O que é elementos de referência e construção textual?

Perguntado por: lreis . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

Explicou-se que elementos referenciais são aqueles termos ou formas de introdução, no texto, de novas entidades ou referentes; é quando se faz referência a alguém ou a coisas do próprio texto e nesse processo podem ser utilizados pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos ou expressões adverbiais; e referência é a ...

Os elementos de referenciação tem como objetivo evitar esta repetição de termos que já foram ditos no texto. Anáfora: expressão que retoma uma ideia anteriormente expressa (retrospectivo). É quando um termo que já foi dito é recuperado. A indústria automobilística não cresceu em 2019.

Trata-se de um recurso coesivo que ocorre quando um termo ou expressão que já foi citado no texto é retomado por meio de outro termo que o substitui. O que foi mencionado anteriormente é chamado de referente textual, enquanto o termo que o remete é denominado de correferente.

A construção textual é um processo que compreende uma estrutura linguística (coesão e coerência e tipologia textual) e uma estrutura extralinguística (contextualidade).

Os elementos da narrativa são recursos usados para detalhar acontecimentos de um texto narrativo. Os elementos da narrativa são enredo, tempo, narrador e personagens que ajudam a contextualizar uma história.

A referenciação faz parte do processo de organização global de um texto e, dentre esses processos, destacaremos aqueles que se dão por meio da anáfora e da catáfora. Resumidamente, podemos dizer que as anáforas dizem respeito ao resgate dos termos que foram previamente explicitados em um texto.

A referenciação é uma atividade discursiva que consiste na construção e reconstrução de objetos-de-discurso caracterizada pela retomada de elementos no texto. Este artigo analisa a referenciação realizada por meio de uso de expressões pronominais, adverbiais, sinônimos etc.

A textualidade possui sete fatores que ajudam a definir um texto: coesão e coerência, responsáveis por se relacionarem com os elementos estritamente linguísticos, e a intencionalidade, a aceitabilidade, a situacionalidade, a informatividade e a intertextualidade, que estão conectadas diretamente com fatores pragmáticos ...

Entre elas, podem ser apontados como conectores textuais:

  • As preposições.
  • Os pronomes (relativos e demonstrativos)
  • Os advérbios.
  • Os substantivos ou o léxico textual.
  • Os verbos.
  • Os sinais de pontuação.

As palavras que ligam ideias, frases, parágrafos e partes dentro de um texto são chamadas de organizadores textuais. A função dessas palavras é estabelecer a coesão dentro de um texto.

Existem 6 tipos de coesão referencial:

  • Anáfora.
  • Catáfora.
  • Substituição.
  • Repetição ou Reiteração.
  • Contiguidade.
  • Elipse.

Para fazer a referência de um livro conforme a ABNT, deve-se escrever: SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo. Edição. Local de publicação: Editora, data de publicação da obra.

Referência é o conjunto padronizado de elementos que identificam os documentos citados no trabalho. Deve-se indicar o(s) autor(es), pelo último sobrenome, em maiúsculas, seguido do(s) prenome(s) e outros sobrenomes, abreviado(s) ou não.

As referências devem ter os elementos obrigatórios:

  1. autor ou nome da organização;
  2. título da página ou matéria;
  3. local de publicação (se houver);
  4. dia, mês e ano de publicação (se houver);
  5. endereço eletrônico (entre os sinais <>), depois de “Disponível em:”;
  6. data de acesso ao site, depois de “Acesso em:”.