O que é entrada digital e analógico?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

O sinal digital tem valores discretos, com números descontínuos no tempo e na amplitude. Enquanto o formato analógico apresenta variações infinitas entre cada um de seus valores, o digital assumirá sempre os valores discretos (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10), diminuindo a faixa de frequência entre eles e a oscilação.

As entradas analógicas permitem que os controladores trabalhem com atuadores de controle analógico e leiam sinais analógicos, como é o caso da leitura de temperatura mostrada na figura 6.

Caraterísticas de uma Entrada Digital (pull-up e pull-down)
Podemos usar essa configuração, por exemplo, para ler botões, fotoresistências entre outros componentes e a partir do estado lido ou das mudanças desses estados concluir o que está a acontecer no mundo externo e então tomar ações baseadas nessas medidas.

Tipos de dispositivos de entrada digital:
Chaves de nível; Contatos de relés; Chaves de fim de curso; Chaves de proximidade.

Um sinal analógico é um sinal elétrico em corrente ou tensão, que varia no decorrer do tempo e é proporcional à grandeza medida. Um sinal analógico trata-se um sinal elétrico, geralmente em corrente (0/4 – 20 mA) ou tensão (0-5/10V), que varia ao longo do tempo e é proporcional à grandeza medida.

O sinal digital tem valores discretos, com números descontínuos no tempo e na amplitude. Enquanto o formato analógico apresenta variações infinitas entre cada um de seus valores, o digital assumirá sempre os valores discretos (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10), diminuindo a faixa de frequência entre eles e a oscilação.

Estes são sinais contínuos cuja variação em relação ao tempo é a representação proporcional de outra variável temporal. Um velocímetro analógico de ponteiro, um termômetro analógico de mercúrio e uma balança analógica de mola são exemplos de dispositivos que contêm sinais analógicos.

Sistema digital
Os sinais digitais de televisão não são transmitidos por antenas terrestres, mas sim por satélite. Dessa forma, o padrão digital não sofre tanto com as oscilações, pois não viaja por tanto tempo. Assim, esse sistema é mais estável e oferece melhor qualidade de áudio e imagem.

Comunicações Analógicas: Envia uma forma de onda de um conjunto infinito de formas de onda. Determinar, num sinal perturbado por ruído, a forma de onda que, pertencendo ao conjunto finito de formas de onda, terá sido enviada pelo emissor.

Um sistema analógico contém dispositivos que manipulam quantidades físicas que são representadas na forma analógica. Em sistemas analógicos, as quantidades físicas podem variar ao longo de uma faixa contínua de valores.

Um sistema analógico pode ser empregado em eletrônica para, por exemplo, monitorar e controlar sinais correspondentes à temperatura, pressão, posição, velocidade, etc., que são sinais cujo valor varia continuamente e podem apresentar uma grande gama de valores mensuráveis.

O cabo de antena é um dos meios mais utilizados para assistir TV no Brasil. Para assistir um programa de TV aberto (analógico ou digital), utilize o cabo na entrada Antena IN e para assistir TV a cabo, insira o cabo na entrada Cable IN.

Para captar o sinal da TV digital não é suficiente ter apenas o conversor. É preciso também investir na antena apropriada para a transmissão. Embora o modelo mais utilizado seja o UHF, em alguns casos também é possível receber a programação digital em uma combinação com a VHF.

Acompanhe a leitura!

  1. Imagem melhor. A TV digital apresenta uma resolução muito mais definida. ...
  2. Áudio melhor. O sinal de TV digital tem a capacidade de receber a transmissão simultânea de, até mesmo, seis canais de som ao mesmo tempo. ...
  3. Maior estabilidade do sinal. ...
  4. Novos canais.

Entradas Digitais do CLP:
As entradas de um CLP podem ser do tipo fonte (sourcing) ou do tipo dreno (sinking). Tipo fonte (sourcing), podem ser chamadas de entradas PNP. Tipo dreno (sinking), podem ser chamadas de entradas NPN.

Nele, o CLP envia o sinal analógico para o posicionador e este, por sua vez, manipula a posição da válvula de 0 a 100% de acordo com a amplitude do sinal recebido.

A palavra “analógico” remete a uma analogia. Daí, é bom entender com clareza o que é uma analogia. De uma forma simples e direta, podemos dizer que duas coisas são análogas se elas têm alguma semelhança entre si. Como estas duas maçãs da ilustração, que apesar de diferentes, são bem análogas.

Por exemplo, um sinal digital pode ser utilizado para representar o estado de uma lâmpada, ligada ou desligada. É comum dizermos que um sinal digital, ou seja, um sinal binário, pode assumir dois estados lógicos. Estes estados têm várias denominações, ligado e desligado, ou alto e baixo, ou ainda verdadeiro e falso.

O passo a passo da migração é o seguinte: verificar se há disponibilidade do sinal em sua região, adquirir uma antena UHF conectada à TV para que El receba o novo sinal, conseguir um conversor digital (em caso de modelos muito antigos ou daquelas TV's de tubo) e, finalmente, sintonizar os canais de forma digital.

Sobretudo, o sinal digital é mais confiável e estável, é composto de uma tecnologia de transmissão mais avançada, oferecendo sinal de qualidade e acabando com os chuviscos na TV, muito comuns no formato analógico.