O que é elipse pleonasmo?

Perguntado por: lfarias . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Elipse: consiste na omissão de um termo facilmente identificável pelo contexto. Zeugma: ocorre quando se omite um termo que já apareceu antes. Ou seja, consiste na elipse de um termo que antes fora mencionado. Pleonasmo: é uma redundância cuja finalidade é reforçar a mensagem.

“E rir meu riso e derramar meu pranto” (Vinícius de Morais) “Me sorri um sorriso pontual” (Chico Buarque) “E ali dançaram tanta dança que a vizinhança toda despertou” (Chico Buarque)

A elipse é caracterizada pela omissão de termos da oração sem que se prejudique o entendimento da mesma, dado que essa omissão é permitida pelo contexto e pelos restantes elementos gramaticais da oração, estando o termo claramente subentendido.

A elipse é a figura de linguagem que omite um termo facilmente subentendido no enunciado. Ela pode omitir uma ou mais palavras no discurso. A elipse é a figura de linguagem que omite um termo, palavra ou expressão no enunciado, e o termo omitido pode ser facilmente subentendido pelo contexto.

Exemplo: Comi no restaurante da minha avó na semana passada. No exemplo acima, sabemos que pela conjugação do verbo (primeira pessoa do singular), o termo omitido foi o pronome pessoal (eu). Esse caso é chamado de “elipse de sujeito”.

Portanto, para construir graficamente uma elipse é preciso estabelecer um procedimento em que sejam fixados esses dois pontos e um dispositivo que possibilite o traçado da curva, mantendo a condição da soma constante das distâncias a esses pontos.

Foi Johannes Kepler quem por volta do ano 1610, depois de estudar arduamente a órbita do planeta Marte, descobriu que era uma elipse.

Matemático que nasceu por volta de 262 a.C. em Perga e morreu em Alexandria por volta de 150 a.C. A elipse, assim como a parábola e a hipérbole, é conhecida como seção cônica desde a antiguidade, por ser obtida pela intersecção de um cone com um plano que não passa pelo vértice.

1 redundância, repetição, tautologia, perissologia. Exagero de palavras para expressar algo: 2 perífrase, circunlóquio, rodeio, circunlocução, verborragia, logorreia.

redundancia pleonasmo sobejidade superabundancia superfetação superfluidade redundância perífrase circunlóquio mais... Antônimos de Circunlóquio: Antônimos de Pleonasmo: falta defecto.

O pleonasmo é um recurso linguístico que utiliza a repetição de um termo ou de uma ideia para dar maior ênfase ou clareza. Dependendo do contexto e da intenção do falante, o pleonasmo pode configurar uma figura de linguagem ou um desvio da norma padrão.

O termo elipse vem do grego elleipsis, e quer dizer “defeito”, “falta”. A palavra possui também o significado de “não alcançar, deixar de fora”.

A seguir estão os elementos fundamentais de uma elipse: Focos. Eixo maior. Eixo menor.

Zeugma é uma figura de linguagem caraterizada pela omissão de um termo mencionado anteriormente no enunciado. Já a elipse é apenas a ocultação de um termo, não importando que o mesmo já tenha sido expresso ou não na frase.

A ferramenta Elipse com 3 pontos permite criar rapidamente uma elipse em ângulo, eliminando a necessidade de girá-la. Com a ferramenta Elipse, você pode desenhar um novo arco ou forma de torta ou pode desenhar uma elipse ou um círculo e transformá-lo em um arco ou uma forma de torta.

Zeugma é uma figura de linguagem na qual se omite um termo já expresso no enunciado, para evitar sua repetição. Essa figura é classificada como figura de sintaxe.

Posicione o ponteiro na tela e, em seguida, clique e arraste para desenhar uma elipse. Mantenha a tecla Shift pressionada ao arrastar se quiser criar um círculo. Para iniciar a forma a partir do centro, clique em e pressione a tecla Alt (Win)/Option (Mac) enquanto arrasta o mouse para criar a forma.

As elipses são seções cônicas formadas quando um plano cruza um cone de forma inclinada. A principal característica das elipses é que todos os pontos em sua curva têm uma soma das distâncias de dois pontos fixos que é igual a uma constante. Os dois pontos fixos são chamados de focos da elipse.

De fato, um círculo é uma elipse, onde ambos os focos estão no mesmo ponto (o centro). Em outras palavras, um círculo é um “caso especial” de uma elipse. Elipse, uma curva fechada, a interseção de um cone circular direito e um plano que não é paralelo à base, ao eixo ou a um elemento do cone.

Em geometria, uma elipse é um tipo de seção cônica: se uma superfície cônica é cortada com um plano que não passe pela base e que não intersete as duas folhas do cone, a interseção entre o cone e o plano é uma elipse.

Valores entre 89.4 graus e 90.6 graus serão inválidos, pois a elipse apareceria como uma linha reta. Múltiplos destes valores de ângulos resultam em um efeito espelhado a cada 90 graus.