS NÃO É REI.

Qualquer pessoa pode ser um filósofo, conquanto que possua suas faculdades intelectuais plenamente em funcionamento, pois se a racionalidade é a primeira exigência para que alguém se torne filósofo, e se todos os homens possuem racionalidade, logo todo ser humano pode tornar-se filósofo.

Essa pergunta é naturalmente um dos fundamentos da filosofia, mas também da literatura. A pergunta “quem sou eu?” é uma pergunta deveras complicada: nós achamos que somos quem somos, mas só até nos perguntarmos quem somos.

1. A não ser. Expressão empregada para sugerir uma única alternativa para determinado problema. Eu não tenho mais vagas, a não ser que alguém desista.

No geral, o significado de ser ou não ser de Hamlet se refere à vida. Diante de todos os acontecimentos, Hamlet se pergunta: “Ser ou não, eis a questão. ” Em outras palavras significa: Continuar existindo ou acabar com a vida? Viver nas adversidades da existência ou ir ao encontro da morte e abandonar-se ao nada?