O que é dorso do corpo humano?

Perguntado por: uquarteira6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

O dorso é a região entre o pescoço e a região glútea. Ele contém a coluna vertebral (medula espinhal) e dois compartimentos de músculos do dorso: compartimentos extrínseco e intrínseco.

A parte superior das costas ou coluna torácica, tem 12 vértebras, rotulados T1-T12. A parte inferior das costas ou coluna lombar, tem cinco vértebras, rotulada L1-L5. A coluna lombar tem o maior peso em relação a outras regiões da coluna, o que torna uma fonte comum de dor nas costas.

A coluna vertebral ou espinha dorsal é o eixo central do corpo responsável por sustentar a nossa posição bípede. Ela também constitui um importante eixo de comunicação entre o sistema nervoso central e periférico, através da medula espinhal, contida no canal medular da coluna vertebral.

face superior ou posterior de órgãos (língua, mão, etc.) e de alguns objetos (como faca, livro, etc.)

Posterior ou dorsal se refere àquilo que se localiza na superfície posterior, mais próximo do dorso. Já o termo Anterior ou ventral é utilizado para se referir a superfície anterior, frontal, frente.

Abaixo, confira 6 dicas para aliviar aquela dor incômoda na coluna.

  1. Atividade física e alimentação saudável. Uma das causas da dor nas costas é o excesso de peso, pois sobrecarrega as articulações. ...
  2. Compressa quente. ...
  3. Massagem nas costas. ...
  4. Alongar. ...
  5. Melhorar a postura. ...
  6. Fisioterapia e Pilates Clínico.

Relativo ao dorso e à região lombar ou à porção lombar da coluna vertebral.

O termo “coluna lombar” refere-se à parte inferior das costas, onde a coluna se curva para o abdômen.

Geralmente as dores na região dorsal podem estar relacionadas com várias causas, entre elas as alterações posturais (escoliose e hipercifose), disfunções mecânicas (mau funcionamento dos discos e vértebras tanto da coluna torácica como do pescoço), podendo essas alterações produzir dores distantes da sua origem, para ...

Sensação de pontadas nas costas. Queimação na região da coluna. Dor em choque. Alterações da sensibilidade da coluna.

A dor na parte de cima das costas pode ocorrer devido ao cansaço, postura errada, excesso de atividades físicas e estresse. Nesses casos recomenda-se realizar movimentos que estiquem o músculo e reduzam as dores, como alongamentos.

Cada uma dessas áreas é ligada a outros órgãos do corpo. Por exemplo, as sete vértebras da coluna cervical estão ligadas algumas estruturas do crânio, ombros e braços. Já a coluna torácica, além de proteger o pulmão e estar ligada as costelas e ao esterno, pode estar associada a queixas abdominais.

O seu início ocorre entre o crânio e a primeira vértebra cervical e se estende até a primeira ou segunda vértebra lombar. Na sequência ou depois da segunda vértebra lombar, ela se ramifica – essas ramificações são chamadas de cauda equina.

Quando procurar um médico por causa de dor na coluna lombar
A dor na coluna se agrava enquanto deitado. Perda involuntária de peso. Dor muito intensa na coluna. Febre junto com a dor.

Já o “torso” é um substantivo, e equivale ao conjunto dos membros do tronco de um animal, ou seja, a parte central do corpo.

[Figurado] Parte superior, geralmente plana ou convexa, de uma parte do corpo (ex.: dorso da língua, dorso da mão).

dorsal (adjetivo) -

As principais funções do músculo grande dorsal são adução e rotação medial do braço. Movimenta também o ombro, inferior e posteriormente1.

- Plano anterior (ventral): que passa pela frente do corpo. - Plano posterior (dorsal): é o que formaria o fundo do caixão, ou seja, atrás das costas. - Planos laterais: são as paredes laterais que limitam os membros do lado direito e esquerdo.

Naproxeno (Flanax); Ibuprofeno (Alivium, Advil); Diclofenaco (Cataflam, Voltaren).