O que é eliminado na transpiração das plantas?

Perguntado por: omodesto . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Além dos gases, a planta perde água, também pelos estômatos, através da transpiração. Representação gráfica do estômato na folha. Os estômatos abrem e fecham em resposta a sinais ambientais e fisiológicos. Assim, controlam a perda de água através da transpiração e a entrada e saída de oxigênio e gás carbônico.

As folhas possuem células denominadas fotossintetizadoras, que contém clorofila e são muito sensíveis à luz. Quando a luz incide em uma molécula de clorofila, esta absorve parte da energia luminosa que permite a reação do gás carbônico com água, produzindo carboidratos e liberando oxigênio.

Portanto, a transpiração atua na manutenção da temperatura corporal dos organismos e, através da eliminação da água, procura eliminar também a energia na forma de calor, garantindo assim que o organismo permaneça desempenhando seus processos metabólicos dentro da temperatura adequada.

A TRANSPIRAÇÃO DAS PLANTAS AJUDAM A AQUECER AINDA MAIS O PLANETA. A MAIOR PERDA DE ÁGUA DAS PLANTAS OCORRE PELOS ESTÔMATOS.

Evaporação: perda d'água para a atmosfera de uma superfície líquida (ou sólida saturada) exposta livremente às condições ambientais. 6.4.2. Transpiração: perda d'água para a atmosfera na forma de vapor, decorrente das ações físicas e fisiológicas dos vegetais (através dos estômatos).

Resposta verificada por especialistas. O mesmo dos seres humanos e de todos os seres vivos aeróbicos, ou seja, gás carbônico.

Organismos fotossintetizantes são responsáveis por retirar o gás carbônico da atmosfera. No processo de fotossíntese, esses organismos utilizam o CO2 e liberam o oxigênio (O2). Na fotossíntese, o carbono é utilizado na fabricação de moléculas orgânicas. Os seres vivos necessitam da matéria orgânica para sobreviver.

TIPOS DE TRANSPIRAÇÃO
A transpiraçmo nas plantas pode ser cuticular, lenticular e estomática.

Ela possui papel fundamental no processo de fotossíntese, atuando ativamente na produção de substâncias orgânicas. As clorofilas b, c e d atuam como pigmentos acessórios na fotossíntese, ajudando a ampliar a faixa de luz que pode ser utilizada nesse processo, complementando a captação de luz.

A transpiração é a transformação de água líquida em vapor d'água e participa da umidade do ar. “A água sai das plantas pelas folhas, que possuem aberturas muito pequenas e liberam a água excedente, já que é nessa parte da planta que a água é direcionada para participar da fotossíntese.

A liberação de água gasosa das plantas nas floresta ganham supremacia quanto a sua importância no clima global, pois devido o processo de transpiração, são capazes de enviar grandes quantidades de água na forma de vapor para o meio ambiente, influenciando na umidade, e nas temperaturas regionais.

A transpiração está ligada à captação de gás carbônico, o qual é fundamental para a fotossíntese. Entretanto, em excesso, esse processo pode desencadear danos ao vegetal, como retardar seu crescimento e até mesmo levá-lo à morte.

A importância desse procedimento vai além da necessidade de eliminar o excesso de água. A transpiração das plantas permite acelerar o transporte da seiva bruta. Uma substância rica em nutrientes, da raiz até as folhas, onde ela é transformada em seiva elaborada.

As árvores, assim como as outras plantas, no processo chamado fotossíntese, absorvem o gás carbônico do ar e libera o oxigênio. Elas também deixam o ar mais úmido e mais fresco.