O que é enquadramento funcional de servidor público?

Perguntado por: ebernardes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

O enquadramento define quais as funções que o funcionário desempenha e qual o salário que vai receber pela prestação do seu serviço. O enquadramento funcional (ou enquadramento profissional) existe tanto no setor privado quanto no setor público.

O plano de carreira para o servidor público é o programa da Administração Pública que define as atribuições dos cargos e como acontece a promoção ou progressão funcional desses profissionais, dentre outras coisas. Em suma, é a trajetória que os servidores podem seguir em suas carreiras em cargos públicos.

O enquadramento funcional é a posição ocupada por um funcionário no plano de carreira de uma empresa. O enquadramento define quais as funções que o funcionário desempenha e qual o salário que vai receber pela prestação do seu serviço.

Categoria funcional: Conjunto de atividades desdobráveis em classes e identificadas pela natureza e pelo grau de conhecimento exigível para o seu desempenho.

Portanto, diferentemente da expressão “funcionário público”, a denominação “servidor público” se refere ao servidor público em sentido estrito, isto é, os servidores estatutários e titulares de cargos públicos.

O cargo efetivo é o cargo que já trouxe a estabilidade para o servidor, ou seja, o funcionário público já pertence ao cargo de forma permanente. Para ter um cargo efetivo, é necessário ter a aprovação em concurso público. Assim, estará submetido às regras de contratação pelo regime estatutário.

Tipos de servidores públicos

  • 1- Servidor temporário. ...
  • 2- Servidor estatutário, efetivos ou de carreira. ...
  • 3- Servidor comissionado. ...
  • Cargos de servidor temporário. ...
  • Cargos de servidor estatutário, efetivos ou de carreira. ...
  • Cargos de servidor comissionado.

Concurso público serve para um cidadão ingressar, ocasionalmente, em algum cargo de carreira, para apenas após fase, com o tempo, poder ser promovido na carreira.

A progressão funcional consiste na passagem do(a) servidor(a) da categoria em que se encontra para a imediatamente superior, dentro do mesmo nível da respectiva carreira, em razão do resultado da Avaliação de Desempenho, tempo de efetivo exercício, capacitação/atividades e obtenção de pontuação total mínima, vide item ...

Fale agora com um especialista sobre seu caso. Vale ressaltar que, conforme a própria súmula do STF, o servidor desviado não tem direito ao reenquadramento no cargo público, ou seja, não irá mudar de cargo, uma vez que isso só poderá acontecer através de um novo concurso.

Significado de Enquadramento
substantivo masculino Ação de enquadrar, de pôr ou incluir num quadro: proceder ao enquadramento dos recrutas. Aquilo que enquadra: o enquadramento de um painel. Em arquitetura e em decoração, qualquer moldura ou sequência de motivos que envolve um vão ou uma superfície.

1. Acto ou efeito de enquadrar ou de se enquadrar. 2. Aquilo que serve para contextualizar algo (ex.: a dissertação começa com um enquadramento teórico; a actividade carece de enquadramento legal).

O campo de visão da câmera define aquilo que será visto pelo espectador. Trata-se do chamado “enquadramento”.

Descrição de Função é um documento oficial da organização e deve contemplar todas as informações inerentes às atividades. Por isso, é necessário identificar corretamente quem são os responsáveis por cada dado inserido no documento.

Após quatro anos ininterruptos de serviço efetivo, o funcionário do Executivo estadual tem direito a progressão de carreira, conforme lei específica que rege seu cargo.

Basicamente, a progressão horizontal é a evolução do servidor no mesmo nível de cargo, sem subir para um superior, que seria o caso da progressão vertical . Por meio da progressão horizontal, você garante um aumento salarial se cumprir com os requisitos definidos pelas leis de cada Estado e município.

O serviço público é regido por regime próprio ou regime estatutário, como é conhecida. A conduta profissional, garantias, direitos e deveres são descritas nesse documento. Nessa condição, ele não direito à carteira assinada, uma vez que a publicação oficial do seu ato torna sua principal comprovação de vínculo.

Assim, posições em prefeituras e órgãos públicos como Secretarias, Ministérios, Câmaras e Assembleias são classificadas como servidores públicos.

O servidor público não tem direito ao FGTS, pois o referido benefício é destinado apenas aos trabalhadores celetistas, ou seja, que seguem o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Quem é contratado pelo regime celetista, recebe salário; já o profissional estatutário recebe vencimento. Mas as diferenças não ficam restritas à nomeação. Quem é contratado pela CLT tem direito, conforme dito antes, recebe vários benefícios, como o FGTS, algo que um servidor estatutário não tem direito.

A investidura nos cargos públicos efetivos, por sua vez, dá-se de maneira permanente, isto é, o servidor tem garantido seu direito constitucional à estabilidade, de modo a manter-se na posição para o qual foi aprovado, após decorridos três anos de exercício, quando este também houver sido habilitado por meio de ...