O que é energia limpa e acessível?

Perguntado por: ipires . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Gerada sem emitir poluentes, a energia limpa produz mínimo impacto ambiental, sendo classificada como qualquer energia renovável. A energia limpa e acessível vem ocupando um maior espaço na sociedade, sendo oferecida a preços cada vez mais atrativos, contribuindo para a sustentabilidade e a economia.

Formas de energia limpa
Entre as formas de energia que atendem a esses requisitos, podemos citar: energia eólica, energia solar, energia maremotriz, energia geotérmica, energia hidráulica e energia nuclear.

Dentre as principais vantagens da energia limpa, vale citar: Redução na produção de dióxido de carbono (CO2) e do ritmo do aquecimento global. Menor impacto ambiental, pois a energia limpa – especialmente as fontes alternativas, como a solar e eólica – exige menos interferência nos ecossistemas para ser adquirida.

Garantir o acesso universal a eletricidade por custo razoável até 2030 significa investir em fontes de energia limpas como energia solar, eólica e térmica. Energia limpa é aquela que não libera na atmosfera gases poluentes causadores do efeito estufa, durante seu processo de produção e consumo.

As fontes de energia limpa são qualquer matéria-prima que não emite poluentes na atmosfera e gera um mínimo impacto ambiental, portanto, não apresenta fatores prejudiciais à natureza, como a energia hídrica, solar, eólica, geotérmica, maremotriz e de biomassa.

Para saber mais detalhes sobre o que é energia e quais os tipos dela, acompanhe o Dicas Tenda.

  • Energia térmica. Esse tipo de sistema está diretamente relacionado à temperatura e ao calor. ...
  • Energia elétrica. ...
  • Energia mecânica. ...
  • Energia radiante. ...
  • Energia química. ...
  • Fontes de energia renováveis. ...
  • Acompanhe as novidades do Dicas Tenda!

Uma das opções de energia limpa é a energia solar que vem se destacando no Brasil com um crescimento expressivo nos últimos anos. Em 2022, o país aumentou em 6% a produção de energia limpa, em comparação ao ano anterior, nos primeiros quatro meses do ano.

As energias renováveis que não causam poluição pela emissão de substâncias são chamadas de energias limpas e incluem: solar, eólica, geotérmica, maremotriz e hidráulica.

A energia solar e a energia eólica podem ser consideradas as fontes de energia renovável mais limpas. Ambas utilizam recursos inesgotáveis para gerar energia (luz solar e ventos, respectivamente), possuem um impacto ambiental mínimo e não emitem poluentes.

A energia eólica diz respeito à transformação da energia do vento em energia útil, é uma forma de obter energia de forma renovável e limpa, uma vez que, não produz poluentes.

Quais são as melhores fontes de energia limpa?

  • Energia eólica. Essa energia é gerada a partir do vento, que faz girar as pás de uma turbina. ...
  • Energia solar. A captação da luz do sol e a sua conversão em energia está em alta. ...
  • Energia hidrelétrica. A energia hidrelétrica é o tipo de energia renovável mais comum.

No Brasil, a forma de geração de eletricidade mais comum é pela força da água movimentando turbinas (energia hídrica). Dessa forma, há o represamento da água para definir um desnível e enviá-la às turbinas, a fim de realizar a conversão de energia disponível em eletricidade, que será distribuída para consumo.

As principais fontes de energia suja são o petróleo, o carvão mineral e o carvão vegetal, a energia nuclear (principalmente levando em consideração o lixo atômico gerado no processo) e gás natural.

Vantagens da energia limpa:

  • Baixa manutenção;
  • Economia de recursos;
  • Benefícios a saúde e ao meio ambiente;
  • Descarbonização;
  • Fortalecimento da produção nacional, sem depender de fontes estrangeiras.

A melhor forma de se utilizar energias sustentáveis é combinando umas com as outras, diversificando a matriz energética. Se investirmos mais em energia solar e eólica podemos aproveitar períodos de secas, que interferem na geração de energia hídrica, para gerar a nossa energia com o sol ou o vento e economizar água.

Biocombustíveis
Os processos para geração de energia elétrica por meio do uso da biomassa são fermentação, combustão direta, gaseificação, entre outros. Os biocombustíveis são considerados fontes de energia menos poluentes do que as fontes convencionais.

A energia elétrica é um bem de consumo cuja importância vem crescendo no decorrer das últimas décadas de maneira acelerada, devido ao seu papel como insumo básico nos processos de produção industrial assim como no setor de prestação de serviços e comércio em geral, além do conforto que proporciona aos domicílios da ...

O carvão mineral é, de longe, a principal fonte de produção de energia elétrica no mundo.