O que é educação formal exemplo?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 25 de maio de 2023
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A educação formal é aquela desenvolvida nas escolas, com conteúdos previamente demarcados; a informal como aquela que os indivíduos aprendem durante seu processo de socialização - na família, bairro, clube, amigos, etc., carregada de valores e cultura própria, de pertencimento e sentimentos herdados; e a educação não ...

Na educação formal, entre outros objetivos destacam-se os relativos ao ensino e aprendizagem de conteúdos historicamente sistematizados, normalizados por leis, dentre os quais destacam-se o de formar o indivíduo como um cidadão ativo, desenvolver habilidades e competências várias, desenvolver a criatividade, percepção, ...

Segundo o MEC, a educação formal é aquela que ocorre nos sistemas de ensino tradicionais; a não formal corresponde às iniciativas organizadas de aprendizagem que acontecem fora dos sistemas de ensino; enquanto a informal e a incidental são aquelas que ocorrem ao longo da vida.

A educação formal
É aquela desenvolvida nas escolas, com conteúdos previamente demarcados. A educação formal tem um espaço próprio para ocorrer. Ou seja, é institucionalizada e prevê conteúdos.

A educação não-formal organiza o processo de ensino e aprendizagem sem seguir vários requisitos formais, como por exemplo, pode ser realizada em qualquer ambiente, desde que apresente uma dinâmica diferente de aulas expositivas, não priorize a memorização e utilize ferramentas didáticas diversificadas e atrativas.

A aprendizagem formal é estruturada e orientada por currículos, com base em funções ou níveis fixados pela organização.

A família tem o dever e a responsabilidade de dar à criança a educação informal, sendo a escola a responsável pela educação formal.

Como conhecimento formal, consideram todo aprendizado transmitido na forma gradual e de maneira cronológica na instituição de ensino, ou seja, de acordo com a classificação dos conteúdos em relação a idade dos alunos.

RESPOSTA: A hierarquização das sociedades e o domínio da escrita contribuíram decisivamente para a elaboração da educação formal.

Segundo Gohn (2010), os espaços não formais podem ser classificados em duas categorias: institucionalizados e não institucionalizados. Zoológicos, museus, estação ciência, planetários são exemplos de espaços não formais institucionalizados.

A diferença da linguagem formal e informal está no contexto em que elas são utilizadas e na escolha das palavras e expressões usadas para comunicar. A linguagem formal está ligada ao uso das normas gramaticais, enquanto a linguagem informal é mais livre, sendo mais utilizada em situações cotidianas.

A educação informal é composta por todos os serviços educacionais oferecidos juntamente com ou em complemento à educação formal, para aqueles que nunca tiveram a oportunidade de ingressar no sistema de educação, bem como aqueles que estão em continuidade escolar ou mesmo aqueles que abandonaram a educação formal em ...

A linguagem formal e informal são variações da língua. A linguagem informal é usada em momentos com a família e amigos. Já com superiores hierárquicos devemos usar a linguagem formal. Dessa forma, concluímos que a linguagem formal e informal é aplicada em diferentes contextos.

Nesse tipo de avaliação, os interessados (alunos, professores e pais) sabem como e quando ela acontece. Além disso, esse estilo de avaliação comumente recebe um parecer em forma de nota, conceito ou menção, e é denominado como avaliação formal.

A educação não formal traz benefícios para a vida pessoal de cada ser humano. Por meio dela existe uma liberdade nos métodos de ensino e também para aprender. Desse modo, fica mais fácil atender às necessidades individuais, que são naturais de cada indivíduo.

Em outros termos, a Educação formal seria aquela ligada ao espaço escolar, e a não formal ocorre em ambientes fora da escola, como museus, centros de ciências e zoológicos (GOHN, 2006). Os espaços considerados não formais são ambientes fora da instituição escolar podendo ser classificados em institucionalizados ou não.

Ghanem e Trilla (2008, p. 33) definem educação não formal como: “[...] toda atividade organizada, sistemática, educativa, realizada fora do marco do sistema oficial, para facilitar determinados tipos de aprendizagem e subgrupos específicos da população, tanto adultos como infantis [...]”

A importância das aulas extracurriculares
As atividades extracurriculares são um elemento fundamental para o desenvolvimento cognitivo e social de crianças e adolescentes. Cada atividade promove novas nuances de conhecimentos para o aluno, além de desenvolvimento da criatividade e das habilidades interpessoais.

Paulo Freire diz o seguinte a respeito da Educação não formal: O homem não pode participar ativamente na história, na sociedade, na transformação da realidade se não for ajudado a tomar consciência da realidade e da sua própria capacidade de transformar...

A educação não-formal tem outros atributos: ela não é, organizada por séries/ idade/conteúdos; atua sobre aspectos subjetivos do grupo; trabalha e forma a cultura política de um grupo. Desenvolve laços de pertencimento.