O que é divergência adaptativa?
A 'divergência adaptativa' é um fenómeno que ocorre ao longo da evolução de organismos filogeneticamente relacionados, por adaptação a meios ambientes diferentes.
O que é adaptação divergente?
Irradiação adaptativa, radiação adaptativa ou adaptação divergente é o processo evolutivo que resulta no surgimento de espécies diferentes a partir de um mesmo ancestral comum.
O que se entende por convergência adaptativa?
Na convergência adaptativa, trabalha-se com ancestrais diferentes que formam indivíduos que sofrem a mesma seleção natural.
Como se dá a divergência evolutiva?
Evolução divergente ou divergência evolutiva ocorre quando duas ou mais características biológicas têm uma origem evolutiva comum, divergindo porém ao longo da sua história evolutiva. Isto também é conhecido como adaptação ou evolução adaptativa.
O que é convergência adaptativa Cite exemplos?
Um dos principais exemplos utilizados para mostrar a ação da evolução convergente é o dos golfinhos e tubarões: ambos são animais marinhos que não possuem um ancestral comum muito próximo, porém, por viverem nas mesmas condições aquáticas, eles possuem estruturas corporais semelhantes como as nadadeiras e caudas.
Qual é a diferença entre convergência e divergência?
Como visto, a divergência remete a ideia de separação, distinção ou conflito entre duas ou mais partes. Por outro lado, convergência é a identificação, concordância e semelhança entre dois ou mais aspectos.
O que é a convergência?
1. Disposição de linhas, raios luminosos ou eléctricos que se dirigem para o mesmo ponto. 2. [Figurado] Tendência de várias coisas para se fixarem num ponto ou se identificarem.
O que é evolução convergente e divergente?
A evolução convergente mostra como as espécies evoluíram separadamente, mas têm estruturas semelhantes (análogas). A evolução divergente demonstra como as espécies podem ter estruturas anatômicas comuns (homólogas) que evoluíram para diferentes fins.
O que diz a teoria da evolução de Darwin?
A Teoria da Evolução afirma que é o ambiente, por meio de seleção natural, que determina a importância da característica do indivíduo ou de suas variações, e os organismos mais bem adaptados a esse ambiente têm maiores chances de sobrevivência, deixando um número maior de descendentes.
Quando ocorre a convergência evolutiva?
A convergência evolutiva ocorre quando têm lugar adaptações idênticas em populações de indivíduos com ascendência muito diferente. As adaptações verificadas não são herdadas de um ancestral comum.
Quais são os três tipos de seleção natural?
A seleção natural pode ocorrer de diferentes formas, sendo classificada em três tipos: seleção direcional, estabilizadora ou disruptiva.
Quais são os fundamentos de Darwin?
O fundamento principal do darwinismo é a seleção natural, que funciona como o mecanismo essencial que dirige a evolução das espécies. Segundo o darwinismo, apenas os mais aptos sobrevivem, transmitindo as suas características mais favoráveis. As espécies possuem nas suas populações indivíduos com variações naturais.
O que é uma adaptação evolutiva?
Aquisição de características por parte de um organismo ou grupo de organismos mediante as quais se encontram em melhores condições para sobreviver e reproduzir-se no seu ambiente relativamente àqueles que são desprovidos dessas características.
O que quer dizer a palavra divergente?
Divergente é um adjetivo de dois gêneros na língua portuguesa e que qualifica algo ou alguém que se difere, discorda, se opõe e se afasta dos demais indivíduos que pertencem ao seu grupo.
O quê homologia e irradiação adaptativa?
A homologia pode ser entendida como uma consequência da evolução divergente, também chamada de irradiação adaptativa que é o processo evolutivo que resulta no surgimento de espécies diferentes a partir de um mesmo ancestral comum.
Quais os tipos de convergência?
Convergência tecnológica
- Convergência de redes.
- Convergência de serviços.
- Convergência de terminais.
É correto afirmar que a convergência adaptativa comum a todos esses animais?
É CORRETO afirmar que a convergência adaptativa comum a todos esses animais consiste em terem todos: a) forma do corpo e membros semelhantes a remos.
São órgãos homólogos?
Quando organismos de espécies diferentes apresentam órgãos que possuem a mesma origem embrionária e desempenham a mesma função ou não, dizemos que os órgãos são homólogos. Um exemplo de órgão homólogo é a nadadeira dos golfinhos e as asas dos morcegos.
O que é divergência construtiva?
É uma divergência construtiva, é quando pessoas diferentes desejam o mesmo resultado, mas veem caminhos diferentes para chegar lá. A direção é clara, mas os meios permanecem indecisos. Mesmo que seu caminho favorito não seja selecionado, você ainda vence quando o resultado é alcançado.