O que é Embu fruta?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 17 de maio de 2023
/ 5 15 votos

O embu é uma fruta proveniente do umbuzeiro, árvore presente na Caatinga, região de terra seca. Segundo a nutricionista Juliana Zanetti (CRN: 19512), da Beneficência Portuguesa de São Paulo, a fruta pode ser consumida de diferentes maneiras, seja in natura ou para fazer sucos, doces e geleias.

Crescimento: Árvore muito ramificada com copa em forma de taça bem aberta e de baixa estatura e muitas vezes os galhos horizontais ficam bem próximos ou encostados no chão. A planta atinge 3 a 6 m de altura, com copa de 5 a 8 m de largura e densamente engalhada.

Com cheiro doce e sabor agradável, levemente azedo, o umbu tem a coloração verde-amarelada. Grande parte da sua composição é aquosa e possui consideráveis propriedades nutricionais, sendo rico em vitamina C.

A grafia correta da da fruta é “Umbu”. O umbuzeiro também é chamado de “arvore sagrada do sertão” e trata-se de uma planta com até sete metros, tronco curto e copa no formato de um guarda-chuva.

Sobre o Umbu
Também conhecida como imbú, esta fruta é nativa do nordeste do Brasil e é típica da caatinga, o sertão desta região semi-árida.

O embu é uma fruta proveniente do umbuzeiro, árvore presente na Caatinga, região de terra seca. Segundo a nutricionista Juliana Zanetti (CRN: 19512), da Beneficência Portuguesa de São Paulo, a fruta pode ser consumida de diferentes maneiras, seja in natura ou para fazer sucos, doces e geleias.

Além de ser consumido in natura, o umbu pode render receitas de geleias, compotas, mousses, sorvetes e outros doces. O suco de umbu, em especial, é muito indicado para limpar o organismo, pois é altamente hidratante, rico em vitaminas e antioxidantes.

R$33,00. Comprar Pronto! Pedidos feitos de segunda a sexta-feira até às 13 horas, serão entregues no dia seguinte.

Semente e casca de umbu possuem nutrientes e compostos com potencial bioativo. O umbu contém nutrientes e compostos com potencial bioativo não apenas na sua parte comestível, mas também na sua casca e semente.

O mês de janeiro é o período em que inicia a safra do umbu nos municípios da região nordeste e no estado de Minas Gerais, durando quatro meses, de janeiro a abril.

O fruto ajuda também a combater doenças crônicas, como obesidade, hipertensão e diabetes e é rico em cálcio, fósforo e ferro, nutrientes que auxiliam, entre outras coisas, a fortalecer a imunidade.

Comer muito umbu aumenta a carga glicêmica então não se deve abusar. E lembre-se de esperar pelo menos 8 horas para colher os exames de sangue.

Das 18 espécies do gênero Spondias, como umbu-cajá, cajarana, ceriguela e umbuguela, várias são pouco estudadas e sua produção é totalmente extrativista, ou seja, são coletadas diretamente da natureza e não cultivadas em pomares comerciais.

O fruto da árvore sagrada do sertão, o umbu, poderá ser encontrado na Feira. No norte da Bahia, assentadas e assentados produtores de umbu comemoram o início da safra da fruta.