O que é endossar um cheque nominal?

Perguntado por: omoreira . Última atualização: 18 de maio de 2023
3.9 / 5 8 votos

Findando se quando alguém recebe um cheque nominal e pretende repassá-lo, é necessário que se faça o endosso: quem recebeu o cheque assina em seu verso e o repassa para outra pessoa, que poderá sacá-lo assinando abaixo do primeiro.

De acordo com o art. 47 da Convenção, os sacadores, aceitantes, endossantes ou avalistas de uma letra são todos solidariamente responsáveis para com o portador. No caso do cheque, o art. 21 da Lei nº 7.357, de 2 de setembro de 1985, dispõe que o endossante garante o pagamento do cheque, salvo estipulação em contrário.

Cheque nominal cruzado pode ser depositado em outra conta? Sim, é possível depositar um cheque nominal cruzado em outra conta se ele for endossado pelo beneficiário. Para isso, a pessoa ou empresa indicada no cheque como recebedora do dinheiro precisa assinar o verso da folha.

As regras para endossar um cheque à outra pessoa, são bem especificas sendo que o beneficiário do cheque deve assinar no verso do cheque e indicar o nome do novo beneficiário, isto é, ele deve escrever o nome da pessoa a quem o cheque será transmitido.

O endosso de título de crédito transfere o direito de recepção do valor nominal do respectivo título do endossante para o endossatário. Normalmente é utilizado como garantia de crédito em operações bancárias. O endosso deve ser lançado pelo endossante no verso ou anverso do próprio título.

Apenas os cheque nominais que não tenham a expressão “não à ordem” podem ser endossados. Para endossar um cheque, é necessário assinar o verso do papel e escrever o nome do novo beneficiário do valor ali discriminado. Mas, reafirmando, endossa-lo só será possível caso seja um cheque nominal à ordem.

Art . 21 Salvo estipulação em contrário, o endossante garante o pagamento. Parágrafo único – Pode o endossante proibir novo endosso; neste caso, não garante o pagamento a quem seja o cheque posteriormente endossado.

Para depositar um cheque:
O cheque deve estar cruzado, com a indicação de beneficiário (cheque nominal), e o número de agência e conta do beneficiário no verso.

O endosso de cheque funciona como uma concessão de título. Nele, você transfere o direito de compensar o cheque para outra pessoa, sinalizando-o no próprio cheque. Desse modo, a instituição financeira ou banco poderá realizar o depósito ou saque.

Passar um encargo, uma obrigação ou responsabilidade, a outra pessoa: endossou-lhe a dívida da empresa. verbo transitivo direto Expressar concordância, ou apoio, em relação a: endossava as suas opiniões. Etimologia (origem da palavra endossar). Do francês endosser.

O cheque endossado pode ser proibido, caso o mesmo seja emitido na modalidade não à ordem. Esta modalidade deve ser indicada e vir referenciada antes ou logo a seguir ao nome do beneficiário, caso contrário, o cheque só poderá ser pago à entidade indicada como beneficiária.

O cheque que é depositado dentro do horário de atendimento da agência fica bloqueado no dia do depósito + 1 dia útil. E se tiver algum feriado na cidade de origem do cheque ou um feriado nacional, tem mais 1 dia útil de bloqueio.

Quantas vezes se pode endossar um cheque? Um cheque pode ser sucessivamente endossado. No entanto, o endossante pode proibir um novo endosso e, neste caso, não garante o pagamento às pessoas a quem o cheque for posteriormente endossado (art. 18.º da Lei uniforme relativa ao cheque).

60 dias

30 dias, a contar da data de emissão, para os cheques emitidos na mesma praça do banco sacado; 60 dias, a contar da data de emissão, para os cheques emitidos em outra praça; e.

Para o endosso de um cheque tendo como premissa principal, a transferência de valores para outrem, deve começar por escrever pagar à ordem de na linha superior do cheque. Depois, deve colocar o nome da pessoa para a qual está a fazer a transferência de montante na linha a seguir.

Fique de olho quando for preencher. A maioria das pessoas que usa cheques faz isso automaticamente. Ninguém pode lhe obrigar a colocar telefone e endereço atrás do cheque. Se o comerciante quiser, peça para ele fazer um cadastro seu, mas colocar seus dados atrás do cheque, NÃO!

O endosso é um ato cambiário que permite que um credor, possuidor do título de crédito, chamado aqui de endossante, transfira (transferência de título à ordem) seus direitos a outra pessoa, que aqui será chamado de endossatário.