O que é EJÓ no candomblé?

Perguntado por: aibrahim . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

O ejó, o fuxico feito, possibilita a circulação de informações, até mesmo das circunstâncias do sagrado, pela via não oficial, através da revelação de boca em boca – o denominado “correio nagô” – do que está acontecendo de novidade em determinado terreiro de candomblé.

Pessoa ou coisa desprezível.

Significado de eita lelê: Confusão, algo maluco que aconteceu.

Ojú, em iorubá, significa olho; Odé, em iorubá, significa caçador, uma das designações do orixá Oxóssi. Portanto, ojú odé significa os olhos do caçador.

Ówó = dinheiro. Osogiyan = uma qualidade de Osalá relacionado com o inhame novo.

Neca, ensina o Houaiss, não quer dizer nada, absolutamente nada, "coisa alguma", vem do latim 'nec' (não, nem). Pitibiriba não está no dicionário, mas na informalidade do Google é definido como bagatela, mixaria, titica, zero, bulhufas, o que não existe.

Então, “Fazer a Kátia” significa algo como fingir ser outra pessoa, não assumir quem se é verdadeiramente.

Da cultura Jeje, incorporamos ao nosso idioma: “faca” (do ewe faka) e “tijolo” (do ewe tijiló). Dos Bantos temos uma infinidade de palavras, tais como: angu, bandalafumangá, batuque, muamba, mandinga, mona, muqueca, fubá, cuenda e urucubaca.

Significado de ziguiriguidum: Tipo de macumba. Do Grego Zuiguiris, que significa : Magia da galinha...

No final do axexê, também se despacha o carrego – o conjunto de elementos que representavam uma determinada parte da pessoa. Nesse caso, o carrego deve ser jogado no mar, na mata ou no rio, dependendo do orixá da pessoa.

1. De formas ou feições agradáveis. 2. Perfeito, deleitoso.

Significado de osh: Quando acontecer algo de errado falam "osh".

Vixe e vige são interjeições usadas popularmente, principalmente na região nordeste. Expressam espanto, admiração, surpresa, susto, ironia, aborrecimento, repulsa, medo,… dependente do contexto em que são usadas.

substantivo masculino [Religião] Em rituais iorubas, refere-se às pessoas de quem se descende. [Religião] Em rituais de candomblé, título formal e respeitoso para denominar Oxalá. Pai de santo; babalaô. Etimologia (origem da palavra babá).