O que é e qual a importância da filosofia?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

A Filosofia permite ao ser humano compreender melhor a si mesmo, a sociedade e o mundo que o cerca, estimulando uma maior autonomia do pensar, agir e se comportar. A partir dela, e ao longo de séculos, foram e são fundamentados projetos, pesquisas, produções científicas, artísticas e culturais.

A filosofia nos possibilita não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os valores e os comportamentos, sem antes ter investigado, problematizado, analisado, refletido e compreendido.

A Filosofia é um ramo do saber que procura entender os conceitos ou as essências de tudo o que existe no mundo, criando, assim, as definições conceituais. Os conceitos, que nascem daquelas definições, são, por sua vez, significados complexos que movimentam problemáticas.

Filosofar nos permite ampliar e aprofundar o nosso olhar, os nossos valores e os princípios que nos guiam em nossa jornada pessoal de autoconhecimento e autorrealização. Assim, saiba que quando você estiver interagindo com as pessoas, poderá aplicar a filosofia em vários momentos.

A filosofia surge na Grécia no período compreendido entre o final do século VII a.C e o início do século VI a.C. e foi a maneira pela qual os gregos antigos encontraram para explicar o mundo, os fenômenos e os acontecimentos de maneira racional.

É um processo de fetichismo capaz de descaracterizar todo o pensamento do autor estudado, comprometendo assim o estudo de sua filosofia.

A filosofia não só nos ajuda a ver o mundo de maneira diferente, mas também pode mudar a forma como interagimos com ele. De como podemos ajudar os outros até como enfrentar a morte, ou se devemos tuitar com raiva.

A Filosofia em especial, leva o aluno à oportunidade de desenvolver um pensamento independente e crítico, ou seja, permite a ele experimentar um pensar individual. Sabe-se que cada disciplina apresenta suas próprias características, bem como auxilia a desenvolver habilidades específicas do pensamento que é abordado.

Ela se torna a principal responsável por levantar questionamentos sobre as diversas correntes filosóficas e a sua aplicabilidade nas questões atuais. Ela precisa se colocar como a fonte de diálogo que pensará os novos rumos políticos, sociais e educacionais da nação.

O QUÊ É FILOSOFIA? A palavra Filosofia é de origem grega, e significa “amor à sabedoria”. Filosofar quer dizer refletir sobre questões fundamentais da vida humana porque quem o faz sente que precisa de uma resposta a essas questões para viver melhor.

Qual a importância do conhecimento filosófico? A grande importância desse tipo de conhecimento é desenvolver a capacidade das pessoas refletirem e raciocinarem sobre as questões de existência. Já que a Filosofia “serve para refletir sobre a vida, sobre o ser humano.

1) filosofia antiga; 2) filosofia medieval; 3) filosofia moderna; 4) filosofia contemporânea.

5 motivos para estudar filosofia

  • 1) Raciocínio lógico. A filosofia é baseada na argumentação. ...
  • 2) Poder de reflexão. É essencial para qualquer ser humano saber refletir sobre os princípios que podem moldar sua conduta e visão de mundo. ...
  • 3) Pensamento crítico. ...
  • 4) Criatividade. ...
  • 5) Capacidade de argumentação.

Considerado como o pai da filosofia ocidental, Sócrates foi um filósofo da Grécia Antiga, contemporâneo da Antiguidade Clássica, nascido em Atenas, no ano de 469 a.C. Isso significa que ele estava no ápice da democracia original, em um contexto de muitos debates políticos.

Tales de Mileto

O primeiro filósofo foi Tales de Mileto. Tales acreditava que a primeira substância era a água, a água era a origem única de todas as coisas. Ele acreditava que era possível ver a água em tudo. Se tudo era água, tudo era um por conclusão lógica.

São quatro estes requisitos: rigorosidade, criticidade, totalidade e radicalidade. Estas quatro características ou requisitos formam a condição de possibilidade da filosofia. Vejamos então um pouco mais detalhadamente cada uma destas características.

O ensino de filosofia deve ser produção de filosofia como o fazem os filósofos, portanto o professor de filosofia deve ser filósofo. O ensino da disciplina filosófica no pensamento leva à criação de parâmetros filosóficos para o jovem criar a si e ao mundo de forma original e autônoma. Palavras-chave: Ensino.

A Filosofia da Educação como disciplina pode proporcionar reflexões aos professores sobre a importância de rever e compreender suas próprias concepções, permitindo repensar sobre suas práticas pedagógicas.