O que é e para que serve a bauxita?

Perguntado por: orodrigues3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

A bauxita é a fonte natural do alumínio, o terceiro elemento em abundância na crosta terrestre, depois do oxigênio e do silício. Mesmo com sua elevada abundância, não há notícias acerca da ocorrência de alumínio metálico na natureza.

A maior parte da extração mundial de bauxita (aproximadamente 85%) é usada como matéria-prima para a fabricação de alumínio, por lixiviação química, método conhecido como processo Bayer.

Do total da bauxita comercial em geral cerca de 90% é usada para a produção metalúrgica da cadeia do alumínio (alumina e alumínio primário), e o restante 10% usadas para outros fins, como refratário, abrasivo, cimentos argilosos, química (sulfato de alumínio) e outros.

O Pará é o maior produtor nacional de bauxita, representando 85% da produção brasileira do minério. Minas Gerais aparece em segundo, com 14%. Boa parte da produção paraense é extraída das minas localizadas nos municípios de Oriximiná e Juruti, no oeste do Pará.

A produção começa com a matéria-prima bauxita, uma rocha que é lavrada a poucos metros abaixo do solo. Ao chegar à usina, a bauxita é lavada para eliminar a argila e britada, antes de ser transportada para o refino. No refinamento, é extraída a alumina ou o óxido de alumínio.

A Austrália, o Brasil, a China e a Índia são os maiores produtores mun- diais de bauxita [USGS (2010)]. A Guiné e a Jamaica, apesar de possuírem significativas reservas, não têm grande volume de produção. A Alcoa e a Rio Tinto Alcan são as principais produtoras de bauxita do mercado.

O preço médio realizado foi de US$ 276 a tonelada, na London Metal Exchange (LME). A MRN forneceu 8,68 milhões de toneladas de bauxita para a Hydro no ano passado, praticamente o mesmo volume do ano anterior.

A obtenção do alumínio é feita a partir do mineral bauxita, o processo se dá em três etapas: Mineração, Refinaria e Redução. Mineração: A bauxita contém de 35% a 55% de óxido de alumínio, este mineral é extraído da natureza e através dele se obtém a Alumina (produto intermediário que leva à produção de Alumínio).

A região que se destaca na produção de substâncias minerais no Norte é a Serra de Carajás e Oriximiná, localizada no estado do Pará. Esta região abriga a maior jazida de minério de ferro explorada no mundo.

bauxita

O alumínio é obtido a partir da bauxita, um minério encontrado em três principais grupos climáticos: Mediterrâneo, Tropical e Subtropical. A bauxita deve apresentar no mínimo 30% de óxido de alumínio (Al2O3) aproveitável para que a produção seja economicamente viável.

O consumo doméstico de bauxita somou 24705,9 mil toneladas, das quais, mais de 97% foram destinados à produção de alumina. As exportações do minério praticamente se mantiveram, atingindo 6860,7 mil toneladas. Os Estados Unidos foram o principal destino – 43% do total –, seguidos do Canadá, 27% e Irlanda, 23%.

A lavra da bauxita segue o método strip mining, no qual grandes tiras de terra são mineradas e recuperadas em sequência. “Você faz uma linha e vai minerando. Quando termina, pega a cobertura vegetal e inverte. Hoje, o Brasil é um para um em área minerada e área reabilitada”, explica.

A Guiné que é o país com maior reserva mundial de bauxita e um dos maiores produtores alterou seu código de mineração para atrair mais investimentos no setor.

Estados Unidos

Os Estados Unidos são o maior produtor de alumínio. Em seguida, destacam-se Rússia, China, Canadá, Austrália e Brasil, que juntos produziram 15,2 milhões de t, o que representa 62% da produção mundial.

minério de Carajás

O minério de Carajás é considerado o minério de ferro de melhor qualidade do mundo, sendo este um dos fatores que garante destaque para a commodity no país.

A principal produção mineral de alumínio do país está justamente na região Norte, nos complexos minerais do projeto trombetas, Alunorte e Albrás.

A bauxita é a fonte natural do alumínio, o terceiro elemento em abundância na crosta terrestre, depois do oxigênio e do silício.

Quando o alumínio é produzido a partir da bauxita, o gasto de energia para produzi-lo é de 15 kWh/kg.

Uma das líderes mundiais na produção de bauxita, a Mineração Rio do Norte (MRN) atua na região do Rio Trombetas desde a década de 1970.