O que é enxaqueca com aura visual?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

Na enxaqueca com aura, o indivíduo tem alterações em sua visão, enxergando pontos brancos, flashes de luz, pontos cintilantes e outras alterações, seguido por uma dor de cabeça forte e constante. A enxaqueca com aura ocorre em 20 a 30% das pessoas que têm enxaqueca comum, principalmente em mulheres.

Embora apresente sinais e sintomas a mais, a aura não é uma consequência mais grave da enxaqueca. No entanto, o especialista observa que a condição aumenta o risco de distúrbios de depressão, ansiedade, pânico e AVC.

A enxaqueca com aura não tem causa definida, e, portanto, não possui um tratamento específico, mas normalmente são indicados medicamentos que aliviam os sintomas e reduzem a dor de cabeça, como o Paracetamol ou o Ibuprofeno.

“Para controle adequado da enxaqueca com aura, a recomendação é a mesma da enxaqueca sem aura. Ou seja, controle do estresse, sono adequado, alimentação saudável, atividade física regular, evitar jejum prolongado e evitar bebida alcoólica.

Sim, hoje em dia existem bons remédios para enxaqueca como o Naramig e o Sumax pro para abortar as crises de dor. Existem também remédio para profilaxia da enxaqueca, evitando novas crises, como o Propanolol e o Topiramato. Procure um médico para melhor acompanhamento.

A aura pode durar poucos minutos ou até uma hora, seguidos da dor de cabeça muito forte.

O médico classifica esses sintomas como sinais neurológicos de aviso. Eles são transitórios e costumam durar cerca de 60 minutos.

A aura geralmente dura 05 a 60 minutos e pode incluir muitos sintomas como: Sintomas visuais: Pontos cegos. Linhas em zigue-zague que flutuam pelo campo de visão.
...
Outros sintomas:

  1. Formigamento em um lado do corpo.
  2. Fraqueza muscular.
  3. Incapacidade de falar com clareza.

O paciente que sofre com enxaqueca com aura pode enxergar, por exemplo, pontos brancos, flashes de luz, imagens cintilantes, vista embaçada com manchas escuras e até mesmo imagens brilhantes em “ziguezague”. Estes sintomas são considerados sinais de alerta para a dor de cabeça da enxaqueca.

A enxaqueca com aura tende a se apresentar menos frequentemente do que a enxaqueca sem aura, mas com o passar dos anos pode se manifestar em dias seguidos ou mais de 1 vez no mesmo dia, sobretudo se a aura for visual.

A aura de enxaqueca caracteriza-se por fenômenos sensoriais (portanto envolvendo sentidos como por exemplo a visão) e/ou motores (portanto envolvendo o movimento dos músculos) temporários, durando 15 a 60 minutos normalmente.

A aura é uma energia que cobre todo o nosso corpo, nos envolve e nos protege, por isso é muito importante deixá-la sempre em equilíbrio

  1. Banho de ervas. Ferva algumas ervas e tome um banho com a água da cabeça para baixo. ...
  2. Folha de arruda. Caso não possa se banhar com uma planta, providencie uma arruda. ...
  3. Incenso. ...
  4. Sal grosso.

A enxaqueca oftálmica é o conjunto de alterações visuais mono ou binoculares, também conhecido como aura, de causa neurológica, usualmente seguido de forte dor de cabeça, enjoos, mal-estar, além de sensibilidade à claridade e ao som.

Cefaleia em salvas
Entre todos os tipos de enxaqueca, essa é a pior. Seus primeiros sintomas são percebidos nos olhos. Um dos olhos é acometido de uma dor muito forte, que pode ser percebida tanto na órbita quando no fundo dos olhos.

4 remédios caseiros para enxaqueca

  1. Chá de tanaceto. O tanaceto, conhecido cientificamente como Tanacetum parthenium, é uma planta medicinal que tem forte efeito sobre a enxaqueca, ajudando a aliviar a dor, mas também prevenindo o aparecimento de novas crises. ...
  2. Chá de gengibre. ...
  3. Petasites hybridus. ...
  4. Chá de valeriana.

Quando estimulados, os nervos podem liberar substâncias que causam inflamação dolorosa dos vasos sanguíneos do cérebro (os vasos sanguíneos cerebrais) e as camadas de tecidos que cobrem o cérebro (meninges). A inflamação provoca cefaleia latejante, náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e ao som.

Em pessoas com enxaqueca, o exercício aeróbio moderado e, menos comprovadamente, o exercício aeróbio vigoroso/intenso, ambos realizados 3 vezes semanalmente e 30 minutos cada sessão, têm mostrado resultados positivos na redução dos dias com enxaqueca ou duração das crises.

Enxaqueca sem dor de cabeça
Nessa variante não há dor de cabeça, por isso ela também é conhecida como enxaqueca silenciosa. No entanto, há a ocorrência de outros sintomas, como aura, náuseas, distúrbios visuais, entre outros.

Sintomas Visuais. A visão de cada um de nós terá, ao longo do tempo, os próprios sintomas, alguns dos quais serão visíveis, enquanto outros se desenvolverão lentamente ao longo do tempo, de sinalização de algum problema ou doença que nos esteja a afetar.

Aura é caracterizada pela presença de pontos brilhantes ou pretos na visão e a sensação de formigamentos na palma das mãos ou na boca. Essa fase pode durar de 5 a 60 minutos. “Apenas um terço dos pacientes com enxaqueca experimentam aura, sendo seu sintoma mais comum as alterações na visão ”, afirma Turbino.