O que é emoção para a psicologia?

Perguntado por: lcarvalho . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 4 votos

A emoção é uma reação imediata a um estímulo emocional competente, isto é, ela está relacionada com alguma coisa que mexe com você, podendo provocar uma sensação agradável ou desagradável. Neste vídeo a Dra. Elisa Gonsalves Possebon esclarece essa definição, oferecendo exemplos para que você compreenda melhor.

Situações que vivenciamos no dia a dia nos despertam diversas emoções. E você sabia que existem 5 emoções que são consideradas universais? Elas são o medo, a tristeza, a alegria, a raiva e o nojo.

As 5 Emoções Básicas

  • Medo.
  • Nojo.
  • Raiva.
  • Tristeza.
  • Alegria.
  • Atlas das Emoções.

As emoções geralmente são espontâneas e se manifestam através de reações físicas como choro, sorriso, tremores e até quando se fica de rosto vermelho. As emoções humanas podem ser consideradas positivas ou negativas e são naturais ou aprendidas através do convívio com outras pessoas.

Em termos técnicos, em se tratando de Psicologia, emoção é uma reação natural do organismo humano a um estímulo ambiental e cognitivo que produz tanto experiências subjetivas, quanto alterações neurobiológicas significativas.

Alegria, medo, tristeza e raiva: a importância das 4 emoções básicas.

Para Vigotski, as emoções são funções psicológicas superiores, portanto, culturalizadas e passíveis de desenvolvimento, transformação ou novas aparições. Além disso, a concepção vigotskiana de emoção coloca esse processo psicológico em estreita relação com outros do psiquismo humano.

As emoções podem ser geradas por evento externo, que atua como gatilho, ou por estímulos internos, motivados pelos nossos próprios pensamentos.

A emoção é uma reação imediata a um estímulo, é algo que mexe com você e que não envolve pensamento. Já o sentimento envolve um alto grau de componente cognitivo, de percepção e avaliação de algo. Emoção é reação enquanto que sentimento é construção.

Desde a detonação da carga emocional até seu efeito corporal, podemos identificar três tempos da emoção: O SENTIR, O EXPRESSAR VERBAL, O ATUAR CORPORAL.

Lendo sobre o assunto você verá que emoções vêm antes dos pensamentos. Deveria ser lógico. Quando crianças, a nossa relação com o mundo foi emocional, nossas experiências eram emocionais, e sobre elas fomos construindo 'pensamentos' ou entendimentos não lógicos sobre nós, sobre os outros, sobre o 'mundo'.

Nos tipos de emoções, se por um lado as emoções positivas, a alegria, a felicidade e o prazer sinalizam o bem estar, conquistas e gratificações, por outro lado as principais emoções negativas, a raiva, a tristeza e o medo tem o objetivo de comunicar a contrariedade, a decepção, a frustração preparando desse modo o ...

As emoções vêm pelo que nós pensamos a respeito das situações decorridas. Portanto, o que sentimos depende da forma que vemos ou interpretamos nossas vidas e as emoções ou sentimentos são resultado disso.

Identificando Sentimentos

  1. Você pode perceber uma reação física ou corporal a uma emoção (por exemplo, o medo pode parecer um nó no estômago ou um aperto na garganta; o embaraço pode fazer com que corar).
  2. Suas respostas corporais podem indicar um padrão (por exemplo, sentir-se nervoso antes de iniciar todos os exames).

As respostas emocionais ao consumo envolvem paixão, ódio, medo, raiva, alegria, tristeza. Quando o comportamento é negativo, de fuga, recuo, são classificadas como emoções negativas e, quando se vinculam à atração, aproximação, são emoções positivas (HOLBROOK; HIRSCHMAN, 1982).

As emoções ajudam os outros a te entenderem melhor
Quando você interage com outras pessoas, é importante dar pistas para ajudá-las a entender como você está se sentindo. Essas pistas podem envolver expressões emocionais através da linguagem corporal.