O que é elemento da linguagem?

Perguntado por: imoura . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

Toda linguagem é utilizada para comunicar algo a alguém. Sendo assim, considerando os elementos que constituem a comunicação (emissor, receptor, código, canal, mensagem e contexto), as funções dividem-se em: emotiva.

Os elementos visuais são os elementos básicos da linguagem visual, aquilo que vemos. Mas eles precisam estar dentro de um contexto para ganhar seu significado. Entre os vários elementos estão a cor, o ponto, a linha, a forma, o plano e a textura.

De acordo com o estudo de vários autores, podem-se identificar como principais elementos visuais: o ponto, a linha, a forma, o plano, a textura, e a cor.

Elementos da Linguagem

  • Elementos primitivos.
  • Combinações.
  • Avaliação de Combinações.
  • Definição de Funções.
  • Símbolos.

Estes elementos – ponto, linha, forma, cor, textura, tom, direção, escala, dimensão, movimento – são as bases, segundo Dondis (1997) para rabiscar, esboçar, desenhar, pintar, projetar, construir, esculpir ou gesti- cular, resultando numa imensa variedade de imagens.

Código: é o meio pelo qual se passa a mensagem: gestos, figuras, fala, escrita. Canal: é o meio pelo qual a mensagem circula. Contexto: é o meio no qual o receptor e emissor estão inseridos: situação, lugar.

Prótons, nêutrons e elétrons são os elementos básicos do átomo. O modelo de átomo estudado atualmente foi criado no início do século XX.

A linguagem pode ocorrer por intermédio de dois canais: o canal auditivo, englobando a fala e sua compreensão e o canal visual, necessário para a leitura e escrita, para os gestos e para a Língua de Sinais, utilizada pelos indivíduos surdos.

A criação de uma imagem para comunicar uma ideia pressupõe o uso de uma linguagem visual. Acredita-se que, assim como as pessoas podem "verbalizar" o seu pensamento, elas podem "visualizar" o mesmo.

Linha é a trajetória definida pelo movimento de um ponto no espaço; um conjunto de pontos que se sucedem uns aos outros, numa seqüência infinita; elemento visual que mostra direcionamentos, delimita e insinua formas, cria texturas, carrega em si a idéia de movimento.

Existem três formas básicas: o quadrado, o círculo e o triângulo equilátero.

Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, e seu número é reduzido: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento. Por poucos que sejam, são a matéria-prima de toda informação visual em termos de opções e combinações seletivas.

A linguagem verbal é aquela expressa através de palavras escritas ou faladas, ou seja, a linguagem verbalizada. Já a linguagem não verbal utiliza dos signos visuais para ser efetivada, por exemplo, as imagens nas placas e as cores na sinalização de trânsito. Vale ressaltar que ambas são modalidades comunicativas.

Hoje, o bom currículo da disciplina deve contemplar as quatro linguagens: artes visuais, música, teatro e dança - o que nem sempre é cumprido em virtude da formação dos professores, muitos deles especialistas em apenas uma das áreas.

Há seis funções da linguagem: referencial, fática, emotiva, poética, conativa e metalinguística.

Linguagem é um conjunto de formas organizadas usadas pelos indivíduos para se comunicar, por exemplo: as línguas faladas em todo o mundo são organizadas e utilizadas pelos seus falantes.

A linguagem é a capacidade que os seres humanos têm para produzir, desenvolver e compreender a língua e outras manifestações, como a pintura, a música e a dança. Já a língua é um conjunto organizado de elementos (sons e gestos) que possibilitam a comunicação.

Exemplos de linguagem verbal e não-verbal

  1. Linguagem verbal. Embalagens de produtos; Filmes; Palestras; Mensagens e e-mails; Livros; Poesias; Prosas; Sites; Telefonemas; ...
  2. Linguagem não-verbal. Bandeira; Buzina; Cores; Desenhos; Esculturas; Etiquetas com símbolos de instruções de lavagem; Figuras; Gestos/mímica; Imagens;

Atualmente são conhecidos 114 elementos, mas somente 92 deles são encontrados na natureza, sendo que 22 são sintéticos e podem se classificar em duas categorias: Cisurânicos: elementos sintetizados que possuem número atômico inferior a 92, por exemplo: Tecnécio (Tc), Frâncio (Fr), Astato (At).