O que é eCG em Eguas?

Perguntado por: lAvila . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.9 / 5 18 votos

A eCG é um hormônio glicoproteico produzido pelos cálices endometriais de éguas que se liga aos receptores de FSH e LH dos folículos. Esse mecanismo de ação promove maior crescimento do folículo, resultando em maior taxa de ovulação e melhor luteinização do corpo lúteo.

A gonadotrofina coriônica equina é um hormônio glicoproteico produzido quando há a formação dos cálices endometriais de éguas gestantes. Em éguas, este hormônio estimula a formação de corpos lúteos acessórios que irão manter os níveis adequados de progesterona enquanto não ocorre a sua produção através da placenta.

A eCG, quando administrada em fêmeas, cria condições para estimular o crescimento folicular e a ovulação, mesmo em fêmeas que tenham comprometimento na liberação de gonadotrofinas (Baruselli et al., 2008).

Eletrocardiograma (ECG) (código AMB: 4.01.01.01-0)

A Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) é o processo de inseminar uma fêmea com data marcada, no período da ovulação (induzida por métodos hormonais) independentemente da manifestação do cio, enquanto que na IA convencional os animais são inseminados após a observação do cio (natural ou induzido). 2.

Para interpretar o eletrocardiograma, calcule a frequência cardíaca, analise o ritmo cardíaco, faça o cálculo dos intervalos PR e QT, estabeleça o eixo elétrico e busque alterações no segmento ST. Por fim, verifique outras alterações eletrocardiográficas.

O eletrocardiograma é um exame simples e não invasivo que ajuda o cardiologista a avaliar como está o nosso coração. Normalmente, é solicitado em casos de emergência, como em suspeitas de infarto do miocárdio, ou quando a pessoa precisa avaliar a saúde do coração.

O paciente deve estar deitado e os eletrodos são posicionados no peito, nos punhos e nos tornozelos. Os equipamentos colocados no peito devem estar nas posições de V1 a V6, formando o plano horizontal para o registro da atividade elétrica do coração. O ECG dura de 5 a 15 minutos para ser concluído.

A eCG é um hormônio glicoproteico produzido pelos cálices endometriais de éguas que se liga aos receptores de FSH e LH dos folículos. Esse mecanismo de ação promove maior crescimento do folículo, resultando em maior taxa de ovulação e melhor luteinização do corpo lúteo.

Conhecendo a IATF
A base da IATF são os protocolos hormonais que, em resumo, se baseiam na utilização de hormônios específicos em dias previamente estabelecidos. O principal objetivo dos protocolos hormonais de IATF é sincronizar a onda folicular dos animais e, consequentemente, a ovulação.

GnRH é a sigla para hormônio liberador de gonadotrofina. É uma substância sintetizada pelo hipotálamo que estimula a glândula hipófise a liberar os hormônios folículo-estimulante e luteinizante, FSH e LH. Indiretamente, o GnRH é responsável por regular a atividade das glândulas sexuais, ou seja, das gônadas.

Diluição do produto: Frasco com 6000 UI de eCG e frasco com 30 mL de diluente estéril: Adicionar de 2 a 3 mL do diluente estéril no frasco contendo o liofilizado de 6000 UI de eCG, homogeneizar e devolver o volume com o liofilizado ao frasco de diluente. Repetir o procedimento, caso necessário.

O eCG precisa ser conservado na geladeira numa temperatura entre 2ºC a 8ºC, fora do alcance da luz solar forte, de crianças e animais domésticos. Após a diluição, o produto deve ser mantido congelado, para ser usado posteriormente.

Segmento ST:
É um segmento marcado do fim do COMPLEXO QRS ao fim da ONDA T. Representa o intervalo entre o fim da despolarização ventricular e o início da repolarização ventricular. É comparável à linha de base (intervalo PR) para verificar se o mesmo se encontra nivelado, ou seja, normal.