O que é e para que serve a filosofia?

Perguntado por: lcosta9 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Para que serve a Filosofia? Por meio de argumentos que utilizam a razão e a lógica, a filosofia busca compreender o pensamento humano e os conhecimentos desenvolvidos pelas sociedades. A filosofia foi essencial para o surgimento de uma atitude crítica sobre o mundo e os homens.

A Filosofia é uma área do conhecimento que coloca em questão o próprio conhecimento. Os filósofos, desde a Antiguidade, tentaram entender o mundo e tudo o que há nele, seja concreto, seja abstrato, de maneira conceitual.

Filosofia de vida é a expressão que serve para descrever um conjunto de ideias ou atitudes que fazem parte da vida de um indivíduo ou grupo. A filosofia de vida também pode ser definida por uma conduta que rege a forma de viver de uma pessoa.

Estudar essa área significa considerar diferentes argumentos e avaliar a validade de cada um deles. Treinar sua mente para pensar crítica e analiticamente é um dos muitos benefícios de escolhê-la, pois pode ajudar em sua própria vida ao tomar decisões e avaliar seus próprios valores.

Compreender-Refletir o Mundo
Para ela, não há campo da humanidade que não possa passar por seu crivo crítico. Assim, seu papel na atualidade é, também, pensar âmbitos como a sociedade, a política, as relações com a técnica e a ciência, a religião, a arte, a educação e a história.

Filosofar nos permite ampliar e aprofundar o nosso olhar, os nossos valores e os princípios que nos guiam em nossa jornada pessoal de autoconhecimento e autorrealização. Assim, saiba que quando você estiver interagindo com as pessoas, poderá aplicar a filosofia em vários momentos.

O conhecimento é a capacidade humana de entender, apreender e compreender as coisas, além disso ele pode ser aplicado, criando e experimentando o novo. O conhecimento é a capacidade humana de apreender algo. A partir do que for apreendido, pode-se criar, como fazem as ciências e as artes.

A filosofia se preocupa com a construção de conceitos que irão servir de base para diversas áreas do conhecimento. Assim, é tarefa da filosofia criar e desenvolver conceitos, sendo um campo do conhecimento que tem como objetivo a produção de conhecimento.

A filosofia busca entender o ser humano e a forma como ele reproduz seus conhecimentos e pensamentos em sociedade. Assim, é a filosofia a responsável por explicar e entender a maneira como as pessoas e certos conceitos sociais funcionam, além de tentar explicar questões básicas da existência.

O principal foco da filosofia é a busca pelo conhecimento e compreensão do mundo e da existência humana. Ela busca responder questões fundamentais sobre a natureza da realidade, a origem do conhecimento, a ética, a moral, a política, entre outros temas.

Sendo assim, ela serve para questionar qualquer coisa, inclusive si mesma, por meio de uma atitude crítica e reflexiva. É, simplesmente, a busca por conhecimento que move o ser humano. Como consequência, a filosofia ajuda na criação de conceitos que serão muito importantes para outras áreas, como a ciência.

A filosofia surge na Grécia no período compreendido entre o final do século VII a.C e o início do século VI a.C. e foi a maneira pela qual os gregos antigos encontraram para explicar o mundo, os fenômenos e os acontecimentos de maneira racional.

São quatro estes requisitos: rigorosidade, criticidade, totalidade e radicalidade. Estas quatro características ou requisitos formam a condição de possibilidade da filosofia. Vejamos então um pouco mais detalhadamente cada uma destas características.

Sócrates

Sócrates (470 a.C.-399 a.C.) foi um filósofo grego, mesmo não sendo o primeiro filósofo da história, é reconhecido como o "pai da filosofia" por representar o grande marco da filosofia ocidental.

A filosofia quer encontrar o significado mais profundo dos fenômenos. Não basta saber como funcionam, mas o que significam na ordem geral do mundo humano. A filosofia emite juízos de valor ao julgar cada fato, cada ação em relação ao todo. A filosofia vai além daquilo que é, para propor como poderia ser.

A importância de uma base filosófica para a formação escolar individual. A principal contribuição da Filosofia na sala de aula é estimular o aluno a pensar por si só, já que essa habilidade é essencial para que ele desenvolva a autonomia e o protagonismo da própria vida.

1) filosofia antiga; 2) filosofia medieval; 3) filosofia moderna; 4) filosofia contemporânea.

Além disso, o filósofo analisa as obras e o pensamento de grandes autores e correntes da Filosofia, refletindo sobre as diferentes interpretações das questões políticas, éticas, morais, metafísicas e políticas da sociedade, teorizando também sobre conceitos abstratos como tempo, espaço, verdade, amor e Deus.