O que é elemento de coesão exemplos?

Perguntado por: ineves . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Também chamados de elementos de coesão, os elementos coesivos têm como função fazer uma ligação lógica entre palavras e/ou frases de um texto ou de evitar que determinadas palavras que já foram mencionadas sejam repetidas. Exemplos: 1. Estou juntando dinheiro, pois quero comprar um celular novo.

  • Coesão por referência. Não pare agora... ...
  • Coesão por substituição. São utilizadas palavras e expressões que retomam termos já enunciados, empregando assim aquilo que chamamos de anáfora. ...
  • Coesão por elipse. ...
  • Coesão por conjunção. ...
  • Coesão lexical.

Os elementos coesivos são responsáveis por conectar ideias e termos em uma sentença. Eles estabelecem a coesão em um texto, isto é, auxiliam na formação de uma estrutura textual clara e coerente.

Significado de Coeso
[Gramática] Que usa corretamente os aspectos gramaticais, conectando os elementos de um texto, deixando-o claro e compreensível: texto coeso. [Figurado] Que se dispõe de modo harmônico; ajustado. [Figurado] Que segue um princípio lógico; que possui nexo; coerente.

A coesão textual nada mais é do que a maneira como o autor do texto dispõe e organiza suas ideias e argumentos ao longo da redação. Ela diz respeito à utilização de palavras que compõem as frases e parágrafos de maneira a colaborar com a organização geral dessas ideias apresentadas.

Exemplos de coesão referencial em frases
- Vitória chorou. Ela não gosta de ser contrariada. Nesse caso, Vitória é o termo referente na oração. A cada vez que for preciso retomar esta palavra, pode-se usar termos parecidos ou sinônimos como o pronome “ela”, ou “a garota” ou outras opções desde que haja sentido.

Uma mensagem coesa apresenta ligações harmoniosas entre as partes do texto.

Ao começar o seu desenvolvimento, use conectivos entre os argumentos apresentados e, sempre que for preciso, faça uso da coesão referencial. Por fim, invista em termos conclusivos, como “em suma” e “portanto” para demonstrar o fechamento das ideias expostas.

Na coesão referencial, um elemento do texto retoma outro. Na coesão sequencial, há uma relação semântica entre partes de enunciados durante o sequenciamento de ideias.

A coesão obedece a três princípios: o princípio da não contradição; princípio da não tautologia e o princípio da relevância. V. Entre os mecanismos de coesão estão a referência, a substituição, a elipse, a conjunção e a coesão lexical.

A relação lógica e harmônica entre os elementos e as ideias de um texto são fundamentais para que ele seja coerente. Quando, por exemplo, a ordem das partes está errada, a escolha dos termos não têm sentido para o tema ou há frases fora do contexto, significa que não há coerência textual.

Coesão diz respeito ao uso de elementos linguísticos, como conjunções, pronomes e advérbios, para ligar as partes do texto. Já a coerência trata da formação lógica do texto, garantindo-lhe sentido com uma linguagem e sequência adequadas.

A coesão sequencial é um recurso utilizado ao longo da produção textual com o intuito de articular as ideias apresentadas pelo redator. Como o nome já sugere, esse é um mecanismo importante para dar uma “sequência” lógica a redação sendo, portanto, elemento fundamental para a coerência do texto.

Ou seja, a coesão se relaciona aos elementos que estabelecem uma ligação entre as palavras e as frases de um texto — a mensagem em si. A coerência, por sua vez, estabelece uma ligação lógica entre as ideias. Então, se refere ao significo da mensagem e não a estrutura das frases em si.

Resposta: As palavras em destaque (esse, este, aquela) são pronomes demonstrativos e são utilizados para fazer referência a algum termo que já foi dito no texto (anáfora) ou que ainda será apresentado (catáfora).

Exemplos de recursos coesivos
Pronomes relativos: que, a qual, o qual, cujo, quem, onde, etc. Advérbios: aqui, aí, lá, onde, assim, abaixo, adiante, fora, mais, menos, agora, logo, antes. Palavras denotativas: apenas, eis, ainda, só, afinal, agora, também, até, mesmo, inclusive, menos, exceto, fora, etc.

sabe, distinguem cinco mecanismos de coesão: referência (pessoal, demonstrativa, comparativa), substituição (nominal, ver- bal, frasal), elipse (nominal, verbal, frasal), conjunção (aditiva, adversativa, cau- sal, temporal, continuativa) e lexical (repetição, sinonímia, hiperonímia, uso de no- mes genericos; colocação) ...

“Um texto coeso vai direto ao ponto, sem rodeios desnecessários e não tem a mesma palavra constantemente repetida. A leitura progride de forma encadeada e o conteúdo ganha destaque sem ser ocultado por malabarismos linguísticos que atrapalhem sua compreensão”, explica Maurício.

São seis os tipos de coerência: sintática, semântica, temática, pragmática, estilística e genérica. Conhecê-los contribui para a escrita de uma boa redação. Conhecer os tipos de coerência pode ajudar na construção da coerência global de um texto, seja ele oral ou escrito.

Para que um texto seja entendido de forma correta, é preciso que exista uma coesão harmoniosa entre as várias partes. Essa conexão é feita por meio de estratégias, havendo assim vários elementos que contribuem para a coesão textual.

Catáfora. A catáfora, diferente da anáfora, antecipa o referente, ou seja, o referente textual surge após o elemento coesivo. Geralmente, ela é empregada por meio de pronomes demonstrativos e indefinidos. No exemplo acima, o correferente antecede o referente por meio da expressão "três coisas".