O que e e quais são os tipos de radiação?

Perguntado por: rrosa2 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

As radiações electromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. As radiações sob a forma de partículas, com massa, carga eléctrica, carga magnética mais comuns são os feixes de elétrons, os feixes de prótrons, radiação beta, radiação alfa.

a) Radiações não ionizantes

  • Infravermelho (Produzida em um ferro de passar)
  • Ultravioleta (Produzida pelo sol)
  • Micro-ondas (presente em um aparelho de micro-ondas doméstico)
  • Luz visível (produzida em lâmpadas comuns, por exemplo)
  • Ondas de rádio (produzida em aparelhos de som, por exemplo)

Existem as partículas alfa, que geralmente não conseguem ultrapassar a pele de uma pessoa. são praticamente inofensivas. Já as partículas beta são capazes de atingir cerca de um centímetro na pele e podem causar queimaduras. Os raios gama são os mais perigosos.

Radiações Alfa, Beta e Gama.

As radiações podem ser divididas em dois grandes grupos: as radiações não ionizantes e as ionizantes.

Ela é a energia que viaja sob a forma de partículas de alta velocidade (radiação de partículas) ou ondas (radiação eletromagnética). A radiação de partículas ocorre quando um átomo instável (ou radioativo) se desintegra. A radiação eletromagnética (EM), por outro lado, não tem massa e viaja pelas ondas.

Segundo ele, os elementos na natureza emitem três tipos de radiação: alfa, beta e ondas eletromagnéticas gama.

A radiação solar é composta pelo infravermelho, espectro visível e ultravioleta. Esta última faixa é constituída de 3 faixas de comprimento de onda: UVC, UVB e UVA, sendo que a faixa de radiação ultravioleta que se propaga no ar tem comprimento de onda entre 200 e 400nm.

As radiações ionizantes são aquelas que têm energia suficiente para remover dos átomos, elétrons firmemente dispostos, criando então os íons. Têm energia suficiente para danificar o DNA das células e causar câncer. Elas podem ser classificadas com não evitáveis (naturais) e evitáveis (não naturais).

No geral, as radiações são divididas em dois tipos:

  • não ionizantes: possuem baixa frequência e não costumam causar danos graves ao corpo, exceto em exposição prolongada e intensa. ...
  • ionizantes: ao entrar em contato com um objeto, elas fazem com que ele fique eletricamente carregado, sendo mais perigosas.

O corpo humano emite radiação no domínio do infravermelho, ao qual os nossos olhos não são sensíveis, mas que pode ser detectada com sensores apropriados.

Gama: a falta de partículas em sua composição faz com que essa energia seja o tipo de radiação mais perigoso que existe. Ela possui uma enorme capacidade de penetração, podendo causar malformações nas células do corpo humano.

A radiação nuclear é a desintegração de elementos radioativos que se propagam a partir da emissão de ondas eletromagnéticas.

As radiações naturais são as existentes no meio em que vivemos; provêm da Terra e do espaço exterior. Na Terra há minerais que emitem radiações e do espaço exterior nos chegam as radiações provenientes do Sol e das estrelas. Entre as substâncias emissoras de radiações estão o urânio, o tório e o rádio.