O que é encaminhamento no serviço social?

Perguntado por: imarinho . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

O encaminhamento é uma forma articulada para atender as necessidades dos usuários, ofertando os serviços vigentes, e o encaminhando para outro profissional ou para outro setor onde a sua necessidade será atendida.

São instrumentos diretos:

  1. Entrevista. ...
  2. Visita. ...
  3. Acolhimento Social. ...
  4. Acompanhamento Social. ...
  5. Atendimento Social. ...
  6. Trabalho em Grupo. ...
  7. Dinâmicas de Grupo. ...
  8. Reunião.

De acordo com as falas dos profissionais, podemos identificar que, no atendimento à família, o assistente social desenvolve um processo do qual constam 4 etapas com as seguintes atividades: entrada do grupo familiar no serviço, identificação, acompanhamento e seu desligamento.

Prezado(a) Dr(a): Encaminho o(a) paciente [nome completo] que informa/apresenta [os seguintes dados subjetivos e objetivos mais relevantes ao motivo do encaminhamento, em especial descreva os sinais de alerta e as condições especiais, quando houver] para avaliação. À disposição para qualquer esclarecimento.

Na prática, o que os assistentes sociais fazem é elaborar, coordenar, analisar e executar programas em diferentes áreas, como educação, habitação, assistência social, cultura e saúde. Além disso, são eles que ficam em contato direto com as pessoas em situações de vulnerabilidade.

Quem tem direito ao CRAS? O CRAS atende as pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social, como, a ausência de renda, acesso precário aos serviços, vínculos familiares e comunitários fragilizados.

As visitas são feitas para orientar e dar apoiar aos esforços das famílias para a resolução de cada problema de forma individual. Além disso, cada visitação pode ser realizada com o intuito de identificar comportamentos de relação entre os membros que tenham relação com a solução buscada.

O relatório social é um documento específico do Assistente Social gerado após coleta de dados referentes a sua intervenção em determinada situação ou expressão da questão social. Sua finalidade pode ser utilizada para a elaboração de um laudo ou parecer social.

Os fundamentos do trabalho do Serviço Social são aqui entendidos na perspectiva das Diretrizes Curriculares (ABEPSS, 1996), ao afirmarem que a intervenção do assistente social deve ser composta de três dimensões: teórico-metodológica, ético-política e técnico- operativa.

É preciso identificar as partes envolvidas: Quem está realizando o encaminhamento, descrevendo o nome da unidade, técnico de referência e contato; Nome completo do usuário encaminhado. Unidade a que se destina o encaminhamento com descrição do setor específico ou área profissional de indicação de atendimento da demanda ...

Deste modo, o acolhimento realizado pelo assistente social pode ser evidenciado inicialmente, com um com- portamento cordial, traz embutido valores expressos num comportamento ético que transcende um ato solidário de ser com o outro, de receber e tratar bem, o valor central de liberdade, autonomia e emancipação ...

Uma das principais funções do Assistente Social dentro do Home Care é de atuar junto à equipe multiprofissional de atenção domiciliar, bem como intervir em conflitos mediando situações que possam levar algum tipo de desgaste ou projeção das dificuldades familiares na equipe que atende diretamente o paciente.

O documento do encaminhamento deve ter informações tanto para o médico especialista como para o paciente. Ou seja, nele devem constar as informações do paciente obtidas por meio da anamnese que demonstrem a necessidade da atenção do especialista.

Exemplo de Encaminhamento 01:
Venho por meio desta, informar que a ___________________________________oferece tratamento direcionado e específico, para alunos deste Estabelecimento de Ensino , que apresentam dificuldades na aprendizagem e na parte comportamental, com descontos Especiais.

1 envio, remessa, expedição, despacho, andamento, seguimento, endereçamento, remissão.

Os protocolos de encaminhamento tem por objetivo definir os limites entre os cuidados prestados na Atenção Primária à Saúde e nos outros níveis de atenção.

É o documento gerado pelo Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec) quando for realizada a inscrição/pré-matrícula do interessado pelo agente parceiro (para àquelas inscrições/pré-matrículas preferenciais), ou pelo sistema web (para os inscritos/pré-matriculados pela web), que será ...

- O que é? Guia de encaminhamento é um documento oficial pessoal e intransferível, fornecido aos usuários da saúde PMDF para a realização de atendimento de consultas ambulatoriais e exames médicos na rede credenciada da PMDF.

Leis Ordinárias
Lei nº 8.742/1993- Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) - Dispõe sobre a organização da Assistência Social e dá outras providências. Lei nº 10.836/2004 - Cria o Programa Bolsa Família e dá outras providências. Lei nº 11.162/2005 - Institui o Dia Nacional da Assistência Social.

O Projeto de Lei 41/21 determina que o salário do assistente social será de R$ 5.500 para jornada de 30 horas semanais.