O que é driver de áudio genérico?

Perguntado por: ireis . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 16 votos

Um driver genérico fornecido pela Intel® é uma versão do driver que não é personalizada para variantes específicas de hardware vendidas por diferentes fabricantes de computadores. Quando disponível, a Intel recomenda o uso de drivers do fabricante do seu computador.

Como usar o Gerenciador de Dispositivos
Se preferir, digite gerenciador de dispositivos diretamente na barra de busca Cortana. Clique em Controladores de som, vídeo e jogos, depois clique com o botão direito do mouse na sua placa de áudio e, em seguida, clique em Propriedades. Clique na aba Driver.

A ferramenta Verificador de Driver está incluída em todas as versões do Windows desde o Windows 2000. Ele é usado para detectar e solucionar muitos problemas de driver que são conhecidos por causar corrupção do sistema, falhas ou outro comportamento imprevisível.

Se você baixar e instalar esse driver, vai acabar instalando um vírus ou um software mal-intencionado em seu computador. Por isso, apenas baixe drivers do site oficial do fabricante, para nunca ter este tipo de problema.

De forma simples, o driver é um pequeno programa que permite que o sistema operacional do computador possa se comunicar com o dispositivo conectado a ele. Basicamente faz com que um mouse, uma impressora e outros componentes possam ser interpretados pelo sistema e realizem suas ações da forma correta.

O driver de áudio é o software que ajuda o sistema operacional a se comunicar com dispositivos de áudio, como placas de som e alto-falantes.

Driver é o nome dado ao sistema formado por um imã, bobina e diafragma, que transforma sinais elétricos em ondas sonoras. Sua função é reproduzir sons médios e agudos, mas atinge uma faixa de frequência diferente, bem mais baixa, entre 300hz até 6khz.

Quais drivers devo atualizar regularmente? Você deve atualizar regularmente os drivers principais que seu computador usa todos os dias. Isso inclui drivers do Windows, de áudio, de vídeo e de rede.

Passo 01: Verifique se caixas de som ou fones de ouvido não estão conectados na entrada errada. Passo 02: Verifique se os níveis de energia e volume estão nos níveis máximos. Passo 03: Se a caixa de som ou o fone de ouvido tiverem controles próprios de volume, verifique-os também.

Acesse o site: Realtek, selecione o drive específico para o Windows 10, aceite os termos e faça o download. Após a instalação do driver, reinicie o sistema e verifique se o problema persiste. Espero ter ajudado.

Veja como:

  1. Na ferramenta de busca, digite Gerenciador de Dispositivos e abra-o;
  2. Expanda uma categoria de dispositivo que deseje atualizar. ...
  3. Clique com o botão direito do mouse sobre o dispositivo desejado, e depois, em Atualizar driver;
  4. Selecione a opção Pesquisar automaticamente software de driver atualizado.
  • Driver Booster.
  • Device Doctor.
  • Driver Easy.
  • Driver Identifier.
  • Drivers Cloud.
  • DriverPack.
  • Snappy Driver Installer.
  • Windows Update.

Atualizar o driver de dispositivo
Selecione uma categoria para ver os nomes dos dispositivos e clique com o botão direito do mouse (ou pressione e segure) aquele que você deseja atualizar. Selecione Pesquisar automaticamente software de driver atualizado. Selecione Atualizar Driver.

Desinstale e reinstale os drivers de áudio
O driver de áudio desatualizado pode causar o erro “driver de áudio Realtek não está aparecendo no gerenciador de dispositivos”. Assim, desinstalar e reinstalar drivers de áudio pode corrigir.

Um problema na alimentação de energia da caixa de som pode fazer com que ela pare de funcionar. Se o seu modelo utiliza pilhas, verifique se elas não estão descarregadas. O mesmo ocorre com os modelos que utilizam USB. Veja se a entrada está funcionando adequadamente – teste em outra se possível.

Clique em “Sistema e Segurança” e depois em “Gerenciador de Dispositivos”. Clique em “Controladores de som, vídeo e jogos” para expandir a lista. Verifique se a placa de som está listada como “Este dispositivo está funcionando corretamente”. Isso indica que a placa foi detectada e está funcionando normalmente.

Sendo assim, um bug e/ou um driver incorreto para algum dispositivo pode ocasionar travamentos inesperados ou as famosas telas azuis do Windows.