O que é doenças patogênicas?

Perguntado por: abrito . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

As doenças em humanos causadas por agentes infecciosos são conhecidas como doenças patogênicas. Nem todas as doenças são causadas por patógenos; outras causas são, por exemplo, toxinas, doenças genéticas e o sistema imunológico do próprio hospedeiro.

Microrganismos patogênicos (que não podem ser vistos a olho nu), como já dito, são aqueles que causam doenças em seu hospedeiro através de alimentos, pelo ar, por contaminação cruzada (de pessoa para pessoa), etc, ocasionando a intoxicação ou à infecção.

As bactérias que causam doenças aos seres humanos são chamadas de patogênicas. Entre os exemplos, a Mycobacterium tuberculosis causa a tuberculose e a Escherichia coli causa cistite (infecção urinária). Elas fazem parte do grupo das “bactérias ruins”.

Agente patogênico, também conhecido como agente infeccioso, é um organismo capaz de produzir doenças infecciosas aos seus hospedeiros sempre que estejam em circunstâncias favoráveis, inclusive do meio ambiente. Podem ser bactérias, vírus, protozoários, fungos ou helmintos.

Os fatores patogênicos externos ou climáticos, são como o vento, frio, calor, humidade, secura e calor de Verão. Para o padrão ocidental, o vento calor e calor ocorrem principalmente nas infeções por microrganismos ou, no caso do vento calor, para as reações alérgicas.

De acordo com Ross apud Lemos (2006) os Chineses chamam os fatores externos de “energias perversas” (patogênicas) são as energias capazes de provocar o aparecimento de patologias no organismo.

Já os não patogênicos são aqueles que causam alguma mudança no alimento, seja ela na cor, cheiro ou visual, ou seja, que pode deteriorar o alimento. Ou pode ser aquele microrganismo que trará algum benefício ao participar de um processo de fabricação alimentícia.

O período patogênico compreende as fases de: patogenia precoce, que precede a da precoce discernível, seguidas pelas fases da patogenia avançada e a da convalescença. A Síndrome Disfônica Ocupacional tem sua aplicação conceitual nas fases precoces de patogenia da doença vocal funcional ou orgânica.

Um vírus patogênico tem que ser capaz de infectar e causar sinais da doença em um hospedeiro suscetível.

Microrganismos patogênicos são capazes de produzir doenças infecciosas em seus hospedeiros nas condições favoráveis à sua sobrevivência e desenvolvimento, e produzem compostos tóxicos que podem ser transmitidos pelo ar, por alimentos contaminados ou até mesmo por contaminação cruzada, via contato com superfícies que ...

O grupo de bactérias patogênicas é dividido em 3 tipos diferentes, com base na composição da parede celular. As bactérias com parede celular rígida são as mais abundantes e costumam ser subdivididas em outros 3 subtipos: bacilos Gram-positivos, bacilos Gram-negativos e bacilos Álcool-ácido resistentes.

Os micro-organismos presentes nos alimentos podem ser patogênicos e não patogênicos. Os patogênicos são aqueles que não causam alterações nos alimentos, mas podem causar doenças em quem os consumir. São os micro-organismos responsáveis pelas DTA's (doenças transmitidas por alimentos).

Entre as espécies de bactérias que são conhecidas como patogênicas, destacam-se: Bacillus cereus, Clostridium botulinum, Clostridium perfringens, Salmonella typhi, Vibrio cholerae e Vibrio parahaemolyticus.

Os agentes patogênicos podem nos contaminar de diversas formas, como por exemplo: pelo ar (doenças respiratórias), pela relação sexual (DSTs – doenças sexualmente transmissíveis), placentária (transmissão vertical).

O corpo tem muitas formas de se defender dos agentes patogénicos (organismos causadores de doença). A pele, as mucosas e os cílios (pelos microscópicos que retiram os fragmentos dos pulmões) funcionam como barreiras físicas para evitar, desde logo, que os agentes patogénicos entrem no corpo.