O que é encargos de refinanciamento no cartão de crédito?

Perguntado por: aconceicao8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

Encargos de Refinanciamento é o valor cobrado quando o cliente não paga a sua fatura até a data do seu vencimento ou não paga o valor total da sua fatura. O percentual é ENTORNO de 23,99% proporcional ao período de dias em atraso e valor não pago.

“Os Encargos de Rotativo são as taxas/juros/multa cobrados quando você paga um valor menor que o total da fatura, ou seja, opta por financiar uma parte, utilizando o crédito rotativo do cartão. O IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) também é cobrado na mesma situação; Ou seja, pagamos somente o IOF e IOF+Rot.

Ou seja, quando você faz uma compra e usa o cartão, você ainda não gastou seu dinheiro. Ele é oferecido pela instituição bancária que provê esse serviço. Depois, você receberá uma cobrança na forma de uma fatura, que após ser paga, encerra o ciclo.

Quando você deixa de pagar, alguém precisa “cobrir” a ausência do seu pagamento. Por esta cobertura de urgência, que você é cobrado. Objetivamente, encargos financeiros são as taxas cobradas em transações realizadas com instituições financeiras, como bancos e operadoras de crédito.

Ao contrário dos juros remuneratórios, que visam remunerar o capital, os juros de mora são encargos a serem acrescidos ao valor do pagamento em atraso. Em nossa legislação, ambos os juros são cumuláveis, ou seja, diante do pagamento em atraso, o banco pode cobrar os juros compensatórios e os de mora.

O crédito rotativo só pode ser usado por um mês. Se o cliente não conseguir pagar o valor total da fatura seguinte, a instituição financeira é obrigada por lei a oferecer outra linha de empréstimo com condições melhores que as do crédito rotativo.

Pessoas que utilizaram o cartão de crédito por um tempo têm direito de resgatar uma parte dos valores gastos; O governo cobrou uma tarifa maior do que devia pelo uso do cartão, e agora existe a chance de recuperar esse valor.

O pagamento mínimo é recomendado apenas quando se tem certeza de que terá o valor total para quitação da fatura no mês seguinte. Caso contrário, o parcelamento é o mais indicado, pois os juros são menores que os do crédito rotativo, principalmente se for solicitado antes que a fatura do cartão vença.

398,4%

No Brasil, a média anual de juros rotativo cobrado pelas instituições financeiras chegou a passar de 398,4%, em agosto de 2022. Esse é considerado um dos juros do cartão de crédito mais elevados, segundo o Banco Central. Um dos principais fatores que tornam a taxa tão elevada é sua fórmula de juros compostos.

Limite rotativo é para compras em uma única parcela, aquelas que serão lançadas já na sua próxima fatura. Limite parcelado é para compras parceladas em 2 vezes ou mais. O parcelamento das compras não depende apenas do cartão.

Parcelamento da fatura
Ele também organiza o pagamento do saldo do cartão, porém o seu limite total fica bloqueado e só é liberado aos poucos, conforme as parcelas são pagas. Resumindo, o limite total só é restituído após o parcelamento ser quitado.

O parcelamento no cartão de crédito é uma operação simples e funciona quase como um “empréstimo instantâneo”. Afinal, primeiro o produto é comprado e somente depois seu pagamento é finalizado, em prazos variáveis, dependendo de quantas parcelas a loja oferece e em quantas parcelas o cliente quer pagar.

Em outras palavras, posso pagar hoje o valor total de uma compra feita recentemente em 10 parcelas, por exemplo? Sim, é possível adiantar o pagamento das compras parceladas no cartão de crédito. Costuma recorrer a esse recurso quem quer liberar o limite já comprometido.

O que os bancos podem cobrar de você?

  • Anuidade: Também chamada de taxa de manutenção, é cobrada para custear as taxas de uso do cartão de crédito. ...
  • Emissão de Segunda Via: No caso de roubo ou perda do cartão, você pode pagar esta tarifa para emitir um novo. ...
  • Saque: ...
  • Pagamento de contas pelo cartão:

Se você tem uma conta em um banco pode pedir a conta corrente básica, todos os bancos são obrigados a ter esse pacote para os clientes. Com ela, você pode manter a sua conta corrente pessoa física sem a necessidade de pagar tarifa bancária.

Esse tipo de encargo custeia programas de benefícios e políticas públicas favoráveis ao trabalhador, como INSS e FGTS. Os encargos sociais têm papel fundamental para calcular quanto custa um funcionário para a empresa, pois o pagamento deles também é obrigatório e deverá incidir nos cálculos de gastos da organização.

São eles: vale-transporte, férias remuneradas e 13º salário. Quem defende a divisão entre encargos sociais e encargos trabalhistas entende que a diferença primordial entre as duas categorias se encontra em como elas são revertidas ao trabalhador.

Veja os principais encargos trabalhistas:

  • Férias;
  • 13º salário;
  • Vale-transporte;
  • Horas-extras e adicionais;
  • Vale-alimentação, refeição e planos médicos.