O que é doutor por excelência?

Perguntado por: opeixoto3 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 15 votos

A condição de “doutor”, firmada pela Lei Imperial é prerrogativa profissional do Advogado, se dá em razão das teses dos advogados serem levadas à público, aos tribunais, contestadas nos limites de seus fundamentos, argumentos, convencimento, e por fim julgadas à exaustão, quando ocorre o transito em julgado da decisão.

Portanto, legalmente falando, o Advogado, habilitado segundo o Estatuto da OAB, é Doutor.

Na legislação brasileira, não há nenhuma norma que determine que qualquer profissional sem título acadêmico seja chamado de doutor; para médica, tradição cria barreira.

No meio acadêmico e, segundo alguns dicionários modernos, é chamado de "doutor" aquele que tenha concluído o seu doutorado – e isso vale para todas as profissões.

é comum a adoção do termo doutor por pacientes, funcionários em instalações hospitalares e ambulatoriais, meios de comunicação etc. Ou seja, considerando os costumes sociais e o uso profissional, sim, o fisioterapeuta é doutor.

Especialistas afirmam que devido à tradição, não é errado chamar médicos e advogados de doutores. Porém, frisam que não pode haver imposição para o uso do termo, pois na legislação brasileira não há nenhuma norma que determine que qualquer profissional sem título de doutorado seja chamado de doutor.

Assim, a lei Imperial estabelece que o título de Doutor é destinado aos bacharéis em direito, habilitados nos estatutos futuros. Sendo assim, tecnicamente para ostentar o título de Doutor, basta possuir o título de bacharel em direito e portar a carteira da OAB, nos termos do regulamento em vigor.

Há, sim, o título de “doutor” como título acadêmico. Esse é inerente à pessoa e pode ser usado tanto no exercício da sua profissão quanto fora.

Segundo o COFEN, o uso deste título tem por fundamento a confirmação da autoridade científica profissional perante o paciente.

3) E, em tal manual, em obediência ao que ali se diz ser de "secular tradição", confere-se o tratamento de Vossa Excelência para as seguintes autoridades do Poder Judiciário: Ministros dos Tribunais Superiores, Membros de Tribunais, Juízes e Auditores da Justiça Militar.

Em uma audiência, se a intenção é se referir ao magistrado de maneira solene, é correto tratá-lo por “Excelência” ou por “Meritíssimo juiz”.

Agora, no imenso mundo não-acadêmico, é chamado de doutor, no Brasil, qualquer cidadão que tenha estudo: “Ele agora se formou; tenho um filho doutor, de anel no dedo!”. Portanto, engenheiros, arquitetos, economistas, etc. ganham aqui também a sua fatia.

Na Europa o título de PhD é fornecido para os campos de medicina e direito. Assim, o título de PhD indica que o profissional tem domínio sobre um assunto. O termo PhD é mais utilizado nas universidades anglo-saxônicas. No Brasil, usualmente, o equivalente é o doutorado.

Biomedicina Estética: Profissionais podem sim utilizar o título de Doutor ou Doutora!

Se é melhor chamar Psicólogos de doutor, senhor, você ou pelo nome.