O que é entroncamento ou bifurcação?

Perguntado por: icustodio . Última atualização: 30 de maio de 2023
4 / 5 5 votos

O cruzamento é representado por uma interseção de duas vias em nível. Já o entroncamento, como vimos, é um tipo de cruzamento constituído pela junção ou bifurcação de vias públicas.

O cruzamento em “T” é aquele formado pelo encontro de uma via com o final de uma transversal, de forma que a pessoa que segue por essa transversal necessariamente fará a conversão, à direita ou esquerda, adentrando àquela.

A placa entroncamento oblíquo à direita (A-10b) tem como função advertir o condutor do veículo sobre a presença de um entroncamento à direita, mais à frente da via.

As bifurcações de equilíbrio são obtidas a partir de um ponto de equilíbrio do sistema, enquanto as bifurcações de ciclo, ou ciclo limite, são obtidas a partir da continuação de um ciclo pe- riódico do sistema analisado.

A placa “Bifurcação Em Y A-9”, adverte ao motorista sobre o cruzamento de duas vias de nível adiante. Utilização: Utiliza-se deste sinal quando a via apresenta uma bifurcação em forma de "Y".

A placa entroncamento oblíquo à esquerda (A-10a) tem como função advertir o condutor do veículo sobre a presença de um entroncamento à esquerda, mais à frente da via.

A sinalização amarela A-10B é utilizada para indicar a necessidade de conversão oblíqua à direita. Esses sinais, são usados para avisar os motoristas que devem entrar na direção desejada, fazer a curva e entrar pela direita.

Os sinais de trânsito A-10A indicam um entroncamento oblíquo à esquerda. Eles são usados para alertar os motoristas sobre a proximidade de um cruzamento e exigir que eles façam uma curva oblíqua à esquerda ao se aproximarem do cruzamento.

Bifurcação em "Y" Adverte o condutor da existência, adiante, de uma bifurcação em forma de "Y". Entrocamento Oblíquo à Direita Adverte o condutor da existência, adiante, de um entrocamento à direita.

Preferência em cruzamentos em T, em Y, em cruz e entroncamentos. Quando há sinalização, como uma placa de pare ou de preferência (placa R-2), a sinalização é predominante. Porém, quando a via não tiver sinalização sempre siga a regra de que a preferência será de quem estiver à direita do condutor.

Hoje, a regra para preferência em cruzamento não sinalizado, estabelecida pelo CTB (Lei 9.503), é a seguinte: em cruzamento não sinalizado, possui a preferência de passagem o veículo que se estiver se aproximando pela direita do condutor.

De acordo com o Anexo I do CTB, INTERSEÇÃO é “todo cruzamento em nível, entroncamento ou bifurcação, incluindo as áreas formadas por tais cruzamentos, entroncamentos ou bifurcações”, mas que é comumente chamada de “cruzamento”.

As placas de trânsito A-17, também conhecidas como placas de advertência, são instaladas em áreas de trânsito onde há perigos ou irregularidades na via.

Selecione a opção de Dimensões: 60 x 40 cm. 100 x 70 cm.

A bifurcação pode ser realizada de inúmeras maneiras, utilizando desde um fio de nylon até um laser ou bisturi. Entretanto, apesar de sua popularidade, profissionais acreditam que as pessoas que realizam essa prática estão sujeitas a diversos problemas de saúde a longo prazo.

2 vínculo, fraternização, enlace, encaixe, encadeamento, conúbio, consubstanciação, consórcio, coadunação, inteligência, juntura, conecção, âncora, adjecção, unificação, sociedade, nexo, mistura, liga, casamento, avença, rodeio, reunião, ajuntamento, agrupamento, relação, conexão, ligação, união, adjeção, anexação, ...

Ponto em que alguma coisa se divide em dois ramos, ao modo de uma forquilha.

Os tipos de placas de trânsito

  • placas de regulamentação: cor vermelha;
  • placas de advertência: cor amarela;
  • placas de indicação: cores verde, azul, branca, alaranjada e marrom.

Assim, de modo geral, as placas de regulamentação são vermelhas, com fundo branco e são caracterizadas pelo formato redondo. Contudo, uma exceção é a placa que indica “parada obrigatória”.