O que é eczema areolar?

Perguntado por: ilancastre . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

A Eczema areolar é uma inflamação na aréola e mamilo com descamação, exsudação e prurido. No geral bilateral, bordes indefinidos e responde à corticoides tópicos.

Também conhecido como dermatite atópica, o eczema atópico é o tipo mais comum na população. Ele é desencadeado por uma reação alérgica do indivíduo, gerando sinais de vermelhidão e coceira. Normalmente, é comum que este problema esteja ligado à presença de outras doenças como asma, rinite e bronquite.

Eczema é a inflamação da pele com sintomas de coceira, vermelhidão e descamação. Existem diferentes tipos de eczema, que variam de acordo com estadiamento da doença e o agente causal.

Os sintomas variam de acordo com a fase da doença, podendo ocorrer em três estágios: fase infantil (3 meses a 2 anos de idade), fase pré-puberal (2 a 12 anos de idade) e fase adulta (a partir de 12 anos de idade).

O eczema atópico é transmitido entre gerações: Isto porque contém uma componente hereditário. Se houver membros na sua família com eczema atópico, isso irá apenas significar que a sua pele é menos eficaz na produção de substâncias oleosas hidratantes, o que a irá deixar muito seca.

Eczema pode aparecer em qualquer lugar do corpo ou ficar limitado a uma determinada área. Em bebês, a erupção aparece frequentemente na face ou no couro cabeludo. Em adolescentes e jovens adultos, nos pés e nas mãos.

Para os dermatologistas, os três tipos de eczema são, na verdade, chamados de "dermatite": dermatite atópica (comumente chamada de eczema atópico), dermatite de contato irritativa (eczema de contato irritativo) e dermatite de contato alérgica (eczema de contato alérgico).

O eczema pode ser um reflexo do stress. Se tem ou se algum familiar seu tiver eczema, ou dermatite atópica, não há dúvida de que os fatores psicológicos podem desencadear o aparecimento ou exacerbar o eczema, causando surtos de muita comichão.

O maior problema de não se tratar a dermatite é que assim ela pode se tornar cada vez mais intensa e persistente. “No caso das dermatites de contato, podem ocorrer manifestações respiratórias após sucessivos episódios de contato com as substâncias que as provocam.

Dermatite grave pode causar infecções
As complicações são mais comuns nos pacientes em que a dermatite está em estágio grave. Uma delas é a neurodermatite, que apresenta inicialmente sintomas parecidos com a dermatite, mas a intensa coceira agrava os sintomas, gerando um problema cíclico.

Eczema é sinônimo de dermatite, mas é frequentemente usado, principalmente por profissionais que não são de saúde, para se referir a uma dermatite atópica (um tipo específico de dermatite).

Estudos clínicos mostram que pessoas com eczema que tomam probiótico diariamente podem ver uma redução na severidade da doença. Óleo de peixe, que é rico em ácidos graxos ômega-3, pode ajudar a reconstruir a pele e combater inflamações.

Evitar lavar constantemente as regiões afetadas; Usar sabonete neutro, sem perfume; Evitar a exposição a alimentos, objetos e ambientes que podem causar alergia, como locais cheios de poeira, por exemplo; Evitar, ao máximo, coçar as feridas e tomar cuidado com o atrito da toalha ao se enxugar após o banho.

NEBACETIN® é um medicamento indicado para o tratamento de infecções da pele e/ou de mucosas, causadas por diferentes bactérias, como por exemplo: nas “dobras” da pele, ao redor dos pelos, na parte de fora da orelha, nos furúnculos, nas lesões com pus, na acne infectada, nas feridas abertas (como úlceras na pele) e nas ...

O valerato de betametasona pomada é indicado para o tratamento de lesões inflamatórias da pele, tais como: eczemas (dermatite ou inflamação da pele); psoríase (placas avermelhadas e grossas com descamação branco prateada), exceto para psoríase disseminada (quando as lesões estão muito espalhadas pelo corpo);

O cetoconazol + dipropionato de betametasona é um medicamento para ser aplicado na pele. Age como anti-inflamatório (combate a inflamação) e contra a micose, infecção fúngica da pele que pode estar associada à inflamação.

Corticosteroides tópicos (cremes ou pomadas) de alta potência, tais como betametasona, triancinolona ou clobetasol, são a primeira linha de tratamento para o eczema numular. Os corticosteroides tópicos são aplicados uma ou duas vezes ao dia por duas a quatro semanas, ou até a resolução das lesões.

Continuar lendo Como se contrai eczema?