O que é eletricidade estática no cabelo?

Perguntado por: acavalcanti6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

O responsável por este acontecimento é a eletricidade estática. Esse fenômeno acontece quando ocorre um desequilíbrio eletrônico dos íons do cabelo, deixando-os em pé, o que gera ressecamento e um tipo diferente de frizz.

Por que os cabelos ficam elétricos? A primeira causa para isso é o frio. Isso também pode acontecer em consequência de lavar a cabeça muito frequentemente ou usar xampu em abundância. Por fim, há cabelos elétricos por natureza, principalmente quando os fios são muito finos.

A eletricidade estática é gerada pelo atrito do colchão com o corpo. Ela, por sua vez, eleva a produção do hormônio cortisol. O cortisol é muito importante no nosso dia a dia, especialmente para lidarmos com situações de pressão, mas é prejudicial ao sono. Ou seja, à noite é melhor evitá-lo.

Os fios são compostos por íons positivos e negativos, e quando há um desequilíbrio entre as cargas, ocorre um efeito de repulsão entre eles, que provoca o arrepiado. "A eletricidade estática ocorre com o acúmulo de elétrons no fio", afirma a hairstylist Neiva Paiva, da escola de cabeleireiros Pivot Point.

O efeito é conhecido e se parece com o frizz mas, na verdade, não passa de pura física: os cabelos ficam arrepiados e não há finalizador que dê jeito. O responsável por este acontecimento é a eletricidade estática.

A eletricidade estática é o processo de concentração de cargas elétricas em repouso que, a partir do contato ou aproximação com outro corpo se atrita e, transferindo carga para esse corpo, manifesta-se. Exemplo disso são as explosões que podem acontecer com materiais inflamáveis.

Se o ressecamento favorece o surgimento do frizz, o segredo é manter os cabelos hidratados. Uma vez por semana, aplique uma máscara concentrada no comprimento e enluve os fios cuidadosamente para que as substâncias penetrem com eficácia. Deixe o produto agir de 3 a 5 minutos e depois enxágue com água de morna ou fria.

Por mais que você goste de lavar os cabelos com água quente ou morna, é superimportante terminar o banho com um jato de água gelada nos fios. Enquanto a temperatura quente abre as cutículas do cabelo, a água gelada tem o poder de fechá-las, o que deixará seus fios mais protegidos e longe do frizz.

O atrito também é responsável pela maior tração dos fios enquanto se dorme e, consequentemente, da maior quantidade de fios de cabelo no travesseiro. Outro aspecto a ser considerado é a capacidade dos tecidos em absorver a umidade. Durante o sono, o corpo reduz a temperatura central, aumentando a da pele.

Isto ocorre porque o corpo humano é um bom condutor de eletricidade. Tem a capacidade de se carregar ao realizar apenas atividades diárias. No entanto, nos casos em que acumulamos muita energia, precisamos nos livrar dela para restaurar o equilíbrio.

A eletricidade estática se acumula quando os elétrons pulam para frente e para trás entre dois objetos que possuem cargas elétricas opostas. Se você atravessasse um piso acarpetado, estaria coletando muitos elétrons pelo caminho.

A eletricidade estática é um fenômeno científico que acontece quando os elétrons fluem entre dois corpos diferentes que foram aproximados ou tocados, gerando um excesso de cargas elétricas negativas na superfície de um dos corpos, até que elas sejam descarregadas em um corpo eletricamente neutro.

Níveis hormonais desiquilibrados são uma das principais causas de variação de textura dos cabelos. As variações a nível hormonal que acontecem no corpo da mulher são um dos principais motivos pelos quais os seus fios apresentam diversas texturas, sendo a gravidez um excelente exemplo disso.

A principal causa do frizz é a umidade do ar - ou seja, ele vai ser mais intenso em ambientes úmidos e tende a aumentar nos dias chuvosos. O que acontece é que, quando a umidade entra em contato com o cabelo seco ou danificado, surge uma eletricidade estática que faz com que alguns fios fiquem assim, arrepiados.

Você sabia que o cabelo também pode conduzir energia? E não apenas energia estática, uma das responsáveis pelo frizz, mas uma energia responsável pela vitalidade do corpo. A natureza é sábia colocou todos os pelos do nosso corpo por razões específicas.

Tomar banho, nadar, se molhar, pode efetivamente eliminar a acumulação de carga eletrostática da superfície corporal: ao aumentar a umidade ocorre uma liberação parcial de eletricidade estática facilmente.