O que é emaranhado familiar?

Perguntado por: acoutinho . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 18 votos

Segundo Bert Hellinger, o significado de emaranhado diz respeito a um conflito no sistema familiar. Ou seja, a pessoa que tem um emaranhado carrega consigo um problema originado na família. Como resultado, ela enfrenta mais dificuldades para ter sucesso na vida.

As diferentes formas de emaranhamento

  • Triangulação.
  • Parentificação.
  • Identificação.
  • Repetição.
  • Substituição.

figurado qualidade ou estado do que é confuso, intricado, etc.

8 - Emaranhamento/Self Sub desenvolvido:
Excessivo envolvimento emocional e proximidade com um ou mais dos pais, à custa da individuação ou do desenvolvimento social normal. Muitas vezes envolve a crença de que, uma das pessoas emaranhadas não pode sobreviver ou ser feliz sem o constante apoio da outra.

A constelação atua no campo morfogenético (memória familiar), o que significa dizer que a constelação influencia todos que fazem parte da família. Após uma constelação mudanças podem ocorrer em muitos membros da família atual ou do passado. E novos insights continuarão acontecer após o trabalho da constelação.

A terapia do esquema é uma estratégia chave no tratamento deste esquema emocional, auxiliando a pessoa na tomada de consciência de seu esquema em funcionamento e suas estratégias de enfrentamento (evitativas, hipercompensatórias e de resignação).

Como honrar pai e mãe na Constelação Familiar
É preciso soltar todas as críticas, exigências, reclamações, julgamentos e faltas para seguir em frente. Talvez muito lhe faltou em afeto e acolhimento, mas talvez tenha sido o máximo que conseguiram lhe oferecer.

A visão central da família se concentra na mãe, no pai e nos filhos, independente de quantos sejam. Enquanto o papel materno é bem estabelecido, o do pai permanece em alvo de apontamos e até má interpretação. Com a ajuda da Constelação, entenda melhor o papel do pai para Bert Hellinger e como isso afeta nossa vida.

Etapas da Constelação Familiar

  1. Primeira das etapas: definindo o problema. ...
  2. Segunda etapa: membros familiares. ...
  3. Terceira das oito etapas: escolha dos representantes. ...
  4. Quarta etapa: montagem da constelação. ...
  5. Quinta das oito etapas: busca da solução. ...
  6. Sexta etapa: a solução. ...
  7. Sétima das oito etapas: fechamento. ...
  8. Última etapa: resolução.

Por meio do Pensamento Sistêmico e da técnica das Constelações Familiares é possível obter novas perspectivas e interpretações da realidade de cada uma das partes que são respeitadas por meio do não julgamento pessoal, da empatia e do entendimento das conexões, contextos, padrões envolvidos.

Várias coisas podem abalar o emocional de uma pessoa. Situações estressantes, traumas, relacionamentos tóxicos, fracasso, problemas de saúde, conflitos profissionais, situações de violência, baixa autoestima, incerteza acerca do futuro, morte de um ente querido…

Reações fisiológicas como tremores, sudorese, falta de ar, taquicardia, boca seca, dor de barriga, tensão muscular, além de liberação de endorfina e aumento do cortisol, podem ser associadas a emoções.

Escolha um assunto que seja emocionalmente importante e tenha claro o seu motivo para constelar um tema. Você vai passar a ver seu assunto/problema em outra perspectiva e pode, em geral, experimentar uma sensível tranquilidade em relação a antes da sua constelação.

Os verdadeiros perigos da Constelação familiar
Se há algo que prejudica bastante a terapia sistêmica, é a falta de preparo do terapeuta. Muitas pessoas não receberam a educação necessária para serem profissionais devidamente treinados e qualificados.

Constelação Familiar é um tipo de terapia integrativa em que o cliente revisa todas as situações familiares que moldaram seu estágio atual de vida. Assim, vemos a importância e o papel de nossos avós, tios, pais, mães e outros membros em nossa constituição como indivíduos.

Os 18 EIDs avaliados pelo questionário são: Abandono e Instabilidade, Desconfiança/abuso, Privação emocional, Defectividade/vergonha, Isolamento social/alienação, Dependência/incompetência, Vulnerabilidade à doença, Emaranhamento/self subdesenvolvido, Fracasso, Merecimento/grandiosidade, Autocontrole/autodisciplina ...

Inibição emocional:
O indivíduo inibe suas ações espontâneas, a expressão de sentimentos e a comunicação aberta e íntima no relacionamento com outras pessoas. Acredita que deve agir assim pois caso contrário poderá ser criticado ou punido, perderá o controle e/ou passará vergonha.

Os esquemas emocionais refletem a teoria da emoção particular do sujeito, que inclui avaliações dessa emoção, explicações, crenças sobre a legitimidade dos sentimentos e teorias sobre a necessidade de regulação emocional e sobre como modificar as próprias emoções.

A constelação familiar sistêmica mostra que a mãe é um caminho de cura. Ela é uma mulher bem comum, ainda que extraordinária, somou-se a um homem, este também comum e igualmente extraordinário para criar algo intimamente ligado com toda a força desse universo. Criou uma vida, algo somente alcançado através do amor.