O que é drama para a psicologia?

Perguntado por: oribeiro . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.8 / 5 14 votos

O drama e o teatro são utilizados na psicologia para analisar e entender o comportamento, os pensamentos e as emoções das pessoas de diversas perspectivas psicológicas.

Principais características de pessoas dramáticas
Aumentar situações e focar apenas nas dificuldades; Necessidade de chamar atenção; Excesso de cobrança e ciúmes; Sentem-se ofendidas com detalhes.

Interaja cuidadosamente, não dando muita atenção a qualquer tentativa de exagerar ou chamar atenção. Deixe claro quais comportamentos você tolera ou não. Também é muito importante lidar com isso sozinho emocionalmente. Descanse e se recupere depois de lidar com os dramáticos da sua vida.

Fases do Psicodrama.
O aquecimento tem como objetivo desenvolver as tensões e escolher um tema. Divide-se em aquecimento geral e específico. Mo aquecimento geral toma-se o pulso ao grupo. No aquecimento específico explora-se um tema e escolhe-se o protagonista.

Ela consiste em representar situações da vida real em um palco, onde os pacientes atuam como personagens em uma espécie de teatro improvisado. Desse modo, o objetivo é permitir que o indivíduo se expresse livremente, explore seus sentimentos e pensamentos, além de aprender com as experiências vivenciadas no palco.

Sabemos que o psicodrama opera a partir de cinco instrumentos fundamentais: Diretor de Psicodrama, Egos-auxiliares, Cenário, Protagonista ou Paciente e Grupo; três etapas: aquecimento, dramatização e comentários; e três contextos: dramático, grupal e social (Moreno, 1978; Rojas-Bermúdez, 1970).

Teatral: 2 admirável, melodramático, notável, surpreendente, teatral. Terrível: 3 catastrófico, difícil, grave, perigoso, sério, terrível, trágico.

Precisa estar atento a este aspecto ao escrever seu roteiro. Como iniciar o drama? É uma boa idéia iniciar a partir de um detalhe dinâmico da história, deixando para o espectador imaginar o que possa ter ocorrido antes a partir dos diálogos iniciais que ele ouve. Não há ação dramática sem conflito.

De acordo com uma pesquisa da Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos, algumas pessoas se sentem mais felizes ao ver tragédias porque, assim, ela prestam mais atenção em pontos positivos de suas próprias vidas.

Uma pessoa dramática é aquela que pratica ações comoventes envolvendo aflição e sofrimento com exagero e frequência. É literalmente fazer drama, tornando suas queixas maiores do que são para sensibilizar alguém. Abaixo estão listadas 20 características que explicam bem a ação desse grupo.

No sentido figurado, a palavra drama é frequentemente usada para caracterizar um comportamento que demonstra um certo exagero nas suas queixas sobre uma determinada situação: "Ele está fazendo drama".

Moreno nomeou e descreveu as três fases sequenciais citadas acima: 1) aquecimento; 2) dramatização e 3) compartilhamento. Embora essa proposta moreniana tenha depois sido desdobrada e enriquecida por novos autores, é ela que se referencia aqui.

Princípios básicos do Psicodrama
Além de espontaneidade, criatividade e empatia, utiliza os conceitos de Tele, Co-inconsciente, Teoria dos Papeis e Matriz de Identidade.

O Psicodrama procura levar a pessoa a entrar em contato com questões que estejam dificultando sua atuação em situações cotidianas, por falta de espontaneidade e criatividade. Cada sessão permite uma experiência existencial, estimulando respostas criativas e espontâneas na vida.

Os benefícios do Psicodrama para a Psicologia
O valor do Psicodrama para a Psicologia está, então, na restauração da confiança em si mesmo e nos relacionamentos. Encontramos os frutos dessa associação na aquisição de bem estar, de crescimento individual e na resolução de conflitos nos grupos.

A psicoterapia psicodramática busca auxiliar crianças na superação de obstáculos ao seu desenvolvimento emocional por meio da representação dramática. Ao criar e recriar cenas de sua vida, no como se ou fazendo de conta que, a criança apresenta suas dificuldades ao psicoterapeuta.