O que é empatia 20 linhas?

Perguntado por: aandrade . Última atualização: 6 de maio de 2023
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A empatia é uma habilidade essencial que nos permite compreender e compartilhar as emoções e perspectivas dos outros. É a capacidade de se colocar no lugar do outro, de tentar entender suas experiências e sentimentos, e de responder de maneira compassiva.

Muita gente define empatia como sendo apenas a capacidade de se colocar no lugar do outro, porém, o conceito é mais amplo. Uma pessoa empática é aquela que consegue identificar, entender e se solidarizar com aquilo que acontece com os demais.

A empatia demanda a habilidade para conhecer os próprios sentimentos e ideias a fim de perceber os sentimentos e as ideias dos outros. A empatia nos ajuda a viver melhorem sociedade, a trabalhar melhor em equipe e a valorizar as contribuições que cada indivíduo pode trazer.

Se colocar no lugar do outro é ver o mundo por uma perspectiva que não é a sua. E isso é um bom exemplo de empatia. Por exemplo, você está em uma reunião de negócios, e não consegue se acertar com seu cliente, pois tem um detalhe que é muito importante para ele.

Ter empatia é saber enxergar os fatos a partir de outro ponto de vista, diferente daquele com o qual estamos acostumados ou até mesmo condicionados. Essencialmente, é validar os sentimentos e opiniões do outro tanto quanto você valida os seus próprios.

Quando temos empatia, sabemos nos colocar no lugar do outro, sabemos entender seus anseios e problemas, sabemos compreender os seus sentimentos. Tudo isso na perspectiva do outro, conforme seus valores e suas crenças.

Empatia emocional
Pode ser que você “espelhe” o sentimento daquela pessoa e acabe sentindo a mesma coisa que ela, ou pode ser que você se sinta nervoso ou angustiado ao ver alguém triste, por exemplo.

Como praticar a empatia?

  1. Pratique a escuta. Para você aprender a identificar e interpretar as emoções alheias, precisa, primeiro, conhecer as pessoas. ...
  2. Preste atenção na linguagem corporal. ...
  3. Tente entender o lado do outro mesmo quando você discorda. ...
  4. Faça perguntas. ...
  5. Se imagine no lugar da pessoa.

Dicas de gestão. Empatia é a habilidade de se imaginar no lugar de outra pessoa, compreendendo seus sentimentos, desejos, ideais, crenças e valores. Significa literalmente calçar-se com os calçados deste, para sentir suas restrições, adversidades e desafios.

De acordo com a pesquisa, 42,6% dos jovens apontam déficit de empatia e 31,1% mostraram ter alguma dificuldade no desenvolvimento de relações afetivas. A insuficiência nesses aspectos cognitivos e afetivos, segundo as pesquisadoras, pode resultar em dificuldades de interação social.

A empatia leva as pessoas a ajudar umas às outras; está intimamente ligada ao altruísmo – amor e interesse pelo próximo – e à capacidade de ajudar. Quando um indivíduo consegue sentir a dor ou o sofrimento do outro ao se colocar no seu lugar, desperta a vontade de ajudar e de agir seguindo princípios morais.

Trabalhe para ouvir as pessoas sem interromper. Preste atenção à linguagem corporal e outros tipos de comunicação não verbal. Tente entender as pessoas, mesmo que não concorde com elas. Faça perguntas às pessoas para saber mais sobre elas e suas vidas.

– Pessoas empáticas são, excelentes ouvintes, costumam ser dispostos a aprender e estão sempre atentos ao outro, conseguem interpretar pessoas observando suas palavras, sentimentos e comportamentos.

Confira os detalhes de cada um:

  • #1 Cognitiva: Entender o ponto de vista do outro.
  • #2 Emocional: Compartilhar os sentimentos do outro.
  • #3 Compassiva: Perceber que o outro precisa de ajuda e se colocar à disposição.

É a capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa, com o objetivo de entender seus sentimentos e perspectivas, e usar esse conhecimento para orientar nossas ações. Isso a torna diferente da bondade ou compaixão.