O que é edema e como é classificado?

Perguntado por: iconceicao2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

Edema é um síndroma caracterizado pelo acúmulo de líquido nos espaços intercelulares dos tecidos, especialmente no celular sub cutâneo, muitas vêzes acompanhado de hidrospsia das cavidades se rosas do corpo, de cunho local ou concernente a todo o organismo (anasarca).

O edema pode ocorrer em qualquer lugar do corpo, mas é mais comum nos pés e tornozelos, o que é conhecido como edema periférico. Outros tipos de edema são edema cerebral, edema pulmonar e edema macular , que afeta a mácula dos olhos .

Conceito: O edema é o acúmulo anormal de líquido no espaço intersticial (entre os tecidos). Ele é constituído por uma solução aquosa de sais e proteínas do plasma, cuja composição é variável. Quando o líquido se acumula em todo o corpo, caracteriza-se pelo edema generalizado (anasarca).

Edema e anasarca são terminologias que se referem ao acúmulo excessivo de líquido no corpo, mas têm algumas diferenças. Edema pode ser localizado, afetando apenas uma parte do corpo, ou generalizado, afetando várias partes ao mesmo tempo.

O Sinal de Cacifo ou Sinal de Godet é um sinal clínico avaliado por meio da pressão digital sobre a pele, por pelo menos 5 segundos, a fim de se evidenciar edema. É considerado positivo se a depressão (“cacifo”) formada não se desfizer imediatamente após a descompressão.

Já as principais causas de edema generalizado são: insuficiência cardíaca congestiva, hipertensão pulmonar, cirrose, doenças renais (síndrome nefrótica, síndrome nefrítica aguda, doença renal crônica), gestação (edema fisiológico e edema toxêmico), hipotireoidismo/ mixedema, desnutrição, edema iatrogênico (reposição ...

Edema é o nome que se dá ao inchaço localizado em alguma parte do corpo. As pernas são os locais onde mais frequentemente surgem os edemas, mas o inchaço pode ocorrer em qualquer ponto do corpo.

O principal sintoma do edema pulmonar é a dificuldade de respiração, no entanto, outros sintomas podem aparecer, como: suor frio, arritmia cardíaca, chiado ao respirar, dor no peito, extremidades azuladas ou arroxeadas, lábios roxos e palidez.

Retenção de líquido: conheça algumas dicas para diminuir o edema

  1. Potássio, magnésio e vitamina B6. Ingerir estes nutrientes ajuda a diminuir a retenção de líquidos. ...
  2. Beba água. ...
  3. Evite alimentos ricos em sódio. ...
  4. Modere no consumo de bebidas alcoólicas e industrializadas. ...
  5. Esticar as pernas para cima. ...
  6. Procure orientação médica.

Tipos de Edema Agudo de Pulmão (EAP)
Existem dois tipos diferentes de edema pulmonar em humanos: o edema pulmonar cardiogênico (também denominado hidrostático ou hemodinâmico) e o edema pulmonar não cardiogênico.

O termo médico para inchaço é edema. Os locais mais comuns do corpo onde as pessoas têm inchaço são os pés, pernas, mãos, braços e barriga. Nestes locais, o inchaço é muito desconfortável e pode ser um sinal de uma doença mais grave.

Edema periférico é o termo médico para inchaço dos pés e tornozelos, sendo causado por acúmulo de líquidos. O edema periférico é relativamente comum em idosos e gestantes.

Nos estágios iniciais do linfedema, quando o edema é leve e, na maioria das vezes podemos controlar através de tratamentos que estimulam o fluxo linfático, como: uso de meias de compressão; exercícios miolinfocinéticos e aeróbios; elevação do membro afetado.

Algumas Intervenções de Enfermagem com paciente em Anasarca

  • Avaliar o estado hídrico através de: ...
  • Limitar da ingesta hídrica ao volume prescrito;
  • Orientar ao paciente em relação à restrição hídrica;
  • Realizar ou incentivar a higiene oral frequente.
  • Estimular a realizar a fisioterapia motora para a melhora do edema.

Anasarca: edema generalizado.

Termos técnicos de enfermagem são todos aqueles traços da linguagem que permeiam a profissão. São utilizados para que os profissionais rapidamente possam se comunicar, assegurando que todos possam ter o entendimento pleno do que está sendo dito.