O que é energia limpa e não limpa?

Perguntado por: ofrutuoso4 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

As energias renováveis que não causam poluição pela emissão de substâncias são chamadas de energias limpas e incluem: solar, eólica, geotérmica, maremotriz e hidráulica. Um modo de geração de energia mecânica ou elétrica é considerado limpo se não liberar substâncias poluentes para o meio ambiente.

A energia hidrelétrica e a obtida a partir da lenha são exemplos de energias renováveis, já que utilizam recursos que são naturalmente reabastecidos, mas isso não significa que estas fontes de energia sejam limpas. Define-se como energia limpa aquela que não polui ou que polui bem menos que as demais.

Tipos de Energia Limpa

  • Energia Solar. Trata-se do recurso natural mais abundante e com maior disponibilidade em todo o planeta; a luz do sol. ...
  • Energia Eólica. ...
  • Energia Hídrica. ...
  • Biomassa. ...
  • Energia Geotérmica. ...
  • Energia Maremotriz.

As principais fontes de energia suja são o petróleo, o carvão mineral e o carvão vegetal, a energia nuclear (principalmente levando em consideração o lixo atômico gerado no processo) e gás natural.

Para saber mais detalhes sobre o que é energia e quais os tipos dela, acompanhe o Dicas Tenda.

  • Energia térmica. Esse tipo de sistema está diretamente relacionado à temperatura e ao calor. ...
  • Energia elétrica. ...
  • Energia mecânica. ...
  • Energia radiante. ...
  • Energia química. ...
  • Fontes de energia renováveis. ...
  • Acompanhe as novidades do Dicas Tenda!

As fontes de energia limpa são qualquer matéria-prima que não emite poluentes na atmosfera e gera um mínimo impacto ambiental, portanto, não apresenta fatores prejudiciais à natureza, como a energia hídrica, solar, eólica, geotérmica, maremotriz e de biomassa.

Uma matriz energética limpa é definida por aquela que não polui ou que polui bem menos que as demais. Ela não libera gases do efeito estufa (GEEs) como, por exemplo, a energia eólica e a energia solar.

Desvantagens da energia limpa
Os custos para investir na infraestrutura necessária são altos; No caso da energia eólica, além dos custos, pode-se citar o barulho como grande agravante.

A energia solar e a energia eólica podem ser consideradas as fontes de energia renovável mais limpas. Ambas utilizam recursos inesgotáveis para gerar energia (luz solar e ventos, respectivamente), possuem um impacto ambiental mínimo e não emitem poluentes.

A energia limpa é uma alternativa que visa alinhar aspectos econômicos, sociais e ambientais. Porém, apesar das energias limpas contribuirem para vida e manutenção do planeta, existem alguns fatores que impedem a sua disseminação pelo Brasil e o mundo.

Dentre as principais vantagens da energia limpa, vale citar: Redução na produção de dióxido de carbono (CO2) e do ritmo do aquecimento global. Menor impacto ambiental, pois a energia limpa – especialmente as fontes alternativas, como a solar e eólica – exige menos interferência nos ecossistemas para ser adquirida.

Energia sustentável é a energia produzida a partir de fontes renováveis, isto é, que não se esgotam como os combustíveis fósseis, por exemplo. Desse modo, elas podem gerar eletricidade para a sociedade atual e, no futuro, continuar abastecendo as próximas gerações.

Feita essa consideração, os mais importantes tipos de energia que existem são: mecânica (movimento) térmica (calor) elétrica (potencial elétrico)

Combustíveis fósseis - petróleo, carvão e gás natural
O carvão (principalmente o mineral) já foi uma das mais importantes e poluentes fontes de energia no mundo, especialmente com o advento da revolução industrial, porém, seu uso diminuiu bastante onde foi possível substituir o mesmo por derivados do petróleo.

Tem esse nome, pois seu uso geralmente gera poluição do ar. Estas fontes sujas de energia são usadas, principalmente, para a geração de energia elétrica (caso das usinas termelétricas que usam carvão mineral) ou em meios de transportes (caso da gasolina e diesel).