O que é docência do ensino médio?

Perguntado por: dbaptista . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 11 votos

A docência do ensino fundamental e médio envolve compreender como ocorre o aprendizado em crianças e adolescentes, e necessita de técnicas e metodologias voltadas para esse público.

A docência é uma atividade cujos significados para o aluno assumem proporções que ultrapassam a sala de aula e perduram em sua formação. O que orienta os docentes em sua ação pedagógica está vinculado com as respostas que ele dá àquilo que, para ele, é o fim último da formação do aluno.

O que é licenciatura? A licenciatura é um tipo de formação que habilita o profissional a atuar como professor no ensino infantil, fundamental e médio.

Neste caso, para atuar na docência, é necessário realizar um curso de complementação, como a formação pedagógica. Para quem deseja se tornar um professor universitário, o requisito mínimo é uma pós-graduação lato sensu.

Existem basicamente três títulos (ou graus acadêmicos): mestre, doutor (conhecido como Ph. D. em alguns países) e livre-docente. Quem termina a graduação, mas quer continuar estudando, tem que escolher, primeiro, entre duas modalidades de pós-graduação: lato sensu e stricto sensu.

Para atuar como docente, o bacharel precisa de curso de complementação pedagógica. E para lecionar no Ensino Superior exige-se que o profissional tenha, no mínimo, curso de Pós-Graduação Lato Sensu (especialização).

23-35.), o docente é um profissional do ensino e da aprendizagem, formado para conquistar as competências necessárias ao ato de ensinar (o saber ensinar) e não apenas para dominar conteúdos de ensino (os conhecimentos disciplinares).

Em nosso país, para que uma pessoa possa dar aula na Educação Básica de forma regular é necessário que ela obtenha uma formação específica, chamada de licenciatura. Isso é necessário para que ela tenha noção das práticas pedagógicas.

Significado de Docência
substantivo feminino Ação ou resultado de ensinar; ato de exercer o magistério; ministrar aulas. Característica ou particularidade de docente. Etimologia (origem da palavra docência). Do latim doc(ere) + ência.

É um momento no qual se produzem saberes adquiridos pela reflexão prática, por meio das atividades cotidianas de ensino do professor na escola, se- jam elas vivenciadas coletivamente entre os próprios professores, ou individualmente, quando se refere ao trabalho de cada professor.

MEC divulga reajuste do piso salarial de professores da educação básica para 2020. O piso salarial dos profissionais da rede pública da educação básica em início de carreira foi reajustado em 12,84% para 2020, passando de R$ 2.557,74 para R$ 2.886,24.

Sim, os pedagogos são habilitados para dar aulas normalmente. Porém, seu currículo de conhecimento abrange os anos iniciais de formação. Isso quer dizer que não é possível dar aulas de áreas específicas, como História ou Geografia para Ensino Fundamental e Médio. Nesse caso, é preciso ter formação nessas duas áreas.

A única especificidade relacionada à formação é que, quanto mais alto é o nível da docência na qual o professor pretende ensinar, melhor precisa ser a formação do profissional. Ou seja, não há um limite máximo de idade para se formar em pedagogia.

Podem lecionar nos Ensinos Fundamental e Médio das escolas de Educação Básica, os graduados em licenciaturas e Pedagogia.

A didática oferece um suporte seguro para a realização de estratégias, que visam possibilidades para uma nova reflexão-ação, atenuando os reais empecilhos impregnados no processo ensino-aprendizagem e consolidando teoria e prática no trabalho docente.

O estágio de docência consiste em uma etapa complementar que visa contribuir para a formação docente no campo de conhecimento e vivência, inclusive para mestrandos de área da Educação e Ensino.