O que é Síndrome Edemigenica?

Perguntado por: ebarros . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

O que é síndrome edemigênica e como ela se inicia? É um conjunto de sinais e sintomas caracterizado pelo excesso de líquido no corpo (edema), que pode ter origem em três principais órgãos: rim, coração e fígado.

SÍNDROME EDEMIGÊNICA O QUE É
Ou seja, a doença acontece quando existe um excesso de líquido preso nos tecidos do corpo. A síndrome edemigênica pode ser provocada pelo mau funcionamento dos rins, fígado ou coração. O tratamento dos edemas é feito com o uso de medicamentos para remover o excesso de líquido.

Um edema pode acontecer por diversos motivos, que vão desde o enfraquecimento da parede dos vasos sanguíneos, fazendo com que certos líquidos escapem dos vasos por meio de um processo de osmose, a até mesmo serem o resultado direto de um consumo excessivo de alimentos com sódio, causando uma retenção de líquido.

Será necessária a avaliação de um médico Oftalmologista para determinar se realmente há falta de lágrima e sinais de inflamação na córnea em decorrência desta secura. Se essas alterações se confirmarem, o paciente deve ser encaminhado a um Reumatologista para avaliação do diagnóstico da Síndrome de Sjogren (SS).

O diagnóstico da doença se dá através de exames de sangue como hemograma, FAN, fator reumatoide, eletroforese de proteínas, PCR, anticorpos mais comuns como anti-RO e anti-LA, exames oftalmológicos com testes de avaliação da lágrima e exames para avaliar a função das glândulas salivares, podendo ser solicitada biópsia.

síndrome edemigênica

Erasmo Carlos (1941-2022) e Pelé foram diagnosticados com a mesma doença: a síndrome edemigênica. Ela causa edema generalizado, ou seja, é capaz de deixar todo o corpo inchado em função do excesso de líquido preso nos tecidos.

Seu tratamento é sintomático e de suporte. O objetivo é reduzir o risco de complicações e preservar a qualidade de vida. Boca na seca – as medidas podem ser paliativas como beber pequenos goles de água em intervalos curtos durante o dia, mascar chicletes, pastilhas sem açúcar.

E quando devemos preocupar com um edema? Se a gestante iniciar picos pressóricos associados ao edema, esse merece preocupação. Pode se tratar de pré eclampsia. Se um membro desenvolve mais edema que outro, carece preocupação.

Se não for adequadamente tratado, o edema pode causar um inchaço cada vez mais doloroso, rigidez muscular ou articular, estiramento da pele , que pode tornar-se pruriginosa e desconfortável, aumento do risco de infecção na área inchada, diminuição da circulação sanguínea e da elasticidade das artérias , veias , ...

O inchaço é um sinal objetivo sendo visível pelo médico ou pelo próprio paciente, e muito comum em pacientes internados no CTI-A. Conceito: O edema é o acúmulo anormal de líquido no espaço intersticial (entre os tecidos).

Qual é a diferença entre lúpus e a síndrome de Sjögren? Tanto o lúpus quanto a síndrome de Sjögren são doenças autoimunes. Enquanto a síndrome de Sjögren ocasiona manifestações, principalmente nas glândulas salivares e lacrimais, o lúpus pode apresentar manifestações na pele e em outros órgãos, como rins.

Ou seja: o portador de Síndrome de Sjögren pode sim solicitar aposentadoria por invalidez. Entretanto, recomendamos que, para tanto, consulte um profissional da área para o auxiliar.

Alguns autocuidados podem ser de grande ajuda: usar lágrimas artificiais e/ou um lubrificante ocular, reduzir a exposição ao sol e ao vento, usar óculos de proteção quando sair ao ar livre, beber muito líquido, evitar respirar pela boca, usar pastilhas duras (sem açúcar) para aumentar o fluxo de saliva.

A síndrome de Sjogren (pronuncia-se “xegren”) é uma doença autoimune, ou seja, na qual o sistema imune, responsável pela defesa contra microorganismos invasores, acaba atacando as células do próprio corpo, nesse casos das glândulas salivares e lacrimais. Isso leva aos sintomas de boca seca e olho seco.

Prognóstico para síndrome de Sjögren
A síndrome de Sjögren é crônica. A saúde geral e a expectativa de vida não costumam ser afetadas em pacientes cujos únicos sintomas são xeroftalmia e xerostomia. Contudo, o prognóstico é menos favorável naqueles com envolvimento de órgãos sistêmicos.

Atividades físicas são indicadas porém quando estamos em período de crises é bom respeitar o próprio corpo e aguardar uma melhora para poder se esforçar. Agora, se você sentir que dá conta, pratique atividades leves e de menos impacto, por exemplo: natação, hidroginástica, pilates, yoga, caminhada leve. Tome água!

Continuar lendo O que é Edemigenica?