O que é dor Ventilatorio dependente?

Perguntado por: odamasio . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

Ventilatório-dependente associado a dificuldade para respirar. Nega tosse, hemoptise ou dor precordial. Sem comorbidades. PONTOS-CHAVE: Homem jovem, tabagista, longilíneo, ausência de comorbidades (por isso primário) ou trauma (por isso espontâneo), dor tipo pleurítica + dispneia súbita.

Quais se associam à dor do tipo anginosa? A anamnese é o principal recurso diagnóstico na dor torácica, motivo muito frequente de consulta médica. A correta indicação de exames complementares, bem como a interpretação dos seus resultados, depende diretamente de uma coleta de dados detalhada.

A dor torácica coronariana costuma ser precipitada pelo exercício físico, estresse emocional ou após uma refeição mais pesada e de difícil digestão. A dor torácica coronariana não costuma ter fator de piora, como a palpação do tórax, respiração profunda, mudança na posição do corpo ou movimentação dos braços.

A angina se manifesta como uma sensação de dor ou desconforto no centro do peito, de localização mal definida, mais comumente descrita como aperto, peso, sufocação, queimação ou estrangulamento.

É uma dor que pode irradiar-se pela mandíbula e pelos ombros ou braços (mais comumente pelo lado esquerdo do corpo). A dor da angina pode ser agravada pelo estresse emocional, estômago cheio e exposição a baixas temperaturas.

Quando a dor no peito vem acompanhada de falta de ar repentina. Toda dor no peito merece atenção. Se você estiver com dor no peito e falta de ar repentina, sem causa aparente e que nunca sentiu antes, é recomendado ir ao pronto-socorro mais próximo.

Ela se diferencia da dor muscular que aparece depois do estiramento de algum músculo da caixa torácica e piora diante de certos movimentos, ao apertar a região onde o paciente sente a dor ou até mesmo ao respirar fundo. A dor na coluna vertebral também tem relação com a movimentação do tronco e melhora com repouso".

A dor pode ser do tipo aperto/pressão, queimação ou “em facada” e pode vir acompanhada de outros sintomas, como falta de ar, sudorese, palidez e tontura. Já a dor no peito provocada por lesões musculares se dá em decorrência da prática de alguma atividade física, na maioria das vezes.

A angina dita estável geralmente dá as caras durante esforços físicos ou estresses intensos e desaparece com a calmaria. Já o tipo classificado instável irrompe até mesmo no repouso e é considerado mais perigoso.

A indicação de primeira escolha é o isordil sublingual. Se o paciente apresentar angina refratária, optar por inicial tridil em bomba de infusão.

Se uma pessoa com angina não for adequadamente tratada ela pode ter um infarto e até morrer.

De acordo com Felipe Gavranic dos Reis, especialista em Cardiologia e Médico Cardiologista da CCRmed, o paciente normalmente apresenta sinais entre uma e até duas semanas antes do infarto e costuma recorrer ao pronto-socorro para ser medicado.

dor intensa e aguda no peito, que piora quando o paciente realize determinados movimentos, como respirar ou mesmo quando fica estressado e acaba tensionando os músculos; falta de ar; tórax mais sensibilizado; dor que piora ao tossir ou respirar fundo.

A dor que surge ao respirar pode ter relação com algumas doenças respiratórias, como gripes, resfriados, pneumonias e embolia pulmonar. Menos frequentemente, essa dor nas costas também pode ter causa muscular ou no coração, mas terá outros sintomas associados que não envolvem somente a respiração.