O que é DNV documento?

Perguntado por: evidal . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

*A Declaração de Nascido Vivo (DN ou DNV) é um documento emitido em três vias pelos serviços de saúde para os partos ocorridos no Brasil, seja em estabelecimentos de saúde ou em domicílios.

Esses dados são coletados através da Declaração de Nascido Vivo (DNV), sendo assim o preenchimento da DNV de grande importância, pois além de servir de base para alimentar o sistema é o documento utilizado para o registro civil.

A Declaração de Nascido Vivo (DN) é impressa em papel especial autocopiativo, em três vias, compondo um jogo com numeração seqüencial. Cada bloco contém 30 jogos de formulários.

O número do RG no documento de identidade normalmente fica no verso da cédula, no canto superior esquerdo, logo após a inscrição “registro geral”. Ao lado dele, normalmente também consta a data de expedição do documento e abaixo o nome do titular.

Quanto custa? O registro de nascimento, bem como a primeira certidão, é gratuito (Lei Federal 9.534/1997). Prazos – Todos os nascimentos ocorridos em território nacional deverão ser registrados dentro do prazo de 15 dias, prorrogado por mais 45 dias caso a mãe seja declarante.

Documentos necessários para o Registro de Nascimento

  • Declaração de Nascido Vivo – DNV. ...
  • RG ou outro documento de identificação com foto que comprove a naturalidade de ambos os pais (Carteira de Trabalho, carteira profissional).
  • Certidão de casamento.

Saiba como obter certidão de nascimento online sem ir ao cartório

  1. Entre no site. Acesse o site Registro Civil e crie uma conta. ...
  2. Clique na opção "Nascimento" Como tirar certidão de nascimento online - foto 1. ...
  3. Preencha os campos informando o estado, a cidade e o cartório.

O registro de nascimento pode ser feito de duas formas: por meio do programa das Unidades Interligadas de Registro Civil, que permite que as mães já saiam dos estabelecimentos de saúde com o registro de nascimento e a respectiva certidão de nascimento dos filhos recém-nascidos, além do número do Cadastro de Pessoa ...

Exclusivamente no caso do solicitante menor de 12 anos, a Certidão de nascimento é aceita como documento de identificação.

15 dias

Prazo: o registro deve ser feito em até 15 dias após o parto, se o pai for o declarente - ou - em até 60 dia se for a mãe. Após esse prazo, só será possível registrar o nascimento no cartório da região da residência dos pais. O registro de nascimento é gratuito à todas as pessoas, assim como a 1ª via da certidão.

§ 1º A Declaração de Nascido Vivo deverá ser emitida por profissional de saúde responsável pelo acompanhamento da gestação, do parto ou do recém-nascido, inscrito no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde - CNES ou no respectivo Conselho profissional.

Conforme o texto, cabe ao pai ou à mãe, sozinhos ou juntos, o dever de fazer o registro no prazo de 15 dias. Se um dos dois não cumprir a exigência dentro do período, o outro terá um mês e meio para realizar a declaração.

Por ser um documento público, a segunda via da Certidão de Nascimento pode ser solicitada pelo próprio indivíduo ou por parentes no cartório onde a pessoa foi registrada. Nesse caso, é preciso pagar uma taxa.

Contém um número de 11 dígitos, incluindo informações como a Unidade da Federação (UF), o tipo de empresa e o dígito verificador.

Existe uma ordem específica para formação do sobrenome? Não existe sequência específica para formação do sobrenome. Tradicionalmente ele é composto pelo nome seguido do sobrenome da mãe e, por último, o sobrenome do pai. Isso não impede que um dos sobrenomes não seja utilizado ou a sequência, seja alterada.

A mãe pode registrar o filho apenas com o seu sobrenome. Se o pai for ausente, será intimado para declarar ou negar a paternidade. Caso o pai seja reconhecido posteriormente, ele poderá incluir seu sobrenome ao da criança mediante autorização judicial.

A consequência para o descumprimento de prazo, além dos inconvenientes para o acesso aos demais documentos da criança, é que deverá ser feito procedimento específico no cartório com requerimento e testemunhas, o qual poderá ser dispensado em algumas hipóteses, mas dependerá da análise da situação e da verificação da ...

O registro de nascimento, bem como a primeira via da certidão são GRATUITOS e tem o prazo de 15 dias para ser feito, podendo ser estendido por até 60 dias no caso de comparecimento da mãe ao cartório. Não existe mais pagamento de multa por atraso no prazo do registro.

Hoje a mulher só pode registrar a criança sem a presença do pai, apresentando a certidão de casamento ou uma procuração assinada por ele. Se o homem negar a paternidade, a mulher, para provar quem é o pai do seu filho, tem que recorrer à Justiça.

Quanto custa? Como se caracteriza, basicamente, como um registro de nascimento, o ato de registro de reconhecimento de paternidade é gratuito em todo território brasileiro.