O que é emulsão simples?

Perguntado por: onovais . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

Sistemas formados por gotas de óleo, dispersas em uma fase aquosa, são chamados de emulsões simples óleo/água (O/A), tendo, como exemplo, o leite, o iogurte, os cremes, os molhos para saladas, a maionese, o sorvete e as sopas.

1. Preparação obtida por divisão de um líquido em glóbulos microscópicos no meio de um outro líquido com o qual não é miscível. 2. Falsa solução de um líquido, geralmente oleoso, no seio de outro líquido.

Uma emulsão é formada quando é feita a mistura de dois líquidos imiscíveis, ou seja, líquidos que não se misturam. Nesse caso, um dos líquidos (a fase interna ou dispersa) encontra-se no interior do outro líquido (fase externa ou contínua).

Derreta a manteiga em uma panela pequena e em fogo baixo. Quando ela estiver derretida, desligue o fogo e reserve. No recipiente onde está o vinagre, coloque as gemas e a água e bata com um fouet (batedor de arame) até se formar uma mistura espumante.

Emulsão: consiste na dispersão de um líquido em outro líquido. Exemplo: o leite, a manteiga, maionese, creme chantily. A maionese é um sistema coloidal porque as gotinhas de óleo se encontram dispersas no vinagre com auxílio da gema de ovo.

A emulsão reveladora tem a mesma fórmula de água oxigenada e faz oxidação, mas tem volumagem mais baixa, o que não permite clareamento e fixação da tinta e por isso, é mais usada em tonalizantes.

Emulsão Scott é indicado para prevenção e tratamento das doenças resultantes da carência de vitaminas A e D.

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA? BIOTÔNICO FONTOURA N é um medicamento de uso oral composto por substâncias que fornecem ferro e fósforo, os quais são importantes para auxiliar no tratamento da anemia ferropriva (falta de ferro).

Uma emulsão é um sistema heterogêneo, composto de pelo menos um líquido imiscível disperso em outro em forma de gotas. Este líquido que contém as gotas dispersas é chamado de fase contínua ou fase externa e a outra fase é chamada de fase descontínua, fase interna ou fase dispersa.

Como distinguir emulsão de suspensão ou de solução? A diferença está na dimensão das partículas que a compõem. Consideramos que uma emulsão é constituída por partículas sólidas dispersas num meio.

Assim como acontece no molho holandês e no vinagrete, a maionese é também uma emulsão de gordura (óleo) e água (ácido de vinagre ou limão).

O leite homogeneizado possui gorduras esfaceladas que estão dispersas na água. A olho nu ele parece ser apenas uma solução, isto é, uma mistura homogênea; porém, ao se usar instrumentos ópticos notam-se diversas partículas em suspensão, sendo, portanto, uma dispersão coloidal do tipo emulsão.

Indicado para qualquer tipo de pele e pensada especialmente para a pele das brasileiras, a Emulsão Hidratante reestabelece e equilibra a derme, auxiliando também na proteção contra agentes externos e possibilitando uma umidade natural à pele, além de, hidratar e ser ideal para o dia a dia.

A emulsão reveladora possui uma concentração menor de peróxido de hidrogênio do que a água oxigenada. Assim, é perfeita para o uso de tonalizantes, que agem apenas na camada superficial do fio.

Agitar o frasco e diluir, em um outro recipiente, o medicamento na proporção de 1 parte do produto para 1 parte de água, misturando bem. Esta orientação é para reduzir o risco de irritação. Não é necessário utilizar todo o volume do frasco em uma única aplicação.

Os produtos cárneos emulsionados são preparados por meio da fragmentação de proteínas musculares da carne, partículas de gordura, água, sal e outros ingredientes, até a obtenção de uma massa homogênea, chamada de “bater cárneo” ou “massa fina”.

A gema é rica em lecitina que é um agente emulsificante, em alguns produtos, usa-se a gema do ovo para melhorar a textura, contribuindo para o enriquecimento do produto final.

Emulsão é um sistema disperso constituído de dois líquidos no mínimo, que não são miscíveis entre si. Apresenta duas fases, uma de água e outra de um líquido oleoso. As emulsões são compostas por fase aquosa, fase oleosa e agente emulsificante (tensoativos) (NOGUEIRA, 2001; FRACASSO, 2010).

As emulsões mais conhecidas são constituídas de água e óleo. O fenômeno é denominado emulsão óleo em água (O/A) quando a fase dispersa é oleosa e a fase contínua é aquosa, ou seja, quando as gotículas de óleo estão em uma solução aquosa.

A água oxigenada prejudica a formação das fibras de colágeno importantes na cicatrização da ferida, além de roubar elétrons da proteína que recupera a pele. A limpeza de feridas deve ser feita apenas com água ou soro fisiológico.

Continuar lendo Como criar uma emulsão?