O que é divergência evolutiva exemplos?

Perguntado por: rpereira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Um exemplo clássico de divergência evolutiva é dada pelos tentilhões das Ilhas Galápagos, em que se constituiram 14 espécies a partir de uma única espécie ancestral que invadiu arquipélago. Um caso mais geral de divergência é o que abarca toda a classe das Aves.

A convergência evolutiva pode ser resumida na adaptação de diferentes organismos a uma mesma condição ambiental. Um exemplo é a semelhança entre as formas do corpo dos golfinhos e tubarões, duas espécies diferentes e que vivem no ambiente aquático.

As causas da divergência evolutiva
Quando uma espécie domina um determinado habitat, mas uma parte dela migra para um novo território, as influências às quais cada parte desse grupo ficam expostas são muito diferentes, o que leva a essa necessidade de adaptação/evolução.

A ideia de divergente está relacionada com tudo aquilo que se opõe. Uma pessoa divergente é aquela que não se enquadra no contexto de determinado grupo ou situação, tendo uma opinião diferente dos outros e não concordando com facilidade com pontos de vista alheios aos seus.

1. Que diverge. 2. Que parte do mesmo ponto e se afasta cada vez mais (ex.: linhas divergentes).

A divergência é também designada por radiação adaptativa ou adaptação cladogénica. Por exemplo, as baleias e os elefantes são mamíferos que descendem de um ancestral comum. A sua evolução divergiu pelo facto de ter existido uma seleção natural na água para um e em terra para outro.

Ossos, marcas de dentes, pegadas e fezes petrificadas são exemplos de fósseis. Os fósseis são considerados evidências da evolução porque, por meio deles, é possível observar as características de seres vivos que hoje não mais compõem a fauna e a flora do planeta.

Evolução convergente ou convergência evolutiva é o nome dado ao fenômeno evolutivo por meio do qual uma característica semelhante surge independentemente em duas espécies não relacionadas, ou seja, que não possuem um ancestral comum direto de quem poderiam herdar tal característica.

Irradiação adaptativa, radiação adaptativa ou adaptação divergente é o processo evolutivo que resulta no surgimento de espécies diferentes a partir de um mesmo ancestral comum.

Convergência tecnológica

  • Convergência de redes.
  • Convergência de serviços.
  • Convergência de terminais.

Há três mecanismos básicos de mudanças evolutivas: selecção natural, deriva genética e fluxo génico.

No nível molecular as mudanças evolutivas ocorrem em função de três fatores evolutivos principais: mutação, seleção natural e deriva genética. Conforme já foi apresentado anteriormente as mutações são a matéria prima da evolução, atuando como a causa principal para a variação genética.

A seleção natural pode ocorrer de diferentes formas, sendo classificada em três tipos: seleção direcional, estabilizadora ou disruptiva.

Um exemplo famoso de convergência evolutiva é a forma do corpo de golfinhos, ictiossauros e peixes. Todos são animais marinhos dotados de nadadeiras e barbatanas.

Classificação das lentes divergentes

  • Bicôncava: Nesse tipo de lente esférica as duas faces são côncavas.
  • Plano Côncava: Nesse tipo de lente esférica uma das faces é plana e a outra face é côncava.
  • Plano Convexa-Côncava: Nesse tipo de lente esférica uma das faces é côncava e a outra face é convexa.

No primeiro filme, Divergente, Tris precisa escolher entre uma das facções de sua sociedade, dividida em um sistema de castas por aptidão. Ela então descobre que é uma divergente, ou seja, pessoa que não se encaixa em nenhum dos grupos existentes.

10 sinônimos de divergente para 3 sentidos da palavra divergente: Em que há discordância: 1 diferente, discordante, discorde, discrepante, diverso, oposto.

Além dessas plataformas, porém, também é possível assistir os títulos Divergente e Insurgente pelo Amazon Prime Video, e Divergente e Convergente pelo Telecine Play.

O pensamento divergente implica em olhar com outros olhos, confrontar as suas verdades, conversar com pessoas diferentes, caminhar por outros caminhos.

A trilogia é composta por Divergente (2011), Insurgente (2012) e Convergente (2013).

Um dos principais exemplos utilizados para mostrar a ação da evolução convergente é o dos golfinhos e tubarões: ambos são animais marinhos que não possuem um ancestral comum muito próximo, porém, por viverem nas mesmas condições aquáticas, eles possuem estruturas corporais semelhantes como as nadadeiras e caudas.