O que é Ensino Educação Especial modalidade substitutiva?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 17 de maio de 2023
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A Educação Especial é uma modalidade substitutiva ao ensino regular que tem como principal objetivo organizar e elaborar recursos e acesso aos indivíduos que possuem alguma deficiência a fim de promover a participação do mesmo.

a) Atendimento Educacional Especializado (AEE); b) Profissionais de apoio (profissional de apoio escolar e intérprete); c) Acessibilidade arquitetônica e pedagógica; d) Formação de professores.

A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.

A prova substitutiva funciona como uma segunda chamada. Ou seja, se por qualquer motivo você não conseguir realizar a sua avaliação na data regular, tem uma chance de recuperar essa nota com a prova substitutiva.

Qual é a diferença entre Educação Especial e Inclusiva? A diferença está no termo INCLUSIVA. Na educação especial, o ensino é totalmente voltado para alunos com deficiência. Já na educação inclusiva, todos os alunos com e sem deficiência têm a oportunidade de conviverem e aprenderem juntos.

Na perspectiva da educação inclusiva, a educação especial passa a integrar a proposta pedagógica da escola regular, promovendo o atendimento às necessidades educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.

Na EJA, é possível estudar de maneira EAD ou presencial. No formato presencial, é necessário ir à escola em que o curso é oferecido para frequentar as aulas, que acontecem no período noturno.

Ensino regular é um sistema de ensino que abrange a Educação Básica brasileira, isto é, o Ensino fundamental e Médio. Foi estabelecido a partir da Lei de Diretrizes e Bases (LDB — 9.394/96) de 1996, visando padronizar a educação nacional, organizando-a pela faixa etária dos estudantes.

Há três categorias de estudantes quanto à necessidade de apoio profissional: educáveis, treináveis e dependentes.

O presente trabalho trata da inserção de alunos com deficiência nas escolas de ensino regular. Assim, realizamos um resgate histórico das pessoas com deficiência e destaca- mos quatro fases: “fase da exclusão”, “fase da segregação”, “fase da integração”, e “fase da inclusão total”.

A nova PNEE estabelece que a Educação Especial seja oferecida preferencialmente na rede regular de ensino. Isso significa que sempre haverá preferência pela escola regular, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

R$ 2.597,00

No cargo de Professora de Educação Especial se inicia ganhando R$ 1.697,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 3.758,00. A média salarial para Professora de Educação Especial no Brasil é de R$ 2.597,00.

2 DISTRIBUIÇÃO DA CARGA HORÁRIA SEMANAL 2.1 A carga horária semanal do Professor de AEE, em um cargo, é de 24 horas, sendo 16 horas para atendimento direto aos estudantes que foram indicados, pela SRE, no SIMADE e 08 horas de atividades extraclasse.

Art. 10 - Ao aluno que tenha faltado à avaliação agendada é facultado o direito de requerer, junto à Central de Atendimento ao Aluno, no prazo definido no Calendário Acadêmico, a realização da Prova Substitutiva, devendo pagar a taxa correspondente, dentro do prazo estipulado.

A Prova Substitutiva pode ser realizada pelos estudantes que perderam uma das provas bimestrais ou por aqueles que fizeram as provas e não alcançaram a média semestral 7,0 (sete).

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (26), proposta que proíbe escolas e universidades particulares de cobrarem taxa para realização de provas de segunda chamada quando o aluno justificar a ausência por motivo de saúde ou força maior.

A sala de recursos multifuncionais é equipada com recursos tecnológicos que dão suporte à organização e à oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE), proporcionado complementar ou suplementarmente ao aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades/superdotação que está ...

Em resumo, são cinco pontos principais para realizar um bom planejamento que promova a diversidade nas escolas: implementação e apoio de políticas públicas, boa gestão escolar, estratégias pedagógicas, inclusão da família e apoio de parcerias.

Há dois caminhos para quem deseja seguir na área da Educação Especial. A forma mais rápida de ingressar nessa área é cursando a licenciatura em Educação Especial. A segunda possibilidade é cursar Pedagogia e depois fazer uma pós-graduação em Educação Especial.