O que é endométrio heterogêneo?

Perguntado por: lgomes7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

É caracterizada pelo aspecto irregular do útero (cavidades irregulares que se assemelham ao “queijo suíço”). Em casos mais graves, essa condição pode estar associada ao câncer do endométrio.

A espessura endometrial mínima para que ocorra uma gravidez é de 8 mm sendo 18 mm considerada ideal. Um endométrio com menos de 6 mm na fase secretora é incapaz de sustentar um embrião e as principais causas dessa alteração são a falta de progesterona, uso de anticoncepcionais e lesões por aborto ou curetagem.

Infelizmente, o espessamento endometrial é um risco para a vida da paciente. Quando não tratado adequadamente, pode acabar se desenvolvendo e se tornando um câncer. Existem, no entanto, diversas categorias de espessamento endometrial. Simples – Tipo menos grave, quando há o espessamento homogêneo do tecido endometrial.

As principais causas são: Problema de diabetes. Algum tipo de terapia que envolve o estrogênio sem a reposição da progesterona. Estar acima do peso, beirando ou na obesidade.

O endométrio espessado é caracterizado pelo revestimento uterino muito grosso (espesso). A condição de endométrio espessado provoca um sangramento que pode levar a uma menstruação irregular.

Os principais sinais e sintomas do câncer de endométrio são: Hemorragias, manchas e corrimentos. Cerca de 90% das pacientes diagnosticadas com câncer de endométrio têm sangramento vaginal, sangramento entre as menstruações ou após a menopausa.

O câncer de endométrio é um dos tumores ginecológicos mais frequentes. Acomete principalmente mulheres após a menopausa, em geral acima dos 60 anos. Apenas 20%, ou menos, das mulheres com câncer de endométrio estão na fase de pré-menopausa. Menos de 5% estão abaixo dos 40 anos de idade.

Diferente de outros tipos de câncer, que na fase inicial são assintomáticos, o câncer de endométrio tem como principal sinal de alerta, o sangramento vaginal pós-menopausa, o qual ocorre, geralmente, na fase inicial da doença.

ENDOMÉTRIO ADEQUADO
Para que se tenha sucesso no processo de implantação do óvulo fecundado no endométrio, é necessário que este tenha uma espessura mínima de 7 mm e máxima entre 12-14 mm durante a ovulação. A espessura do endométrio pode ser medida através do exame de ultrassonografia transvaginal.

Na menopausa, o endométrio deve ter espessura menor que 5mm. Já nas mulheres que fazem reposição hormonal, a espessura do endométrio pode atingir até 8mm. Quando são identificados no ultrassom valores acima destes limites, é diagnosticado o espessamento endometrial.

Localizado entre a bexiga urinária e o reto, o útero pode variar de tamanho e forma, de acordo com a idade, número de filhos e a estimulação hormonal. Em uma mulher adulta, seu volume normal tem em média de 50 cc a 90cc.

Como sintomas, a paciente pode apresentar: corrimento vaginal, sangramento entre os ciclos menstruais (escapes), dores no abdome e cólicas, dor na região pélvica, secura vaginal, ondas de calor, dores durante as relações intimas e aumento do tamanho do útero.

Principais Causas:
A hiperplasia do endométrio está relacionada aos níveis desregulados de estrogênio no organismo. O excesso desse hormônio, seja por falta de ovulação, tratamento de reposição hormonal ou presença de tumor nos ovários, pode causar essa disfunção.

O processo de espessamento ocorre normalmente a cada ciclo menstrual para preparar o endométrio para uma possível gravidez. Em casos de endometriose, o hormônio acaba estimulando também o crescimento do tecido fora da cavidade uterina.

A Hiperplasia endometrial, popularmente conhecida por endométrio espesso ou espessado é uma condição que se caracteriza pelo aumento da grossura do endométrio maior que o normal. No lugar de ter aproximadamente 5mm, o endométrio espesso pode chegar a ter 15mm, por exemplo.

No início do ciclo apresenta-se como uma fina camada (linear) ecogênica, medindo até 4 mm. Na fase proliferativa apresenta-se mais espesso, com três camadas (trilaminar) e mais ecogênico, medindo até 11 mm. Na fase secretória apresenta-se ainda mais espesso e mais ecogênico, medindo até 16 mm.

É importante esclarecer que cerca de 4 dias após a ovulação o endométrio atinge sua maior espessura. Todavia, aproximadamente 6 dias depois da fecundação ele se encontra na condição ideal para receber o óvulo fecundado.

Heterogêneo é um adjetivo que pode assumir o significado de diferença, diversidade, pluralidade ou variedade. A palavra é usada quando se quer referir, em um determinado contexto, que uma situação, um objeto ou uma circunstância é variada, não uniforme, com desigualdades ou que possui diferentes elementos em um grupo.