O que é e para que serve Nipride?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

Nipride® é indicado para estimular o débito cardíaco e para reduzir as necessidades de oxigênio do miocárdio na insuficiência cardíaca secundária ao infarto agudo do miocárdio bem como na doença valvular mitral e aórtica e na cardiomiopatia, incluindo tratamento intra e pós-operatório de pacientes submetidos a cirurgia ...

Nitroprussiato de sódio é um potente vasodilatador de administração parenteral com ação rápida e de curta duração, sendo bastante eficaz em emergências hipertensivas e no tratamento de pacientes com insuficiência cardíaca aguda descompensada.

Recomenda-se que a infusão seja feita através de equipo com bomba de infusão, de preferência volumétrica, ou regulador de microgotas.

Náuseas, vômitos, sudorese, vertigem, apreensão, tremores musculares, desconforto retroesternal e dor abdominal; Respiratório: hipóxia; Hematológicas: metemoglobinemia; Diversas: flushing, estrias venosas, irritação no local de infusão.

Para tal feito, utiliza-se drogas endovenosas, tais como Nitroprussiato de sódio (Nipride® – potente vasodilatador arterial e venoso sistêmico) e a Nitroglicerina (Tridil® – potente venodilatador e vasodilatador coronariano). Pode-se utilizar, ainda, o Metoprolol ou Esmolol endovenosos!

Cuidados: pode diluir em Soro Glicosado 5% (preferencialmente) ou em Soro Fisiológico 0,9%.

O Nitroprusseto de Sódio é considerado como fármaco de escolha para o tratamento da hipertensão aguda no pósoperatório, especialmente pós-cirurgia cardíaca. Em situações de emergência hipertensiva o nitroprusseto apresenta eficácia comparada à nitroglicerina na melhora da pressão de enchimento ventricular esquerdo.

As drogas vasoativas são fundamentais para o tratamento de qualquer tipo de choque circulatório que possa ocorrer com um paciente, sobretudo porque induzem ao aumento do débito cardíaco e, ainda, melhoram a oferta de oxigênio no sangue.

Resultados: A maioria dos estudos destacou que o uso das drogas vasoativas causa efeitos adversos, como arritmias, o aumento do risco de lesão por pressão e o aumento da mortalidade dos pacientes.

O TRIDIL® (nitroglicerina) é indicado para tratamento de hipertensão pré-operatória; para controle de insuficiência cardíaca congestiva, no ajuste do infarto agudo do miocárdio, para tratamento de angina pectoris em pacientes que não respondem à nitroglicerina sublingual e betabloqueadores e para indução de hipotensão ...

A dobutamina tende a diminuir a pressão venosa central e a pressão arterial sistêmica, quando houver hipovolemia associada e a pressão capilar pulmonar por meio de suas propriedades vasodilatadoras1. O débito urinário é aumentado, pois ocorre aumento do débito cardíaco e melhora da perfusão sistêmica.

É um medicamento chamado de vasodilatador porque dilata os vasos sanguíneos do corpo. Este medicamento é utilizado para baixar a pressão arterial, melhorar a circulação do sangue no coração em casos de dor no peito, infarto do coração ou insuficiência cardíaca.

Drogas Vasoativas

  • As catecolaminas: epinefrina (adrenalina), dopamina, dobutamina, norepinefrina (noradrenalina);
  • Os vasodilatadores: nitroglicerina (tridil), nitroprussiato de sódio.

O TRIDIL® é contraindicado em: - Pacientes alérgicos à nitroglicerina ou aos componentes da fórmula; - Uso associado com inibidores de fosfodiesterase-5 (PDE-5) como sildenafila, tadalafila, vardenafila ou lodenafila; - Glaucoma de ângulo fechado; - Traumatismo craniano ou hemorragia cerebral (por elevação da pressão ...

Interessante notar que ao contrário do pensamento de muitos, o Nitroprussiato tem efeito maior como dilatador arterial, enquanto a nitroglicerina como venodilatador, mesmo esta sendo rotineiramente indicada na SCA.

Quais são os cuidados que o profissional de enfermagem deve ter ao administrar a droga nitroprussiato de sódio? Administrar em soro fisiológico 0,9%, em 50 ml, em 1 hora. Controlar rigorosamente o gotejamento em bomba de infusão.

As drogas vasoativas mais utilizadas são as catecolaminas e, dentre elas, destacam-se a adrenalina, a dopamina, a dopexamina, a dobutamina, o isoproterenol e a noradrenalina. Dispõem-se os vasodilatadores também, como o nitroprussiato de sódio.

Um agente vasopressor é um remédio que faz a pressão sanguínea aumentar. Há seis tipos de vasopressoras disponíveis e que são usadas com sucesso para aumentar a pressão e reverter a falha circulatória em paciente que estão em terapia intensiva.

Noradrenalina na UTI
Como dito, a noradrenalina é um importante vasoconstritor. Assim, é muitas vezes utilizada na UTI no tratamento de pacientes em choque, por exemplo, quando ocorre um desequilíbrio na oxigenação celular. Existem vários tipos de choques.

Entre os cuidados de enfermagem à pacientes em uso de dragas vasoativas estão: estabelecer critérios de diluição das drogas por meio de protocolos institucionais; observar aspecto da solução antes e durante a administração; administrar em bomba de infusão; manter cuidados com o acesso venoso que deverá ser central; ...