O que é empresa 3 setor?

Perguntado por: oguimaraes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

O Terceiro Setor é composto pelas pessoas jurídicas de direito privado que não possuem finalidade lucrativa e exercem atividade de interesse social. Ressalta-se que todas elas podem, sim, gerar excedentes econômicos no exercício de suas atividades, desde que esse não seja o seu objetivo principal.

O chamado Terceiro Setor é formado por organizações sem fins lucrativos que prestam serviços públicos. São mais popularmente conhecidas por Organizações Não Governamentais, ou ONGs. A ideia principal dessas organizações é gerar impacto positivo na sociedade, através de diversas ações, para torná-la menos desigual.

O terceiro setor desenvolve diversas atividades em favor da sociedade e atua em cadeia para produzir um impacto social positivo. Ao trabalhar em parceria com o Estado, por exemplo, as organizações da área podem facilitar a chegada de serviços públicos em comunidades com difícil acesso.

Assim, em todas as partes do mundo, o Terceiro Setor surgiu como um movimento para a retomada dos princípios da solidariedade por intermédio da sociedade civil organizada, alcançando setores carentes da sociedade há muito esquecido pelo Estado.

O setor terciário engloba turismo, serviços públicos, corretagem de imóveis, hospitais, restaurantes, escolas e atividades financeiras em geral. Os profissionais que exercem tais atividades, o fazem de modo a oferecerem um serviço útil ao consumidor, e não um produto final.

Assim, setor terciário é uma denominação referente a uma classificação econômica. Já o terceiro setor se refere a organizações da sociedade civil ou a grupos que desempenham atividades sem fins lucrativos de fornecimento de serviços que originariamente deveriam ser oferecidos pelos governos.

Setor terciário (também conhecido como setor de serviços) é aquele que engloba as atividades de serviços e comércio de produtos. É um dos três setores da economia, os outros sendo o Setor Primário (agricultura, extração mineral, etc.) e o Setor Secundário (industrialização).

Setor Primário: atividades que utilizam recursos naturais, como a mineração e agricultura. Setor Secundário: produção e transformação dos bens derivados do setor primário, como a indústria.
...
Setor Quaternário

  • Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)
  • Tecnologia da Informação (TI)
  • Educação.
  • Consultoria.

As mais conhecidas instituições do Terceiro Setor são as ONGs (Organizações Não Governamentais), havendo também as fundações, entidades beneficentes, os fundos comunitários, as entidades sem fins lucrativos, associações de moradores, entre outras.

Abertura de empresa – 4 dicas para abrir empresas no terceiro setor

  1. Faça um plano de negócios.
  2. Conheça o seu público-alvo.
  3. Desenvolva parcerias.
  4. Procure ajuda.

Ele atua estimulando e também complementando políticas públicas, sinalizando o Estado quanto aquilo que necessita urgentemente de sua intervenção. Mas além disso, o Terceiro Setor ainda oferece serviços e produtos que atendam às necessidades da população, os quais o Estado não conseguiria oferecer.

O que muda na contabilidade em entidades do terceiro setor? No terceiro setor, a contabilidade segue a estrutura patrimonial definida pela Lei das Sociedades por Ações (Lei 6404/1976), mas com algumas adaptações, especialmente, no que se refere à nomenclatura.

Procure ONGs que correspondam aos seus objetivos.
Se quer trabalhar em uma área específica, como educação, esportes ou cuidados com animais, procure uma ONG que atue na área. Tente encontrar quatro ou cinco ONGs que você gostaria de trabalhar, assim, você terá mais opções ao se inscrever para a vaga.

O Terceiro Setor passa a assumir o papel de mediador entre o Estado e o setor privado, de forma a repassar ao setor privado as responsabilidades sociais que antes eram obrigações do Estado.

A importância do terceiro setor está muito relacionada com o seu papel de dinamismo na sociedade, uma vez que os cidadãos tomam consciência dos seus direitos e da necessidade de tomar atitudes para realizar a transformação da realidade vivida.