O que é doença neuromuscular?

Perguntado por: rfarias . Última atualização: 1 de maio de 2023
4 / 5 3 votos

As doenças neuromusculares incluem um grupo de enfermidades de etiologia hereditária ou adquirida, muitas vezes com caráter progressivo, que podem afetar os componentes do sistema nervoso periférico , responsável por conduzir as informações de movimento e sensibilidade através da medula espinal, dos nervos e músculos.

Podendo ocorrer em qualquer idade – de bebês até idosos –, as doenças neuromusculares compõem um conjunto de mais de mil doenças, entre elas a esclerose lateral amiotrófica (ELA), a síndrome de Guillain-Barré, a miastenia gravis e as miopatias congênitas (distrofias musculares).

Doença neuromuscular (DNM) é um termo amplo que abrange muitas doenças e males que prejudicam a função muscular, quer diretamente através de patologias intrínsecas do músculo, quer indiretamente através de patologias do sistema nervoso.

Tratamento. O tratamento é realizado com drogas imunosupressoras (corticoides, azatioprina), plasmaférese, imunoglobulina, 3,4-diaminopiridina. A administração de piridostigmina ou neostigmina não é efetiva como em casos de miastenia grave. Deve-se evitar drogas que afetam a junção neuromuscular.

Quais são as possíveis causas da fraqueza muscular?

  • Esclerose múltipla (EM);
  • Doença de Parkinson;
  • Esclerose lateral amiotrófica (ELA);
  • Acidente vascular cerebral (AVC);
  • Hérnia de disco cervical;
  • Paralisia cerebral;
  • Tumor cerebral;
  • Síndrome de Guillain-Barré.

A miastenia grave é uma doença autoimune em que a comunicação entre os nervos e os músculos é afetada, produzindo episódios de fraqueza muscular.

A junção neuromuscular é a região de sinapse entre fibra muscular estriada esquelética e axônio motor; cuja função é a transmissão do impulso nervoso.

Faça pausas e respeite os limites do corpo

  1. Adeque a altura e a posição dos aparelhos.
  2. Opte por cadeiras ergométricas (com apoio adequado ao corpo).
  3. Evite longos períodos de digitação, inclusive pelo celular.
  4. Mantenha os dois pés sempre apoiados no chão durante os longos períodos na frente do computador.

A fraqueza muscular pode ser um sinal ou sintoma de algumas doenças neurológicas, como esclerose múltipla (EM), doença de Parkinson, esclerose lateral amiotrófica (ELA), acidente vascular cerebral (AVC) e hérnia de disco cervical.

A atrofia muscular espinhal (AME) é uma doença degenerativa que tem como característica a perda de neurônios da medula espinhal e do tronco cerebral. Para o paciente, isso resulta em dificuldade para fazer movimentos simples, como caminhar, sentar, levantar ou manter a cabeça erguida.

A reabilitação funcional é a recuperação, por meio de exercícios orientados, da integridade de alguma função neuromuscular prejudicada ou perdida em virtude de qualquer fator. Essa reabilitação pode referir-se a força, condicionamento ou coordenação.

Lista de doenças neurológicas degenerativas

  1. Mal de Alzheimer. ...
  2. Mal de Parkinson. ...
  3. Esclerose múltipla. ...
  4. Esclerose lateral amiotrófica (ELA) ...
  5. Distrofia muscular. ...
  6. Atrofia muscular espinhal (AME)

O que é uma doença neurodegenerativa?

  • Doença de Alzheimer.
  • Doença de Parkinson.
  • Esclerose Múltipla.
  • Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).
  • Doença de Huntington.

A incapacidade do músculo esquelético gerar elevados níveis de força muscular ou manter esses níveis no tempo designa-se por fadiga neuromuscular (Enoka e Stuart, 1992; Green, 1997 e Green S, 1995).

Diagnóstico: O médico mais indicado para examinar pessoas com fraqueza muscular é o neurologista.

Suspeitando de doença do músculo, o médico pedirá um exame de sangue que mede a quantidade de enzimas musculares, principalmente a enzima aldolase, a dehidrogenase lática e a creatinofosfoquinase (CPK).

Falta de vitamina D pode aumentar risco de fraqueza muscular.

Sinais de alerta
Dificuldade em levantar a cabeça enquanto está deitado. Dificuldade para mastigar, falar ou engolir. Perda da capacidade de caminhar.

Segundo o Ministério da Saúde, existem mais de 80 doenças autoimunes conhecidas atualmente, e entre estas, o lúpus é considerado uma das mais graves. De acordo com estimativas, há cerca de 65 mil pessoas com a patologia no Brasil, a maioria delas mulheres.