O que é elevação da Hemicúpula diafragmática direita?

Perguntado por: esilveira4 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Observa-se elevação e retilinização da hemicúpula direita sugerindo o diagnóstico pelos antecedentes cirúrgicos do doente. É a causa mais frequente de paralisia ou fraqueza do diafragma. A etiologia pode ser idiopática, iatrogénica, associada a neoplasia primário do pulmão ou a neoplasia maligna do mediastino.

As doenças que atingem o diafragma são as seguintes:

  • Eventração do diafragma ou diafragmática >É quando o diafragma invade o tórax.
  • Hérnia do diafragma ou diafragmática >Enfraquecimento ou ruptura do músculo do diafragma com conseqüente passagem total ou parcial do conteúdo do abdômen para o interior do tórax.

A presença de hemicúpula diafragmática elevada, com ou sem a identificação de alças intestinais ou do estômago herniados para cavidade torácica deve ser considerada como um sinal altamente suspeito de lesão diafragmática. Em contraste, um exame normal não exclui essa lesão.

Durante a expiração, ocorre o movimento inverso. O diafragma relaxa e sobe. Assim, aumenta a pressão intratorácica e expulsa o ar dos pulmões.

Pode ocorrer também por lesão após cirurgia cervical ou cardiotorácica ou por lesão de nascença que afete o nervo frênico , paralisando o diafragma em recém-nascidos e lactentes . Doenças como esclerose lateral amiotrófica, esclerose múltipla , distrofia muscular, etc.

Taquipneia (respiração rápida); Taquicardia; Ruídos respiratórios diminuídos ou ausentes; Ruídos intestinais na região do tórax.

O tratamento para a hérnia diafragmática é sempre cirúrgico. O procedimento, realizado com anestesia geral, tem o objetivo de reposicionar os órgãos na cavidade abdominal e fechar o orifício do músculo diafragma.

A ultrassonografia diafragmática é uma técnica útil para avaliar a anatomia e função do diafragma, especificamente a excursão e o espessamento diafragmático.

cirurgião torácico

As doenças do diafragma, que correspondem a paralisias, hérnias e tumores basicamente, são objeto de trabalho do cirurgião torácico, que busca definir a causa e a melhor forma de tratamento.

Diafragma causa a dor na lateral do abdômen durante o exercício físico.

Quando o diafragma se contrai e se move para baixo, a cavidade torácica se expande, reduzindo a pressão dentro dos pulmões. Para equilibrar a pressão, o ar entra nos pulmões. Quando o diafragma relaxa e volta para o lugar, a elasticidade dos pulmões e da parede torácica empurra o ar para fora dos pulmões.

Sintomas das hérnias diafragmática

  • Dificuldade para deglutir. A hérnia e o conteúdo herniário podem comprimir o esôfago, canal que conduz os alimentos da boca até o estômago. ...
  • Refluxo. ...
  • Dificuldade para respirar. ...
  • Taquicardia. ...
  • Sons respiratórios diminuídos ou ausentes.

A ruptura traumática do diafragma é uma condição incomum, resultante de impacto, com distorção da parede torácica, aumento da pressão intra-abdominal, e conseqüente lesão frênica(1). O diagnóstico pré-operatório das lesões do diafragma por trauma fechado, apesar de desejável, é difícil(2,3).

Isso porque como a dor desviada pode ser resultado de uma câimbra muscular no diafragma, alongar a região dolorida pode ajudar a aliviar as pontadas, pois o alongamento reduz a tensão no abdômen.

Os órgãos que podem herniar através do defeito incluem o estômago, cólon, omento, alças de delgado e fígado, nesta ordem de frequência14. A hemicúpula diafragmática direita geralmente é envolvida em 15% a 24% dos casos, a esquerda em 70% a 80%, sendo que em 5% a 8% o comprometimento é bilateral.