O que é ectopia atrial?

Perguntado por: oviana2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Define-se como ectopia ou extrassístole uma ativação prematura do coração, sendo sua origem mais frequente a ativação ectópica ventricular, seguida da de origem atrial. São responsáveis por grande parte dos sintomas de palpitação referidos pelos pacientes e do pulso irregular percebido no exame físico1,2.

O que significa atividade ectopica atrial isolada esporádica? O ritmo normal do sistema de condução cardíaco é o sinusal. Dependendo dos sintomas e das comorbidades associadas a ectopia atrial pode significar uma atividade momentânea desordenada do miocárdio atrial, sem repercussão clinica significativa.

Ectopias ventriculares: É uma arritmia muito comum observada no Holter.

Arritmias ventriculares
São arritmias graves, com frequências cardíacas muito elevadas e que podem cursar com Morte Súbita ou Síncope (desmaio). Na maior parte das vezes, surgem em pacientes com doença cardíaca prévia como enfarte agudo do miocárdio ou insuficiência cardíaca.

Arritmia ou palpitação é um distúrbio do ritmo cardíaco, que provoca a sensação de que o coração deixou de dar uma batida. Na maioria das vezes, se ocorre ocasionalmente, esse fato não tem consequências. Em alguns casos, porém, pode ser sinal de um problema mais grave.

Indica que o ritmo cardíaco está dentro do padrão – em geral, entre 50 e 100 batimentos por minuto. Mesmo com resultado normal, pode haver algum problema não detectado durante o exame de Holter 24 horas, principalmente se queixas como tonturas, palpitações e desmaios permanecerem.

Os ritmos desse tipo incluem a taquicardia ventricular (TV) e a fibrilação ventricular (FV). Ambas são arritmias que colocam a vida em risco e estão normalmente associadas a ataques cardíacos ou a cicatrizes do músculo cardíaco advindas de um ataque cardíaco prévio.

Sedentarismo, diabetes, sobrepeso e hereditariedade são fatores de risco para a doença. Procure seguir um estilo de vida saudável, com dieta balanceada e prática de atividades físicas para ajudar na prevenção da arritmia e de outros problemas cardiovasculares.

Quantas extrassístoles é normal em 24 horas? Na verdade, o ideal é que o paciente não apresente extrassístoles.

Chamamos de extrassístole ventricular os batimentos vindos do ventrículo. Quando três ou mais extrassístoles aparecem sequencialmente e apresentam frequência maior do que 100 batimentos por minuto, surge o quadro de arritmia ventricular.

Os batimentos de escape atrial são batimentos atriais ectópicos que ocorrem após pausas sinusais longas ou parada sinusal. Eles podem ser únicos ou múltiplos; batimentos de escape de foco único podem provocar um ritmo contínuo (denominado ritmo ectópico atrial).

No entanto, existem também taquiarritmias graves, que podem levar à morte. Entre elas, podemos citar a taquicardia ventricular. “Um tipo comum de taquiarritmia é a fibrilação atrial, que é a arritmia mais comum no dia-a-dia, principalmente entre os idosos”, explica o médico.

A extra-sístole pode provocar palpitações do tipo falha no batimento cardíaco. Quando aparece pré-síncope, síncope ou palpitações taquicárdicas, sugere-se a presença de outras arritmias associadas que devem ser investigadas.

O termo extrassístole significa uma batida extra do coração, podendo ocorrer tanto nas câmaras mais altas desse órgão (átrios), como nas câmaras mais baixas (ventrículos). As extrassístoles são, pois, batimentos isolados que ocorrem antes do que seria esperado.