O que é embreagem assistida e deslizante?

Perguntado por: raparicio . Última atualização: 17 de maio de 2023
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A nova embreagem Assistida e Deslizante impede que a roda traseira trave durante as reduções de marcha em alta rotação e a função de Assistência deixa o acionamento da embreagem 20% mais leve.

Quando há falta de atrito entre os componentes de fricção, nota-se o fenômeno que os profissionais aplicadores chamam de “embreagem patinando”, que é detectado quando o piloto percebe que, ao acelerar a motocicleta, o motor até sobe de giro, mas a potência não é transmitida para a roda.

A embreagem administra a força enviada à roda pelo motor. Quando ela está apertada, o motor gira, mas é incapaz de movimentar a motocicleta. O sistema é formado por uma série de pequenos discos que giram solidários pela ação da pressão de molas.

A nova embreagem Assistida e Deslizante impede que a roda traseira trave durante as reduções de marcha em alta rotação e a função de Assistência deixa o acionamento da embreagem 20% mais leve.

A embreagem deslizante (também conhecida como limitador de torque traseiro) possui um mecanismo de roda livre integrado, cujo principal ação é diminuir os efeito da frenagem do motor em desaceleração. Evitam o excesso de rotação do motor e saltos da roda traseira (ou ruído), especialmente sob frenagem brusca.

A embreagem do carro tem diversas funções, como possibilitar a saída do veículo, transmitir o torque e proteger o motor e a transmissão contra sobrecargas.

A moto mais cara do Brasil é o modelo Ducati Panigale V4 SP, que chegou em setembro de 2022 por aqui e está entre as mais exclusivas e caras do país.

Sport O Modo de pilotagem Sport é mais esportivo e com maior estabilidade. É adequado para se obter uma melhor aceleração ao pilotar. Essa configuração emprega o mais alto nível de potência e freio motor, porém, mantém baixo o controle de torque para oferecer estabilidade e força na pilotagem.

Deixar a embreagem muito rígida pode expor as peças a condições muito extremas, desgastando-as ou prejudicando seu funcionamento. Por isso, como é mostrado no próprio manual do fabricante, o ideal é manter uma folga que pode variar de 1 a 2 centímetros.

E, a resposta é que pode durar 10 mil ou 100 mil quilômetros.

A grande maioria das motos tem transmissão manual, ou seja, a embreagem deve ser usada para desengatar a transmissão sempre que você quiser fazer com que a moto se mova, quando quiser pará-la e sempre que trocar marchas.

Mantenha a motocicleta totalmente na vertical e apontada em linha reta para “superar a crise” e libere o freio traseiro gradualmente para recuperar a tração. Por outro lado, se a roda dianteira travar, solte o freio imediatamente e acione-o novamente. Uma roda dianteira travada pode provocar uma queda rapidamente.

Segundo o especialista, estas são as velocidades para a troca de marcha dentro da cidade:

  1. marcha: ao atingir 20 km/h;
  2. marcha: entre 30 e 35 km/h;
  3. marcha: entre 45 e 50 km/h; e.
  4. marcha: em 60 km/h.

Utilize a embreagem apenas quando for dar a partida e trocar de marchas. Evite deixar o pé no pedal por muito tempo principalmente quando estiver parado ou como “apoio” para os pés enquanto dirige. Isso superaquece o sistema e pode provocar o lixamento de disco.

Existem no mercado automotivo 3 tipos de embreagens: cerâmica, carbono ou multidiscos. As principais diferenças entre elas são relacionadas a carga de acoplamento e tipo de material empregado, sendo dimensionada de acordo com o nível de preparação do veículo.

Essa prática é perigosa para com a embreagem do carro, pois o disco pode inclusive se quebrar.