O que é e o que estuda a filosofia?

Perguntado por: uconceicao . Última atualização: 1 de março de 2023
4.5 / 5 20 votos

Filosofia é um campo do conhecimento que estuda a existência humana e o saber por meio da análise racional. Do grego, o termo filosofia significa “amor ao conhecimento”. Segundo o filósofo Gilles Deleuze (1925-1995), a filosofia é a disciplina responsável pela criação de conceitos.

O estudo da filosofia colabora na formação do pensamento a partir do próprio conceito de pensar, nos ensinando a pensar, questionar, e a criticar, além de entender, elaborar, e expor argumentos.

O curso de Filosofia procura desenvolver nos estudantes um estilo diferente de pensar e articular consciência crítica a respeito dos principais temas da área: razão, realidades sociais, cultura, história, conhecimento, política.

A Filosofia é a ciência que estuda as questões fundamentais sobre a existência, o conhecimento, valores, a razão e as mais diversas linguagens humanas. É uma ciência que se empenha em explicar o ser humano e suas obras a partir de aspectos culturais e intelectuais que o rodeiam.

CONTEÚDO DESTE POST

  • Epistemologia.
  • Ética.
  • Política.
  • Filosofia da história.
  • Estética.
  • Metafísica.
  • Lógica.

Compreender-Refletir o Mundo
Assim, seu papel na atualidade é, também, pensar âmbitos como a sociedade, a política, as relações com a técnica e a ciência, a religião, a arte, a educação e a história.

Tales de Mileto

Em cada momento histórico, os filósofos se dedicaram, portanto, a algum assunto. Tales de Mileto é considerado o primeiro filósofo, o pai da filosofia.

A filosofia, como expoente do conhecimento racional pensado de maneira sistemática, surgiu na Grécia em meados do século VI a.C. e surge da necessidade que os gregos tinham de explicar o mundo, os acontecimentos naturais e a relação entre os humanos e a natureza a partir do uso ordenado e sistemático da racionalidade.

O filósofo é um profissional que se dedica à análise da existência humana e seus fundamentos. Dessa forma, ele pode atuar como consultor em diversos projetos, principalmente aqueles voltados para a mudança social, nos mais diferentes contextos.

3 – Conhecimento filosófico
É um conhecimento pragmático cujo principal objetivo é encontrar explicações para os fenômenos aos quais estamos sujeitos. Alguns exemplos de conhecimento filosófico são questões referentes à existência ou não da vida após a morte ou à razão de estarmos aqui.

  • filosofia antiga;
  • filosofia medieval;
  • filosofia moderna;
  • filosofia contemporânea.

A Filosofia é uma forma do pensamento se desdobrar sobre si mesmo. De maneira conceitual e abstrata, a Filosofia preza, muitas vezes, por um rigor metodológico parecido com o rigor científico. Outras vezes, utiliza-se de novas perspectivas próprias de cada pensador e de cada trabalho filosófico desenvolvido.

O conhecimento filosófico é um conhecimento racional, que tem como base questionamentos sobre questões da existência humana. Ou seja: esse tipo de conhecimento se caracteriza pelo esforço em questionar os problemas da vida humana, a partir da razão e da lógica.

O conhecimento filosófico, desde a sua origem, é marcado por várias características, como a racionalidade, o questionamento, o uso de conceitos, a transmissão pelo diálogo, o desenvolvimento da reflexão crítica, entre outras.

Temos ao menos três eixos em torno dos quais podemos construir um currículo de Filosofia: um eixo histórico, um eixo temático e um eixo problemático.

Os principais temas abordados pela filosofia são a existência humana, fenômenos natural, a mente humana, a verdade e os valores morais. A filosofia busca, por meio de uma análise complexa da racionalidade, entender a existência humana.

Três gonzos se articulam e seguram a filosofia: CONHECIMENTO, VALORES e AÇÃO.